Estudo mostra que gatos também formam ligação de segurança com seus humanos

Jamie Baker / Flickr

Muita gente acredita que só os cães são animais de estimação leais, e gatos apenas toleram os humanos para usufruir de benefícios como casa, comida e servidão eterna. Mas uma nova pesquisa mostra que gatos formam uma conexão com seus humanos da mesma forma que cachorros fazem.

“A maioria dos gatos é ligada de forma segura com seus donos e os usam como uma fonte de segurança em um ambiente novo”, diz a cientista especialista em animais, Kristyn Vitale, da Universidade Estadual de Oregon (EUA).

Em um experimento de comportamento, pesquisadores da universidade observaram como gatos reagiam com a presença ou ausência de seus donos em um ambiente estranho.

Os animais mostram dois tipos de ligação: segura e insegura. Em uma ligação segura, o animal desacompanhado de seu dono em um ambiente novo relaxa e continua a explorar este lugar assim que é reunido com seu dono. Já em uma ligação insegura, o animal continua apresentando comportamento de estresse, seja ficando muito grudado com o humano ou fugindo dele.

Um experimento assim foi feito com 79 filhotes de gatos e 38 gatos adultos. Primeiro, os felinos e seus humanos eram colocados juntos em uma sala, sendo que o humano se sentava em um círculo marcado no chão. Se o gato entrasse no círculo, o dono poderia interagir com ele. Depois de dois minutos, o humano saía da sala, e o gato ficava sozinho. Depois de outros dois minutos, o humano retornava e se sentava no círculo novamente.

Os gatos adultos participaram do teste apenas uma vez, mas os filhotes eram testados duas vezes, com intervalo de dois meses entre os dois testes. Entre os 79 filhotes, 39 passaram por treinamento e socialização neste intervalo, enquanto o restante formou o grupo controle.

O teste era filmado, e os pesquisadores analisavam o vídeo para classificar o tipo de ligação do gato com o humano. Nove dos filhotes não mostraram um comportamento que pode ser classificado, mas entre o restante, 64,3% tinham ligação segura e 35,7% ligação insegura. O treinamento não pareceu influenciar os resultados. O tipo de ligação observado no primeiro teste dos filhotes manteve-se no segundo.

Já entre os gatos adultos, 65,8% demonstraram ligação segura e 34,2% insegura.

O curioso é que essas porcentagens são próximas do observado em bebês humanos com seus pais (65%), e um pouco maiores do que as observadas em cachorros com seus donos (61%).

O estudo sugere que gatos têm a habilidade característica de formar conexões com humanos. Eles apenas expressam esta ligação de forma diferente dos cães. “Pesquisa sugere que podemos estar subestimando as habilidades sócio-cognitivas de gatos”, diz o estudo. O trabalho foi publicado na revista Current Biology.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Facebook implementa software de IA capaz de detectar fotos e vídeos falsos

Os deepfakes são arquivos de mídia, incluindo fotos, vídeos e áudio, editados através de inteligência artificial (IA), que fornecem alto realismo e muitas vezes causam confusão após serem compartilhados nas redes sociais. Na quarta-feira (16), os …

China envia três astronautas para sua estação espacial

Grupo deverá ficar três meses no espaço e colocar em funcionamento o módulo central da estação espacial Tiangong. China não participa da ISS por decisão dos EUA. A primeira missão tripulada enviada pela China para a …

Putin “não quer Guerra Fria com EUA”, diz Biden após encontro com presidente russo

Os presidentes dos Estados Unidos, Joe Biden, e da Rússia, Vladimir Putin, participaram nesta quarta-feira (16) de uma esperada reunião bilateral. O encontro realizado em Genebra acontece em um contexto de forte tensão entre …

Variante lambda do coronavírus: o que se sabe sobre mutação que se espalha pela América do Sul e preocupa OMS

Os vírus usam técnicas diferentes para continuar infectando as pessoas. E o caso da covid-19 não é exceção. As versões atuais da doença estão se espalhando muito mais facilmente do que a original, que surgiu na …

Embaixadores da Rússia e dos EUA "regressam ao trabalho", diz Putin após cúpula com Biden

A Rússia e os EUA acordaram o regresso de seus embaixadores, informou Vladimir Putin. Vladimir Putin, presidente da Rússia, disse, após conversas com seu homólogo americano Joe Biden, que os embaixadores russo e norte-americano voltam …

Cientistas desvendam segredos genéticos dos menores mamíferos mergulhadores do mundo

Biólogos descobriram os segredos genéticos dos menores mamíferos mergulhadores do mundo: os musaranhos aquáticos. Usando amostras de DNA para construir uma árvore evolutiva, cientistas revelaram em um estudo recente que o comportamento destes mamíferos comedores de …

Pandemia, tufões e inundações agravaram crise alimentar na Coreia do Norte

O líder norte-coreano Kim Jong-Un admitiu que o país enfrenta uma "situação alimentar crítica", informou a mídia estatal nesta quarta-feira (16). A Coreia do Norte, cuja economia sofre com os reflexos de várias sanções …

Israel ataca Faixa de Gaza em resposta a balões incendiários

Bombardeios israelenses miram alvos do Hamas, testando cessar-fogo acertado em maio após 11 dias de conflito com militantes palestinos. Marcha de nacionalistas judeus em Jerusalém elevou tensão. Israel bombardeou alvos do Hamas na Faixa de Gaza …

Volkswagen volta a paralisar produção no Brasil por falta de semicondutores

A escassez de semicondutores volta a assombrar as montadoras brasileiras e os efeitos colaterais começam a aparecer novamente. A Volkswagen, pela segunda vez em 2021, vai paralisar a fabricação de automóveis no Brasil, mas, desta vez, …

Bolsonaro sobre passaporte de vacinação: "Se for aprovado, eu veto"

Presidente não apoia a criação de um passaporte para saber quem foi vacinado ou teve teste negativo para COVID-19, pois assim, as pessoas teriam que ser vacinadas e isso "não tem cabimento", segundo Bolsonaro. Nesta terça-feira …