Estudante cubana é expulsa de universidade por colegas por não concordar com comunismo

(dr) Karla Pérez

Karla María Pérez González foi acusada de não estar alinhada com a Revolução Cubana e ter publicado artigos críticos ao regime

Karla María Pérez González foi acusada de não estar alinhada com a Revolução Cubana e ter publicado artigos críticos ao regime

Oito votos a favor e seis contra. Foi com esse “placar” que, na semana passada, os colegas de curso da jovem cubana Karla María Pérez González decidiram que a estudante do primeiro ano de jornalismo deveria ser expulsa da Universidade Central de las Villas (UCLV), na província de Villa Clara.

Eles acusam Pérez de não estar alinhada com a Revolução Cubana e ter publicado artigos críticos ao governo de Cuba em um blog com o pseudônimo de Oriana. A decisão da “brigada do primeiro ano” foi ratificada de imediato pelo conselho da Federação Estudantil Universitária (FEU) da UCLV e pela reitoria.

Por meio de um comunicado, a FEU informou que Pérez é “integrante de uma organização ilegal e contrarrevolucionária“, contrária aos princípios, objetivos e valores da Revolução Cubana. Raramente as expulsões de universidades em Cuba por motivos políticos são tornadas públicas.

“O colegiado universitário não aceitará jamais a contrarrevolução dentro de nossas universidades”, diz um trecho da nota divulgada na semana passada.

“Junto ao nosso indiscutível, invicto e eterno Comandante em chefe reafirmaremos sempre: …dentro da Revolução, tudo; contra a Revolução, nada“, afirmou a organização, no comunicado publicado no site da Universidade Central de das Villas.

Razões

Pérez, que cursava o segundo semestre de jornalismo na universidade, garante que sua expulsão foi discutida e aprovada em reuniões a portas fechadas. Segundo ela, a decisão teve cunho político.

Fui expulsa por não compactuar com as ideias comunistas e não comungar com o sistema socialista cubano – pelo qual ainda não estou convencida por todos esses anos”, disse ela à BBC.

Karla Maria Pérez faz parte da Somos+, uma organização civil cubana que defende o pluripartidarismo, as eleições abertas e a imprensa independente. A organização é considerada ilegal e dissidente pelo regime cubano.

“Já sabia os prós e contras ao me afiliar a Somos+; imaginava as consequências e a repressão que isso poderia trazer”, explicou. Pérez acrescentou que foi o reitor da Universidade Central de las Villas, Andrés Castro, que comunicou sua expulsão aos estudantes de jornalismo.

(dr) Karla Pérez

Pérez faz parte da Somos+, organização considerada ilegal e dissidente

Pérez faz parte da Somos+, organização considerada ilegal e dissidente

Na terça-feira, o centro acadêmico da universidade respaldou a decisão de expulsar Pérez por meio de uma nota. Segundo o comunicado da universidade, “a estudante Karla Perez não apoia o projeto social cubano“.

“Karla pode estudar em uma instituição revolucionária que tem como principal objetivo a formação integral dos estudantes como profissionais competentes, comprometidos com a Revolução e portadores dos mais eminentes valores do ser humano?”, questiona o comunicado da universidade, intitulado “Nossas razões“.

A BBC Mundo entrou em contato com a universidade, mas ninguém foi encontrado para comentar o caso.

Apelação

Enquanto aguarda a notificação oficial da expulsão, Pérez já planeja quais serão seus próximos passos.

Vou fazer uma reclamação formal e apelar da decisão. Recorrerei a todas as instâncias e aos mecanismos legais e burocráticos possíveis. Ou seja, vou apelar na universidade, escrever uma carta ao ministro, e se nada disso der certo, vou começar a bater nas portas”, enumerou a estudante.

Ela acrescenta que não quer permanecer apenas com seu diploma do Ensino Médio. “Quero ter um diploma universitário. Quero estudar jornalismo e, se não puder fazer isso em Cuba, será em outro lugar do mundo“, afirmou ela.

‘Não aprendemos’

O caso repercutiu no próprio país. “Somos brutos, covardes, passam-se décadas e não aprendemos”, escreveu em seu blog oficial, “Segunda Cita”, o conhecido compositor cubano Silvio Rodríguez.

Expoente da Nova Trova Cubana – movimento musical de grande influência que surgiu no final da década de 60 – classificou a decisão como uma “injustiça” e um ato “torpe e obtuso”. Como Rodríguez, muitos cubanos expressaram indignação e surpresa pelo que ocorreu com a jovem de 18 anos.

O caso de Pérez não é o primeiro em que um estudante ou professor é afastado de uma universidade por pensar diferente do regime.

// BBC

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …