Estupros, fome e ausência de menstruação: a realidade obrigatória das soldados norte-coreanas

(cv)

Uma soldado do exército da Coreia do Norte que desertou revela histórias de estupros e assédio sexual entre as militares. As mulheres chegavam a ficar sem menstruação devido à desnutrição e fome.

Lee So Yeon, de 41 anos, nasceu e cresceu na Coreia do Norte. Aos 17 anos decidiu se alistar-se exército do país sob a promessa de uma boa refeição diária, contou à BBC. A ex-soldado acabou dormindo em um colchão de palha de arroz, que, se por um lado absorvia todos os odores, por outro largava um cheiro insuportável em um dormitório compartilhado por mais duas dúzias de mulheres.

As condições para se lavar também não eram ideais: não havia água quente e a solução era recorrer a uma mangueira ligada diretamente a um curso de água que corria da montanha, que muitas vezes despejava cobras e sapos. E durante quase dez anos Lee enfrentou este cenário todos os dias.

Lee conta então que as rotinas dos homens e das mulheres eram muito semelhantes. No entanto, o treino físico era mais ligeiro e curto para as mulheres. Por outro lado, as mulheres eram obrigadas a realizar tarefas diárias: cozinhar e fazer a limpeza fazia parte do seu dia a dia.

O ambiente vai se degradando e o secador de cabelo que Lee recebeu quando chegou ao exército e que tanto a fascinou deixa de fazer sentido, até porque nem sequer pode usá-lo. “Depois de seis meses a um ano de serviço não menstruamos mais devido à desnutrição e ao estresse”, denuncia.

Suas camaradas, conta, diziam ficar felizes por já não terem de menstruar. Mas a verdade é que, o que de fato as fazia feliz, era que a “situação já era tão má que se menstruassem seria ainda pior”.

So Yeon conta que durante a sua passagem pelo exército, ela e outras colegas tinham de reutilizar absorventes, que tinham de ser lavados de manhã, “longe da vista dos homens”.

Juliette Morillot, autora do livro “Coreia do Norte em 100 Perguntas”, que falou com várias norte-coreanas no exército, dá força às denúncias de Lee: “Uma das mulheres com quem falei, que tinha 20 anos, me disse que treinava tanto que não tinha menstruado durante dois anos”.

Outro problema no exército para as recrutas femininas é o assédio sexual. Lee So Yeon garante que não foi violada, mas são poucas as que admitem, assinala Morillot. Contam, porém, que acontece às outras.

“O comandante da companhia ficava no quarto depois do horário e estuprava as militares às suas ordens. Isto acontecia muitas e muitas vezes”, revela Yeon.

O exército norte-coreano diz que leva a sério as acusações de abuso sexual e que os culpados cumprem penas de até sete anos de cadeia, mas nenhuma mulher está disposta a testemunhar. “Frequentemente, os homens não são punidos. A violência doméstica é comumente aceita e não denunciada. O mesmo acontece no exército”, diz Morillot.

Lee So Yeon tentou escapar da Coreia do Norte em 2008, mas foi pega na fronteira com a China e enviada para um campo de detenção durante um ano. Tinha saído do exército alegando que queria estar mais perto da família.

Pouco tempo depois de sair da prisão, tentou fugir de novo. Atravessou um rio a nado e, já na China, se encontrou com um agente que lhe arranjou a viagem para a Coreia do Sul, onde vive desde que desertou.

Lee So Yeon se juntou ao exército por vontade própria, mas em 2015 foi anunciado que todas as mulheres na Coreia do Norte seriam obrigadas a cumprir sete anos de serviço militar a partir dos 18 anos. Os homens têm de cumprir dez anos – o serviço obrigatório mais longo a nível mundial.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …