Militantes do Estado Islâmico reivindicaram a responsabilidade pelo atentado de Westminster ocorrido ontem em Londres e que deixou 4 mortos e dezenas de feridos. A informação é da agência Amaq, ligada aos terroristas.
A primeira-ministra do Reino Unido, Theresa May, revelou hoje ainda que o autor do ataque ao parlamento era de nacionalidade britânica e já tinha sido investigado pelos serviços secretos por ligações à violência extrema.
Perante a Câmara dos Comuns, Theresa May assegurou por outro lado que as autoridades acreditam que o terrorista agiu sozinho e não há razões para recear outros ataques.
Segundo a primeira-ministra britânica, o autor do atentado, cuja identidade não foi divulgada, é britânico, foi investigado e considerado uma figura sem relevância.
May considerou que o atentado é “um ataque contra todas as pessoas livres” e assegurou que o Reino Unido “não tem medo”.
Esta quarta-feira, o atacante atropelou várias pessoas na ponte de Westminster, embateu na grade do parlamento, abandonou a viatura e correu para o edifício, onde esfaqueou um agente da polícia antes de ser abatido pelas forças de segurança.
O autor do atentado, o policial esfaqueado e dois civis morreram, havendo ainda cerca de 40 pessoas feridas.
Há 8 detidos relacionados com o ataque
A polícia britânica realizou esta madrugada uma operação em Birmingham e Londres relacionada com o ataque de Westminster na qual foram detidas 8 pessoas.
Segundo o comandante da unidade antiterrorista da polícia londrina, Mark Rowley, as buscas decorreram em seis locais e envolveram centenas de agentes.
Mark Rowley adiantou ainda que até ao momento não foram encontrados indícios que apontem para “novas ameaças terroristas”.
“Continuamos convencidos de que o autor do ataque agiu sozinho e que foi inspirado pelo terrorismo internacional“, sublinhou.
Segundo Rowley, a polícia concentra a investigação na “motivação e preparação” do suspeito e de possíveis “associados”, sendo interrogadas centenas de testemunhas e analisadas imagens de câmaras de segurança.
Ciberia // ZAP