Estudo sugere que smartphones reduzem o poder do cérebro mesmo quando estão desligados

Basta ter um smartphone por perto que a nossa atenção parece diminuir. Embora isso seja quase um consenso quando estamos usando o aparelho, cientistas acabam de descobrir que o problema se repete mesmo quando mantemos o celular desligado.

Um novo estudo sugere que smartphones reduzem o poder do cérebro mesmo quando estão desligados. Mas calma, não precisa jogar o smartphone pela janela e se mudar para as montanhas. Basta colocá-lo em outro cômodo – e deixar o aparelho desligado ou no modo silencioso.

Para chegar a essa conclusão, uma equipa de cientistas da McCombs School of Business, liderada pelo professor Adrian Ward, da Universidade do Texas, conduziram um experimento com cerca de 800 usuários de smartphones. Os resultados do estudo foram publicados no Journal of the Association for Consumer Research.

A experiência era simples e consistia em indicar que os examinados escolhessem entre deixar o celular na mesa com a face virada para baixo, no bolso, na mochila ou em outra sala. Todos os aparelhos deveriam ficar no modo silencioso enquanto as cobaias realizavam testes que mediam suas capacidades cognitivas.

Os resultados de quem escolheu deixar o aparelho desligado em outro cômodo foram incrivelmente melhores do que os dos outros usuários.

Um novo experimento selecionou quais pessoas deveriam deixar o smartphone em outra sala e quais delas deveriam mantê-los no bolso, mochila ou na mesa. Desta vez, eles foram instruídos a desligar o telefone. Adivinhe o que aconteceu?

O resultado encontrado no primeiro teste se repetiu.

Então será que nossos smartphones estão nos deixando mais burros? Para os cientistas, não se trata disso, mas do fato de que a mera possibilidade de acessar o dispositivo, ainda que desligado, já ocuparia parte de nossa atenção.

Como não conseguiam se concentrar tão bem por ter o celular pertinho na hora do exame, as pessoas acabavam apresentando um desempenho pior do que aqueles que haviam deixado o aparelho em outra sala.

Mas a solução é simples: dar uma pausa no celular de vez em quando.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Cidade é a 1 ª da América do Norte a ter doação automática de órgãos

A Nova Escócia acaba de se tornar a primeira jurisdição na América do Norte a implementar a doação automática de órgãos para quem vive na região. A nova Lei de Doação de Órgãos e Tecidos Humanos …

O maior mar da lua Titã pode ter mais de 300 metros de profundidade

Os oceanos da Terra não são os únicos que guardam vários mistérios ainda não explorados: os lagos e mares de Titã, a maior lua de Saturno, também são enigmáticos. Assim, em um novo estudo, astrônomos …

Xi deixa alerta para Biden: protecionismo norte-americano pode gerar 'nova Guerra Fria'

O líder chinês deixou um aviso para o presidente norte-americano, Joe Biden: os EUA arriscam entrar em uma nova Guerra Fria se continuarem com as políticas protecionistas do ex-presidente Donald Trump. Em um discurso virtual na …

Polícia prende ladrões que abriam túmulos e roubavam crânios para rituais nos EUA

A polícia do condado de Lake, no estado da Flórida, nos EUA, prendeu dois homens acusado de violarem sepulturas e roubarem crânios e ossos no cemitério Edgewood, na região. A investigação utilizou DNA encontrado em charuto, …

Instituto Pasteur abandona projeto de vacina contra Covid-19

O Instituto Pasteur da França anunciou nesta segunda-feira o abandono do seu principal projeto de vacina contra a Covid-19, após os resultados decepcionantes dos primeiros testes clínicos. "As respostas imunológicas induzidas foram inferiores às observadas …

Biden reimpõe restrições para passageiros procedentes do Brasil

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, restabeleceu nesta segunda-feira (25/01) a proibição da entrada no país de pessoas procedentes da União Europeia, Reino Unido e Brasil para conter a pandemia de covid-19. A nova …

Quem é 'el Chapo asiático' que foi preso acusado de controlar mercado de drogas de R$ 380 bilhões

A polícia holandesa prendeu o suposto chefe de uma das maiores quadrilhas de tráfico de drogas do mundo: Tse Chi Lop, apelidado de "El Chapo" da Ásia. O cidadão canadense nascido na China é apontado como …

Homem recebe primeiro transplante duplo de braço e ombro

A ciência cada vez mais evoluída. Um homem da Islândia foi o primeiro do mundo a receber um transplante duplo de braço e ombro. A cirurgia foi um sucesso e o paciente, o islandês Felix Gretarsson, …

Bolsonaro pode enfrentar um tribunal internacional por crimes contra a humanidade

Jair Bolsonaro pode enfrentar acusações no Tribunal Penal Internacional (TPI) depois de ser acusado de crimes contra a humanidade. Líderes indígenas no Brasil e grupos de direitos humanos estão pedindo ao tribunal que investigue o presidente …

Presidente mexicano López Obrador é diagnosticado com Covid-19

O presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, 67 anos, entrou para a lista dos líderes mundiais que foram infectados pela Covid-19. Ele informou nesse domingo (24) que testou positivo para o novo coronavírus, …