Terceiro terrorista de Londres identificado já tinha sido detido na Itália

Metropolitan Police

Youssef Zaghba (esq), Khuram Shazad Butt (c), e Rachid Redouane (dir), identificados como os autores do atentado da London Bridge

Youssef Zaghba (esq), Khuram Shazad Butt (c), e Rachid Redouane (dir), identificados como os autores do atentado da London Bridge

O terceiro autor dos atentados de sábado em Londres foi identificado, esta terça-feira (6), pela imprensa italiana como Youssef Zaghba, filho de um marroquino e uma italiana, que foi detido em 2016 pelas autoridades italianas em Bolonha.

Atentado na London Bridge

Nascido em Fez, Marrocos, em janeiro de 1995, Youssef Zaghba foi detido no aeroporto de Bolonha em março de 2016, de onde pretendia partir para a Turquia para então chegar à Síria, segundo informa o Corriere della Sera.

O jornal italiano acrescenta que os serviços de informações do país ajudaram os serviços britânicos dos movimentos de Youssef.

As autoridades britânicas ainda não confirmaram a identidade do terceiro atacante.

Na segunda-feira (5), a polícia britânica anunciou ter identificado outros dois autores dos ataques: Khuram Butt, 27 anos, natural do Paquistão, e Rachid Radouane, que teria nacionalidade marroquina e líbia, de 30 anos.

Butt era conhecido pelos serviços de segurança, mas não existiam indicações que sugerissem que o suspeito preparava um ataque. Redouane não estava assinalado pelos serviços de segurança e utilizava outra identidade: Rachid Elkhdar, 25 anos.

A polícia afirmou que os dois terroristas viviam no mesmo bairro, Barking, no leste de Londres, onde a polícia deteve várias pessoas nos últimos dias.

Entretanto, as autoridades anunciaram que as dez pessoas ainda detidas no âmbito da investigação foram liberadas sem acusação.

Nesta segunda-feira, a mídia britânica também informaram que a polícia encontrou vários coquetéis molotov no carro usado no ataque na London Bridge.

Vigília em homenagem às vítimas

Várias centenas de pessoas participaram junto ao edifício da Câmara Municipal de Londres de uma vigília em homenagem às vítimas do ataque de sábado em Londres, durante a qual o mayor Sadiq Khan repudiou o acontecido.

Apoiado por membros dos partidos Conservador (Amber Rudd) e Trabalhista (Diane Abbot), bem como representantes da polícia e serviços de emergência e de várias correntes religiosas, Khan deixou uma “clara mensagem ao extremistas doentes e maus que cometem estes crimes: nós vamos derrotar vocês, vocês não vencerão“.

O político disse ainda: “Como muçulmano, digo: vocês não cometem estes atos repugnantes e malévolos em meu nome. Esta ideologia perversa não tem nada a ver com os verdadeiros valores do Islã e nunca conseguirão dividir a nossa cidade“.

Khan, que tem responsabilidades na política da segurança na área metropolitana de Londres, prometeu aumentar a luta contra o terrorismo antes de ser cumprido um minuto de silêncio.

A cerimônia foi organizada para prestar homenagem e solidariedade às vítimas e famílias e mostrar unidade contra o terrorismo. As pessoas que participaram foram convidadas a depositar flores junto aos mastros para bandeiras existentes na praça.

Hoje, milhares de pessoas por todo o Reino Unido cumpriram um minuto de silêncio, às 11h locais (7h em Brasília), em memória das vítimas do atentado. O prefeito da cidade encabeçou mais uma vez a concentração, na London Bridge, onde ocorreu o ataque e, apesar da forte chuva, se reuniram centenas de pessoas.

Os ataques de sábado à noite, reivindicados pelo Estado Islâmico, fizeram sete mortos, além dos três terroristas, e 48 feridos. Segundo o serviço nacional de saúde britânico (NHS), 36 feridos permanecem hospitalizados, 18 dos quais em estado grave.

// ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …