Estudo indica razão bizarra para a existência de barba nos homens

Ter uma barba cheia pode ajudar a proteger regiões vulneráveis do rosto contra golpes. A barba também tem potencial para evitar efeitos secundários do impacto, como lesões cerebrais pela sacudida da cabeça.

Humanos são bastante diferentes dos outros grandes primatas no que se refere ao pelo corporal: de forma geral temos bem menos que eles, especialmente as mulheres. Os homens, por outro lado, conseguem produzir uma barba longa, enquanto os grandes primatas de ambos os sexos têm pelo facial curto. Mas qual seria a vantagem de se ter uma barba comprida? Um estudo da Universidade de Utah traz uma hipótese interessante.

Os pesquisadores Ethan Beseris, Steven Naleway e David Carrier conduziram um experimento bastante criativo para testar os efeitos de uma barba fofinha na proteção da mandíbula e cérebro dos homens. Eles utilizaram fibra de vidro para simular o osso humano e pele de carneiro com pelo longo, curto ou depilado para imitar uma face com ou sem barba. Um peso derrubado sempre da mesma altura agiu como um soco, e a distribuição do impacto foi medida em cada caso.

“Nossos resultados mostram que as amostras mais peludas absorveram 30% mais energia do que as amostras raspadas e depiladas”, concluíram os pesquisadores no artigo publicado na revista Integrative Organismal Biology. A diferença entre os dois últimos cenários foi que a barba raspada continha as raízes dos pelos, enquanto a pele de carneiro depilada não continha nem as raízes deles.

Se o mesmo for verdade para o pelo facial humano, ter uma barba cheia pode ajudar a proteger regiões vulneráveis do rosto contra golpes. A barba também tem potencial para evitar efeitos secundários do impacto, como lesões cerebrais pela sacudida da cabeça. “Presumidamente, uma barba cheia também pode reduzir machucados, laceração e contusão na pele e nos músculos da face”, diz o estudo.

Apesar de não testado nesse estudo, é possível que os fios da barba atuem como um lubrificante que reduz o atrito entre o rosto e o objeto que o golpeia, fazendo com que este escorregue para longe da face.

Os autores também lembram que barbas mais cheias normalmente indicam maior presença de hormônios masculinos, o que chama atenção das mulheres por estarem associadas à maior agressividade e dominância social.

E por que essa proteção contra golpes seria mais vantajosa para homens do que para mulheres? Você provavelmente adivinhou corretamente se pensou que é porque homens se envolvem mais em conflitos físicos do que mulheres, portanto a seleção natural pode ter dado um empurrão para que os mais barbudos sobrevivessem mais e gerassem mais herdeiros genéticos.

Mas fica aqui um alerta: nem todas as barbas humanas são iguais, e a proteção conferida pela barba cheia provavelmente não se aplica às barbas de populações asiáticas e indígenas das Américas, que são mais ralas. Por outro lado, as barbas de homens do Oriente Médio e do norte da Europa têm maior potencial para funcionarem como travesseiros ambulantes para socos.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Receita afirma que "só rico lê" e reforça preconceito de classe brasileiro

A Receita Federal deseja manter o projeto que cobra impostos sobre livros. Através da mesclagem entre PIS e Cofins, a nova CBS (Contribuição sobre bens e serviços), uma espécie de imposto sobre valor agregado, o …

Tribunal europeu dá aval a vacinação obrigatória

Corte de direitos humanos diz que medida pode ser necessária em sociedades democráticas e abre precedente no combate à covid-19. Tribunal julgava ação de famílias tchecas que se recusaram a vacinar os filhos. O Tribunal Europeu …

Covid-19: Governo chinês recompensa quem se vacina distribuindo ovos

Primeiro país afetado pela Covid-19, mas também o primeiro a se recuperar da pandemia, a China ainda encontra dificuldades para convencer sua população a se vacinar contra o coronavírus. O governo em algumas regiões …

Bloomberg revela planos de Biden de cortar orçamento do Pentágono

A administração Biden alegadamente pretende propor ao Pentágono um orçamento menor do que sob a administração Trump, reportou a agência Bloomberg citando três fontes. De acordo com agência, o orçamento será US$ 7 bilhões menor (cerca …

Cientistas revelam ameaça de grande desabamento de plataformas de gelo na Antártida

Novo estudo demonstrou que mais de um terço da área das plataformas de gelo na Antártida pode cair no mar se as temperaturas globais aumentarem em quatro graus, em comparação com o nível pré-industrial. De acordo …

“É como um lindo instrumento”: mais de 2 mil microfones desvendam o mistério o zunido dos beija-flores

O beija-flor faz um agradável zumbido quando paira na frente das flores para se alimentar. Mas só agora ficou claro como suas asas gera o som harmônico enquanto bate suas asas a impressionantes 40 vezes …

Barroso determina que presidente do Senado instale "CPI da covid"

Pedido para criar a comissão foi protocolado no início de fevereiro, mas Rodrigo Pacheco resistia. Colegiado deve apurar irregularidades e pode gerar desgaste ao governo. O ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou …

Cientistas descobrem segredo do computador de mais de 2 mil anos

A Máquina de Anticítera permanecia há mais de um século como um dos grandes mistérios do planeta até março desse ano: espécie de primeiro computador da história, o mecanismo com mais de 2 mil anos …

Família real britânica: morre príncipe Philip, marido da rainha Elizabeth 2ª

O príncipe Philip, marido da rainha Elizabeth 2ª, morreu nesta sexta-feira (09/04) aos 99 anos, anunciou o Palácio de Buckingham. Em um comunicado, o palácio disse: "É com profunda tristeza que Sua Majestade a Rainha anunciou …

Dinamarca suspende vistos e se torna 1° país europeu a ordenar retorno de refugiados à Síria

A Dinamarca acredita que a situação na província de Damasco se encontra atualmente estabilizada e decidiu suspender as autorizações de residência temporária de várias centenas de sírios. Trata-se do primeiro país europeu a ordenar …