Paisagem natural, que pensava-se ter sido destruída por erupção vulcânica, é encontrada na Nova Zelândia

Wikimedia / Charles Blomfield

Pintura dos terraços branco e rosa do Lago Rotomahana

Pintura dos terraços branco e rosa do Lago Rotomahana

Um grupo de pesquisadores diz ter descoberto os terraços branco e rosa do Lago Rotomahana, uma paisagem natural da Nova Zelândia que se pensava ter sido destruída por uma erupção vulcânica em 1886.

Os terraços estavam localizados em margens opostas do Rotomahana, a cerca de dez quilômetros do monte Tarawera, e formavam piscinas naturais de água quente. Um era branco, enquanto que o outro, devido a alguma reação química desconhecida, apresentava uma tonalidade cor-de-rosa.

“Os terraços se tornaram a maior atração turística do hemisfério sul e do império britânico e vários navios cheios de turistas fizeram uma perigosa visita a partir do Reino Unido, Europa e América para os verem. Mas nunca foram controlados pelo governo, por isso não há registros da latitude ou longitude, explicou Rex Bunn, citado pelo The Guardian.

Rex Bunn e Sascha Nolden acreditam que os terraços não foram destruídos, como sugeriram as pesquisas anteriores, mas foram enterrados entre 10 a 15 metros abaixo da superfície, sob camadas de lama e cinzas, sendo necessário um levantamento arqueológico completo para escavar o local.

Os especialistas usaram os diários do geólogo alemão-austríaco Ferdinand von Hochstetter, que contêm uma descrição detalhada da localização dos terraços antes da erupção de 1886, para estabelecer sua localização provável.

“A nossa pesquisa se baseou na única investigação já feita sobre esse local da Nova Zelândia e, portanto, estamos confiantes de que a cartografia é sólida. Hochstetter era um cartógrafo muito competente”, disse Bunn.

O novo estudo foi publicado recentemente no Journal of the Royal Society of New Zealand, e Rex Bunn diz ter recebido várias ofertas de ajuda para realizar uma investigação e estava no processo de reunir uma equipe para começar a explorar o local, uma vez que o primeiro objetivo de financiamento já tinha sido cumprido.

De acordo com Bunn, os terraços podem estar em condições “razoáveis” de conservação, pelo que as escavações permitirão ver como era esta antiga maravilha natural. “Queremos realizar este trabalho para o interesse público. Tenho estado em contato com os proprietários da terra, a Autoridade Tribal Tuhourangi, e eles estão solidários e encantados com o trabalho“, destacou o especialista.

Mas esta não é a primeira vez que cientistas alegam terem descoberto os terraços. Em 2011, um grupo disse tê-los encontrado enterrados no lodo no fundo do lago.

E, no ano passado, a GNS Science New Zealand revelou que, após cinco anos de pesquisa, uma equipe de cientistas da Nova Zelândia chegou à “conclusão inevitável” de que a maioria dos terraços tinha sido destruída pela erupção.

Rex Bunn disse que estava em discussões com a GNS e acreditava que suas conclusões eram baseadas em 130 anos de informações cartográficas pouco rigorosas.

// ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …