Polícia prende homem suspeito de envolvimento em atentado no metrô de Londres

Will Oliver / EPA

Explosão no metrô de Londres

Um homem de 18 anos de foi preso sob suspeita de envolvimento com o atentado a bomba ocorrido nesta sexta-feira, em um vagão de metrô no sudoeste da cidade. Pelo menos 30 pessoas ficaram feridas.

O suspeito foi detido na cidade de Dover neste sábado pela polícia local, e levado a um posto policial. Neil Basu, um oficial da polícia, disse que a prisão era “significativa”, mas que o nível de ameaça permanece “crítico”. A explosão ocorreu perto da estação Parsons Green.

A maioria dos atingidos teve ferimentos leves e foi liberada, segundo o serviço de ambulâncias de Londres. Mas três pessoas continuam hospitalizadas.

Até agora, a polícia já interrogou 45 pessoas e recebeu 77 fotos e vídeos feitos pelas pessoas que estavam no local.

A secretária britânica do Interior, Amber Rudd, reunirá o comitê de emergência do governo ainda hoje. O nível de ameaça foi elevado a “crítico” ainda na sexta-feira. É o nível mais alto de risco, e indica que um novo atentado pode ocorrer a qualquer momento.

Basu diz que o público deve permanecer alerta. A polícia manterá os procedimentos de segurança e vai reforçar o contingente de homens armados.

“Para não atrapalhar as investigações, não podemos fornecer mais detalhes sobre o suspeito que foi preso”, disse Basu. Ele disse que a polícia vai intensificar o trabalho de investigação.

O suspeito será transferido de Kent para uma instalação da polícia no sul de Londres.

O grupo extremista autointitulado Estado Islâmico se declarou responsável pelo atentado ontem. A explosão ocorreu às 8h20 da manhã da última sexta-feira, no horário local (4h20 da manhã, horário de Brasília).

Acredita-se que a bomba tenha sido acionada por um timer. Mas o correspondente de segurança da BBC, Frank Gardner, disse que o dispositivo parece não ter explodido como planejado.

Se a explosão tivesse ocorrido como desejado pelos autores, todos em volta do dispositivo teriam sido mortos. E todos os passageiros do vagão teriam sido mutilados, segundo Gardner.

Mark Rowley, o terceiro na hierarquia da Polícia Metropolitana de Londres, disse que é “rotina” para o Estado Islâmico declarar-se responsável pelos ataques, mesmo quando o grupo não tem qualquer ligação com o autor.

Uma mudança crítica

Esta é a quarta vez que o nível de ameaça no Reino Unido foi elevado a “crítico” desde que o sistema se tornou público, em 2006. A última vez que isto ocorreu foi em maio deste ano, depois do atentado a bomba na Manchester Arena. À época, acreditou-se erroneamente que o autor ainda estava solto e poderia atacar novamente.

No caso da estação Parsons Green, é surpreendente que o governo tenha demorado tanto (12 horas) para elevar o ritmo para “crítico”, seguindo a recomendação do Centro Conjunto de Observação do Terrorismo (Joint Terrorism Analysis Centre). Era óbvio que o autor não estava morto e nem tinha sido pego.

Todas as vezes que o nível de alerta chega a “crítico”, só permanece assim por três ou quatro dias – em parte, isto ocorre pelo fato de que o nível “crítico” impõe um ritmo insustentável de trabalho para a polícia e as forças de inteligência e segurança.

Patrulhas extras são montadas nas ruas de Londres; a vigilância à paisana aumenta e tropas são empregadas de modo a liberar os policiais para a tarefa principal: capturar o responsável pelo atentado antes que ele implante outra bomba.

Mas o fato do ataque de ontem ter ocorrido sem qualquer alerta mostra que este sistema – de níveis de alerta – é apenas um guia geral. Reflete tão somente a última avaliação disponível.

//

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …