Estamos prestes a enfrentar um apocalipse ecológico

Se “os insetos representam cerca de dois terços da vida na Terra”, o que está acontecendo na Alemanha é preocupante: cerca de 76% dos “bichos voadores” desapareceram nos últimos 27 anos.

Uma equipe de cientistas liderada por Hans de Kroon, cientista da Universidade de Nijmegen, na Holanda, descobriu que os insetos voadores nas reservas naturais da Alemanha diminuíram mais de 75% nos últimos 27 anos, período de tempo que durou a pesquisa. O estudo foi publicado na revista PLOS One.

De acordo com o The Guardian, ainda que recolhidos em território alemão, os dados são significativos para todos os lugares do mundo onde predomine a agricultura.

O professor Dave Goulson, da Universidade de Sussex, no Reino Unido, adverte que os insetos são parte integrante da vida na Terra e uma perda tão relevante como esta levanta a preocupação de que estamos a “caminho de um apocalipse ecológico”.

Para chegar a estas conclusões, dezenas de especialistas participaram desde 1989 de uma pesquisa que capturou mais de 1.500 exemplares de insetos voadores em 63 reservas naturais da Alemanha.

No fim, ficou estabelecido que, durante 27 anos, ocorreu uma diminuição de 76% na biomassa total das espécies em áreas protegidas.

“O fato de a quantidade de insetos voadores se encontrar em diminuição em uma taxa tão alta e em uma área tão grande é uma descoberta alarmante“, comentou Hans de Kroon. Por sua vez, seu colega Dave Goulson indicou que “os insetos representam cerca de dois terços de toda a vida na Terra, mas tem havido um declínio horrível.

“Parece que a Terra está se tornando inóspita para a maioria das formas de vida e que atualmente estamos caminhando para um apocalipse ecológico. Se perdermos os insetos, tudo vai entrar em colapso”, explicou Goulson.

As causas de tão massiva diminuição são, até o momento, imprecisas, mas a comunidade científica assinala que os fatores mais prováveis são a destruição de áreas silvestres, o uso generalizado de pesticidas e as mudanças climáticas.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Agradeçam á Monsanto e outros criminosos semelhantes, que só pensam no próprio lucro, encharcando o mundo de pesticidas. Na região onde vivo, o veneno que os agricultores espalham contra as pragas da fruta, não é selectivo. Matam tudo, incluindo abelhas. Sem insectos não ha pássaros que eram predadores naturais, e cada vez é maior a dose a ser aplicada. Sem polonização não ha frutos nem comida. E nós todos vamos comendo esse veneno. Se nada for feito (e só é pena que os belos gabinetes dos responsáveis não sejam também pulverizados), não serão só os insectos a morrer. A seguir vamos nós, de cancros a médio prazo, ou á fome, a longo prazo.

  2. Os chemtrails tem muito a ver com essa extinção de insetos…eu nunca vi uma mídia reportar sobre este veneno,essa mídia podre acoberta muita coisa,ela é cúmplice de muitas desgraças, deve ganhar um bom dinheiro dos iluminats por isso!

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …