Estresse pode ser combatido com hábito de comer frutas e vegetais, aponta estudo

tipstimesadmin / Flickr

Manter uma dieta rica em frutas e vegetais está associada a uma série de benefícios à saúde – e essa lista acaba de ficar mais longa. Uma nova pesquisa da Edith Cowan University examinou a ligação entre a ingestão de frutas e vegetais e os níveis de estresse.

O estudo examinou mais de 8.600 australianos, com idades entre 25 e 91, participantes do Estudo Australiano de Diabetes, Obesidade e Estilo de Vida (AusDiab), do Baker Heart and Diabetes Institute.

As descobertas revelaram que pessoas que comeram pelo menos 470 gramas de frutas e vegetais diariamente tiveram níveis de estresse 10% mais baixos do que aqueles que consumiram menos de 230 gramas. A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda comer pelo menos 400 gramas de frutas e vegetais por dia.

A pesquisadora principal, a candidata a doutorado Simone Radavelli-Bagatini, do Instituto de Pesquisa em Nutrição, da ECU, disse que o estudo fortalece a ligação entre as dietas ricas em frutas e vegetais e o bem-estar mental.

“Descobrimos que as pessoas que ingerem mais frutas e vegetais ficam menos estressadas do que aquelas que ingerem menos, o que sugere que a dieta desempenha um papel fundamental no bem-estar mental”, disse Radavelli-Bagatini em entrevista ao Mc Knights.

Um problema crescente

As condições de saúde mental são um problema crescente na Austrália e em todo o mundo. Cerca de um em cada dois australianos terá um problema de saúde mental durante a vida. Globalmente, aproximadamente 1 em cada 10 pessoas vive com um transtorno de saúde mental.

De acordo com a Sra. Radavelli-Bagatini, algum estresse é considerado normal, mas a exposição a longo prazo pode afetar significativamente a saúde mental.

“O estresse de longo prazo e não administrado pode levar a uma série de problemas de saúde, incluindo doenças cardíacas, diabetes, depressão e ansiedade, então precisamos encontrar maneiras de prevenir e possivelmente aliviar os problemas de saúde mental no futuro”, disse a Sra. Radavelli-Bagatini.

Os benefícios de uma dieta saudável são bem conhecidos, mas apenas 1 em cada 2 australianos comem as duas porções de frutas recomendadas por dia e menos de 1 em cada 10 comem as cinco porções de vegetais recomendadas por dia.

“Estudos anteriores mostraram a ligação entre o consumo de frutas e vegetais e o estresse em adultos jovens, mas esta é a primeira vez que vemos resultados semelhantes em adultos de todas as idades”, disse Radavelli-Bagatini.

“As descobertas do estudo enfatizam que é importante que as pessoas tenham uma dieta rica em frutas e vegetais para minimizar o estresse”.

Comida e humor

Embora os mecanismos por trás de como o consumo de frutas e vegetais influenciam o estresse ainda não estejam claros, a Sra. Radavelli-Bagatini disse que os nutrientes essenciais podem ser um fator.

“Vegetais e frutas contêm nutrientes importantes como vitaminas, minerais, flavonóides e carotenóides que podem reduzir a inflamação e o estresse oxidativo e, portanto, melhorar o bem-estar mental”, disse ela.

“A inflamação e o estresse oxidativo no corpo são fatores reconhecidos que podem levar ao aumento do estresse, ansiedade e diminuição do humor. Essas descobertas incentivam mais pesquisas sobre dieta e, especificamente, quais frutas e vegetais fornecem mais benefícios para a saúde mental”.

A pesquisa faz parte do Instituto de Pesquisa em Nutrição, recentemente lançado pela ECU, que visa investigar como a nutrição pode ajudar a prevenir e tratar condições crônicas de saúde.

Ciberia // Hypeness

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …