EUA: conheça a região com a maior taxa de mortalidade por Covid-19 no mundo

Mais de 12 milhões de pessoas estão contaminadas pela Covid-19 nos Estados Unidos. Mas o vírus não ataca o país de maneira equitativa. Os estados do centro assistem a uma progressão acelerada da epidemia nas últimas semanas e as regiões rurais, poupadas no início da crise sanitária, são as que mais sofrem atualmente. A reportagem da RFI visitou a cidade de Bismarck, na Dakota do Norte, um dos estados que registram os maiores índices de mortalidade ligados ao coronavírus no mundo.

Segundo um estudo de Harvard, a Dakota do Norte detém o triste recorde da pandemia. Com um óbito para cada mil habitantes, o estado tem a maior taxa de mortalidade do planeta. Mas entrar em um restaurante na cidade de Bismarck é como ser transportado para um mundo sem pandemia. Os frequentadores se divertem numerosos em torno de uma mesa, alheios à realidade.

Na Dakota do Norte, o uso de máscaras de proteção passou a ser obrigatório há somente dez dias. No entanto, o acessório raramente é adotado.

Alguns defendem a questão das liberdades individuais, protegida pela Constituição americana. “É o meu direito constitucional”, lança uma mulher, que passeia sem máscara no hall de um hotel.

Outros se defendem com teorias sobre a eficácia da proteção. “Não podemos dizer que usar uma máscara protege contra a Covid”, afirma um homem em um posto de gasolina. “É como jogar areia um uma peneira”, defende, como se fosse um argumento científico.

Hospitais lotados

O resultado dessa atitude por ser sentido nos hospitais da cidade, lotados e nos quais médicos e enfermeiros não dão mais conta do fluxo de pacientes.

“Essa ausência de preocupação com os outros é o que nos levou a números cada vez mais altos de contaminados. E é isso que nos preocupa,” avalia o médico David Field. “É duro, muito duro trabalhar de forma tão intensa todos os dias, o dia inteiro”, resume, visivelmente esgotado fisicamente.

Jason Kerry, 36 anos, acaba de sair do hospital. Após três dias no Centro de Tratamento Intensivo (CTI), ele tenta conscientizar os amigos. “Não importa o seu estado de saúde, e sim a maneira como o vírus te ataca. E eu espero que ele não afete o seu corpo como afetou o meu.”

Os Estados Unidos, país com maior número de mortos vítimas de Covid-19 no mundo, já registrou mais de 257 mil óbitos desde o início da pandemia. E o ritmo de contaminação continua acelerando.

// RFI

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

O maior mar da lua Titã pode ter mais de 300 metros de profundidade

Os oceanos da Terra não são os únicos que guardam vários mistérios ainda não explorados: os lagos e mares de Titã, a maior lua de Saturno, também são enigmáticos. Assim, em um novo estudo, astrônomos …

Xi deixa alerta para Biden: protecionismo norte-americano pode gerar 'nova Guerra Fria'

O líder chinês deixou um aviso para o presidente norte-americano, Joe Biden: os EUA arriscam entrar em uma nova Guerra Fria se continuarem com as políticas protecionistas do ex-presidente Donald Trump. Em um discurso virtual na …

Polícia prende ladrões que abriam túmulos e roubavam crânios para rituais nos EUA

A polícia do condado de Lake, no estado da Flórida, nos EUA, prendeu dois homens acusado de violarem sepulturas e roubarem crânios e ossos no cemitério Edgewood, na região. A investigação utilizou DNA encontrado em charuto, …

Instituto Pasteur abandona projeto de vacina contra Covid-19

O Instituto Pasteur da França anunciou nesta segunda-feira o abandono do seu principal projeto de vacina contra a Covid-19, após os resultados decepcionantes dos primeiros testes clínicos. "As respostas imunológicas induzidas foram inferiores às observadas …

Biden reimpõe restrições para passageiros procedentes do Brasil

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, restabeleceu nesta segunda-feira (25/01) a proibição da entrada no país de pessoas procedentes da União Europeia, Reino Unido e Brasil para conter a pandemia de covid-19. A nova …

Quem é 'el Chapo asiático' que foi preso acusado de controlar mercado de drogas de R$ 380 bilhões

A polícia holandesa prendeu o suposto chefe de uma das maiores quadrilhas de tráfico de drogas do mundo: Tse Chi Lop, apelidado de "El Chapo" da Ásia. O cidadão canadense nascido na China é apontado como …

Homem recebe primeiro transplante duplo de braço e ombro

A ciência cada vez mais evoluída. Um homem da Islândia foi o primeiro do mundo a receber um transplante duplo de braço e ombro. A cirurgia foi um sucesso e o paciente, o islandês Felix Gretarsson, …

Bolsonaro pode enfrentar um tribunal internacional por crimes contra a humanidade

Jair Bolsonaro pode enfrentar acusações no Tribunal Penal Internacional (TPI) depois de ser acusado de crimes contra a humanidade. Líderes indígenas no Brasil e grupos de direitos humanos estão pedindo ao tribunal que investigue o presidente …

Presidente mexicano López Obrador é diagnosticado com Covid-19

O presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, 67 anos, entrou para a lista dos líderes mundiais que foram infectados pela Covid-19. Ele informou nesse domingo (24) que testou positivo para o novo coronavírus, …

Desenterram em Jerusalém granada de mão britânica da 1ª Guerra Mundial

Em pleno centro da cidade de Jerusalém, foi desenterrada uma granada de mão britânica da Primeira Guerra Mundial. O artefato perigoso foi descoberto em uma antiga cisterna por Oscar Becherno, responsável pela escavação arqueológica em nome …