Estudo indica razão bizarra para a existência de barba nos homens

Humanos são bastante diferentes dos outros grandes primatas no que se refere ao pelo corporal: de forma geral temos bem menos que eles, especialmente as mulheres.

Os homens, por outro lado, conseguem produzir uma barba longa, enquanto os grandes primatas de ambos os sexos têm pelo facial curto. Mas qual seria a vantagem de se ter uma barba comprida? Um estudo da Universidade de Utah traz uma hipótese interessante.

Os pesquisadores Ethan Beseris, Steven Naleway e David Carrier conduziram um experimento bastante criativo para testar os efeitos de uma barba fofinha na proteção da mandíbula e cérebro dos homens.

Eles utilizaram fibra de vidro para simular o osso humano e pele de carneiro com pelo longo, curto ou depilado para imitar uma face com ou sem barba. Um peso derrubado sempre da mesma altura agiu como um soco, e a distribuição do impacto foi medida em cada caso.

“Nossos resultados mostram que as amostras mais peludas absorveram 30% mais energia do que as amostras raspadas e depiladas”, concluíram os pesquisadores no artigo publicado na revista Integrative Organismal Biology. A diferença entre os dois últimos cenários foi que a barba raspada continha as raízes dos pelos, enquanto a pele de carneiro depilada não continha nem as raízes deles.

Se o mesmo for verdade para o pelo facial humano, ter uma barba cheia pode ajudar a proteger regiões vulneráveis do rosto contra golpes. A barba também tem potencial para evitar efeitos secundários do impacto, como lesões cerebrais pela sacudida da cabeça. “Presumidamente, uma barba cheia também pode reduzir machucados, laceração e contusão na pele e nos músculos da face”, diz o estudo.

Apesar de não testado nesse estudo, é possível que os fios da barba atuem como um lubrificante que reduz o atrito entre o rosto e o objeto que o golpeia, fazendo com que este escorregue para longe da face.

Os autores também lembram que barbas mais cheias normalmente indicam maior presença de hormônios masculinos, o que chama atenção das mulheres por estarem associadas à maior agressividade e dominância social.

E por que essa proteção contra golpes seria mais vantajosa para homens do que para mulheres? Você provavelmente adivinhou corretamente se pensou que é porque homens se envolvem mais em conflitos físicos do que mulheres, portanto a seleção natural pode ter dado um empurrão para que os mais barbudos sobrevivessem mais e gerassem mais herdeiros genéticos.

Mas fica aqui um alerta: nem todas as barbas humanas são iguais, e a proteção conferida pela barba cheia provavelmente não se aplica às barbas de populações asiáticas e indígenas das Américas, que são mais ralas.

Por outro lado, as barbas de homens do Oriente Médio e do norte da Europa têm maior potencial para funcionarem como travesseiros ambulantes para socos.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Samsung pode ser beneficiada por tensão entre China e Índia

Enquanto os exércitos da China e da Índia se estranham na fronteira entre os dois países, quem pode sair ganhando com a rivalidade é uma empresa sul-coreana. A Samsung deve ser a principal beneficiada com o …

Com epidemia de Covid-19 controlada, Cuba inicia retomada do turismo internacional

Enquanto o coronavírus segue se propagando pelo continente americano, Cuba garante que a epidemia está controlada no país e reabre algumas praias ao turismo internacional. No total, país registrou pouco mais de 2.300 contaminações …

Pesquisadores encontram novos dados sobre época de Genghis Khan

Grande parte da vida de Genghis Khan permanece ainda um mistério, mas um novo estudo de pesquisadores da Austrália e Mongólia fornece novos dados sobre sua época. Genghis Khan, que teria vivido entre 1162 e 1227, …

Índia vê casos explodirem e vira um dos epicentros da pandemia

Com quase 700 mil casos de covid-19, a Índia ultrapassou a Rússia e se tornou nesta segunda-feira (07/07) o terceiro país mais atingido pela pandemia de covid-19 em todo o mundo. O Ministério da Saúde indiano …

Filho interrompe ao vivo de repórter para pedir biscoitos

Em mais uma das patacoadas do home-office, a jornalista Deborah Haynes da Sky News acabou sendo interrompida por seu filho, que fez um pedido bastante singelo para a mãe: ele queria alguns biscoitos. O vídeo foi …

Encontrados metais em crateras da Lua que podem dar pistas sobre sua formação

A hipótese mais aceita sobre a formação da Lua diz que ela surgiu após a colisão entre a Terra e um planeta do tamanho de Marte, chamado Theia. O suposto evento é chamado de “hipótese …

Coronavírus empurra Cuba de volta à crise

Apesar de a covid-19 estar sob controle no país, os problemas econômicos têm se agravado, e a já difícil situação de abastecimento se torna mais crítica. Segundo semestre deve ser ainda pior na ilha caribenha. Cuba …

Boicote ao Facebook: como a debandada de grandes anunciantes pode afetar sobrevivência da rede social

Boicotes podem ser extremamente eficazes: é o que o Facebook está descobrindo. No final do século 18, o movimento abolicionista encorajou o povo britânico a ficar longe de bens produzidos pelos escravos. Funcionou. Cerca de 300 …

Cientista conta quais formas de vida os humanos podem encontrar em Marte

A humanidade tem cada vez mais chances de conhecer outras formas de vida, conforme desenvolve suas capacidades de exploração espacial. Em Marte, poderemos encontrar organismos introduzidos por veículos espaciais e modificados sob influência das condições no …

O coronavírus do ocidente é uma versão mais perigosa do que a original

Esforços são realizados para identificar se o vírus SARS-CoV-2, causador da Covid-19, passou por mutações em relação ao primeiro identificado em Wuhan, na China, em dezembro do ano passado. Em abril, um estudo não revisado pelos …