Estado Islâmico assume atentado de Westminster; suspeito tinha sido investigado

Andy Rain / EPA

-

Militantes do Estado Islâmico reivindicaram a responsabilidade pelo atentado de Westminster ocorrido ontem em Londres e que deixou 4 mortos e dezenas de feridos. A informação é da agência Amaq, ligada aos terroristas.

A primeira-ministra do Reino Unido, Theresa May, revelou hoje ainda que o autor do ataque ao parlamento era de nacionalidade britânica e já tinha sido investigado pelos serviços secretos por ligações à violência extrema.

Perante a Câmara dos Comuns, Theresa May assegurou por outro lado que as autoridades acreditam que o terrorista agiu sozinho e não há razões para recear outros ataques.

Segundo a primeira-ministra britânica, o autor do atentado, cuja identidade não foi divulgada, é britânico, foi investigado e considerado uma figura sem relevância.

May considerou que o atentado é “um ataque contra todas as pessoas livres” e assegurou que o Reino Unido “não tem medo”.

Esta quarta-feira, o atacante atropelou várias pessoas na ponte de Westminster, embateu na grade do parlamento, abandonou a viatura e correu para o edifício, onde esfaqueou um agente da polícia antes de ser abatido pelas forças de segurança.

O autor do atentado, o policial esfaqueado e dois civis morreram, havendo ainda cerca de 40 pessoas feridas.

Há 8 detidos relacionados com o ataque

A polícia britânica realizou esta madrugada uma operação em Birmingham e Londres relacionada com o ataque de Westminster na qual foram detidas 8 pessoas.

Segundo o comandante da unidade antiterrorista da polícia londrina, Mark Rowley, as buscas decorreram em seis locais e envolveram centenas de agentes.

Mark Rowley adiantou ainda que até ao momento não foram encontrados indícios que apontem para “novas ameaças terroristas”.

“Continuamos convencidos de que o autor do ataque agiu sozinho e que foi inspirado pelo terrorismo internacional“, sublinhou.

Segundo Rowley, a polícia concentra a investigação na “motivação e preparação” do suspeito e de possíveis “associados”, sendo interrogadas centenas de testemunhas e analisadas imagens de câmaras de segurança.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

NVIDIA e Stefanini anunciam que desenvolverão Inteligência Artificial no Brasil

A Nvidia Enterprise e a Woopi, empresa do Grupo Stefanini focada em Inteligência Artificial (IA) anunciaram nesta quarta-feira (24) uma parceria para desenvolver soluções de IA e processamento de linguagem natural. E o primeiro projeto …

250 mil mortos por covid no Brasil: o que significa esse número

O Brasil acumula um quarto de milhão de mortes por covid-19, às vésperas de se completar um ano desde o primeiro caso de coronavírus ter sido identificado no país. Segundo as contas do consórcio de imprensa …

Na diplomacia das vacinas, Israel troca imunizante por reconhecimento de Jerusalém como capital

No combate à Covid-19, Israel é exemplo mundial. A metade da população do Estado hebreu já recebeu pelo menos uma dose da vacina contra o coronavírus e um terço está completamente imunizada, com as …

"Subestimar Rússia de Putin é sempre um erro", diz indicado de Biden para chefiar CIA

Nesta quarta-feira (24), William Burns, o indicado do presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, para o cargo de diretor da CIA, disse que subestimar a Rússia é sempre um erro e acusou a China de …

Chinês é condenado a pagar indemnização à ex-mulher por trabalho doméstico

Um tribunal na China ordenou um homem a pagar compensações a sua ex-esposa pelo trabalho doméstico realizados por ela durante os cinco anos em que estiveram casados, segundo divulgou a imprensa chinesa nesta quarta-feira (24/02). O …

Oceano Atlântico cresce e Pacífico encolhe. Ciência tem nova resposta para fenômeno

Durante a era paleozoica, entre 200 a 540 milhões de anos atrás, o planeta Terra possuía somente um único e imenso continente – a Pangeia, rodeada por um único oceano, intitulado Pantalassa. Depois de uma série …

Um acelerador de partículas cósmico, muito mais poderoso do que o LHC foi descoberto no espaço

Cientistas rastrearam uma partícula fantasma para uma estrela despedaçada e descobriram um gigantesco acelerador de partículas cósmico. A partícula subatômica, chamada de neutrino, foi lançada em direção à Terra depois que a estrela condenada chegou muito …

Mulher de 'El Chapo' Guzmán é presa nos EUA acusada por narcotráfico

Foi presa nesta segunda-feira (22/02) nos Estados Unidos Emma Coronel Aispuro, 31, mulher de Joaquín "El Chapo" Guzmán, ex-líder do cartel de drogas mexicano Sinaloa. Aispuro, que tem cidadania mexicana e americana, foi presa no aeroporto …

Gana é o primeiro país do mundo a receber vacinas do programa Covax, da OMS

Gana recebeu nesta quarta-feira o primeiro lote mundial de vacinas financiadas pelo programa Covax, que proporciona aos países de renda baixa e média as primeiras doses de fármacos antiCovid. Os imunizantes foram enviados de …

Variante da Califórnia parece ser mais contagiosa e resistente a vacinas, aponta estudo

Um novo estudo confirma que a mutação do SARS-CoV-2 na Califórnia, EUA, é mais contagiosa e mais resistente a vacinas, embora a escala de sua ameaça ainda não esteja clara. Uma variante descoberta pela primeira vez …