Estatísticas de 200 anos ajudam a prever quando será a próxima Grande Guerra

Estamos em um período prolongado de paz ou à beira de uma grande guerra? Um estudo calcula a probabilidade de conflitos no futuro.

Desde o final da Segunda Guerra Mundial, houve poucas guerras em larga escala em comparação com os últimos seis séculos. Os investigadores dos conflitos bélicos referem-se ao estágio atual como uma “paz prolongada” que deu início a uma nova era livre de conflitos.

Mas, segundo sustenta um novo estudo, citado numa análise da revista Science, a nossa paz relativa é apenas uma aberração estatística e que outra grande guerra pode estar ao virar da esquina.

Antropólogos e cientistas políticos argumentaram que um conjunto de desenvolvimentos durante o século XX reduziram o risco de conflitos em larga escala entre países, incluindo a expansão da democracia, a maior interdependência econômica e a ameaça de aniquilação nuclear mútua.

Mas, para avaliar se estamos realmente a caminho de um período de verdadeira harmonia, o cientista em informática Aaron Clauset, da Universidade do Colorado, nos Estados Unidos, recorreu ao banco de dados do projeto The Correlates of War Project, amplamente utilizado na ciência política.

Esta base de dados inclui os anos de início e os números de mortos em cerca de 95 conflitos internacionais no período entre 1823 e 2003.

No âmbito de seu estudo, publicado a semana passada na revista Science Advances, Clauset desenvolveu uma série de modelos de computador para analisar os dados do ponto de vista estatístico, encontrar tendências e calcular o intervalo normal de flutuação tanto em mortes em combate quanto em anos de intervalo entre conflitos.

O especialista descobriu que a carnificina da Segunda Guerra Mundial não foi uma anomalia estatística: o número de vítimas está dentro do alcance esperado para as mortes em uma grande guerra.

Mas Clauset também descobriu que, do ponto de vista estatístico, passar várias décadas sem uma grande guerra não é um evento raro. Ao mesmo tempo, infelizmente, a paz pode ser rapidamente interrompida por um grande conflito.

No entanto, para que a atual “paz prolongada” não seja uma mera anomalia estatística, a humanidade terá que permanecer pelo menos mais 100-140 anos sem um conflito tão gigantesco como a Segunda Guerra Mundial, concluiu o cientista.

Algo que já pareceu mais provável do que nos últimos tempos.

Ciberia // Sputnik News / Science

COMPARTILHAR

1 COMENTÁRIO

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …