NASA descobre uma duna azul no Planeta Vermelho

NASA / JPL-Caltech / University of Arizon

As dunas na superfície árida do Planeta Vermelho não são uma novidade, mas há uma em especial que tem chamado a atenção dos astrônomos da NASA.

A duna, localizada na cratera Lyot, tem uma coloração azul turquesa que destoa do resto da paisagem marciana, que é cinza alaranjada. Ainda não existe uma explicação para a formação, porém, os cientistas acreditam que a duna seja composta por materiais finos.

A imagem foi captada pela câmera High Resolution Imaging Science Experiment (HiRISE), da NASA, a bordo da sonda Mars Reconnaissance Orbiter (MRO). Embora a foto tenha sido tirada em 24 de janeiro, só foi divulgada esta semana no site da agência espacial.

A HiRISE é descrita como “a câmera fotográfica mais poderosa já enviada a outro planeta”.

Na realidade, Alfred McEwen, diretor do Planetary Image Research Laboratory, na Universidade do Arizona, explicou à CNN que a duna é cinzenta, embora pareça azul na imagem fotografada. Foi essa a conclusão dos cientistas depois de um longo trabalho de edição das imagens captadas.

Se estivéssemos em Marte e víssemos a duna a olho nu, veríamos uma mancha cinzenta no solo do Planeta Vermelho, conhecido pela cor quente das suas rochas e areais.

Segundo explica o Diário de Notícias, a câmera consegue captar mais detalhes, mas seu trabalho é dificultado pela quantidade de poeira que existe no planeta.

A HiRISE captou três imagens em que as cores são ajustadas para vermelho, azul e verde, com recurso a tecnologia de infravermelhos.

A magia acontece quando o contraste foi aumentado: a duna ganhou uma tonalidade turquesa forte por ser composta por “um material mais fino” e/ou ter “uma composição diferente do que a rodeia”, lê-se no comunicado da NASA.

A duna foi descoberta na cratera Lyot, batizada e homenagem ao astrônomo francês Barnard Lyot. A cratera é uma importante formação geológica por ser o ponto mais profundo do hemisfério norte do Planeta Vermelho.

A cratera Lyot tem cerca de 145 quilômetros de diâmetro e foi formada graças a um choque de um grande meteoro, há cerca de 3,5 bilhões de anos.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Tipo sanguíneo não afeta risco de contrair COVID-19, diz novo estudo

Um estudo buscou entender se determinados tipos sanguíneos trazem mais riscos de contrair a COVID-19, e concluiu que não é o caso. Com a pandemia, muito se questiona em relação ao comportamento da COVID-19 em nosso …

Buracos negros são famintos, mas possuem boas maneiras à 'mesa', aponta estudo

Todos os buracos negros supermassivos nos centros das galáxias possuem períodos nos quais devoram a matéria situada de seus arredores. De acordo com um estudo publicado na revista científica Astronomy & Astrophysics, as galáxias ativas têm …

Pnad e Caged: No auge do desemprego, Brasil enfrenta falhas nas estatísticas do mercado de trabalho que confundem e desorientam

Num momento em que o país tem registrado números diários de mortes por covid-19 que ultrapassam 4 mil e diversos Estados e municípios reforçam medidas de distanciamento social, na tentativa de conter a propagação do …

Jovem negro de Minnesota morreu por “disparo acidental”, afirma polícia

Policial teria confundido arma de descarga elétrica com arma de fogo. Incidente em meio a julgamento da morte de George Floyd acirra tensões e agrava protestos. Mineápolis e outras cidades ampliam toque de recolher. A policial …

Bia, assistente de voz do Bradesco, vai responder mensagens de assédio

O Bradesco precisou tomar providências para proteger uma mulher de assédio. No caso, uma mulher que nem existe fisicamente. A mulher que dá voz ao sistema de inteligência artificial do aplicativo, a Bia (sigla para Bradesco …

Covid-19: Médicos pressionam governo francês para aumentar controles de pessoas vindas do Brasil

Especialistas acreditam que medidas do governo francês para frear entrada de variante P1 no país são insuficientes e pressionam para aumento de controles de passageiros provenientes do Brasil nos aeroportos ou pela suspensão dos …

Rede 5G pode transmitir energia elétrica e aposentar as baterias no futuro

O mundo já conhece os benefícios da tecnologia 5G como a alta velocidade na transmissão de dados e baixa latência. Agora, os cientistas do Instituto de Tecnologia da Geórgia, nos EUA, descobriram que essas redes …

Covid: como evitar a trágica marca de 5 mil mortes por dia no Brasil?

No dia 19 de maio de 2020, o Brasil atingiu pela primeira vez a marca das mil mortes diárias por covid-19. Esse número permaneceu relativamente estável, em um patamar considerado alto, durante todo o segundo semestre …

Físicos afirmam que o universo é um computador de aprendizado de máquina

Físicos teóricos que trabalham com a Microsoft lançaram um artigo na sexta-feira afirmando que o universo é essencialmente um computador de aprendizagem de máquina (machine learning, em inglês). Os pesquisadores, vários afiliados à Microsoft, pré-publicaram um …

Mundo ainda tem países sem uma única dose de vacina

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 600 milhões de doses de vacina contra a covid-19 já foram aplicadas em todo o mundo. Mas a discrepância entre países é alta: enquanto, …