Conheça a receita do sucesso português contra a pandemia de Covid-19

Simone Venezia / EPA

O jornal francês “Libération” dá nesta sexta-feira a receita do sucesso português contra a pandemia de Covid-19. “Impedir o contato entre contaminados e outros pacientes, disciplina da população e unidade política” são as linhas mestras da estratégia portuguesa. No entanto, em Lisboa foi registrado nos últimos dias uma retomada dos contágios e a vigilância continua grande no país.

Libération enviou um jornalista a Lisboa e publica uma reportagem especial sobre a situação sanitária em Portugal. O jornal aponta uma “exceção na Europa em sua gestão da crise sanitária desde o início da pandemia”.

O enviado especial do jornal francês visitou hospitais da capital e escreve que o clima que reina em torno do Hospital Santa Maria é uma boa indicação da maneira como Portugal enfrenta a pandemia. Na fila de espera para o Pronto-Socorro, as pessoas parecem preocupadas, mas ninguém se precipita.

Todo mundo é testado para a Covid-19 antes de entrar no estabelecimento. O diretor do hospital, Luis Pinheiro, entrevistado por Libération, explica que desde o início a obsessão da instituição foi isolar o circuito Covid, isto é, tentar impedir que doentes afetados pelo novo coronavírus cruzem outros pacientes e evitar que outras patologias sejam penalizadas pela mobilização para lutar contra a pandemia.

O médico afirma, orgulhoso, que “até agora todo mundo foi atendido, sem exceção”.

Alta dos casos

No entanto, o país do sul da Europa também está em alerta. Como em outras regiões do continente, a conjuntura preocupa, os casos de contágio aumentam em um ritmo importante e o receio ganha as declarações oficiais. Em Portugal, as interrogações sobre a capacidade do país de conter o avanço do vírus também emergem, informa o jornal.

Mas por enquanto, os portugueses estão felizes por “terem escapado do furacão” provocado pela Covid-19 em outros países. Em comparação com a vizinha Espanha, quatro vezes mais populosa, Portugal tem 10 vezes menos casos de contaminação e 16 vezes menos vítimas. Até agora, o país contabiliza 1.977 mortes, enquanto a Espanha tem 31.791 vítimas fatais.

O mais impressionante, segundo a reportagem, é que Portugal conseguiu esses bons resultados apesar de ter enfrentado uma violenta crise econômica, entre 2008 e 2013, durante a qual teve que fazer importantes cortes nos gastos públicos, especialmente no setor da saúde, por imposição de Bruxelas.

Com uma capacidade de 3,5 leitos por 1.000 habitantes de acordo com a OCDE, o sistema público de saúde português é extremamente precário, informa o diário. Para se ter uma ideia, a França tem com 5,9 leitos por 1.000 habitantes.

Comportamento exemplar

A chave do sucesso? Ter reagido rapidamente para evitar a propagação desde o mês de março. O país fechou suas fronteiras, mas o principal foi o isolamento quase espontâneo de toda a população, independentemente das decisões do governo. “O comportamento dos portugueses foi exemplar”, escreve Libération.

Com a alta dos casos, mais de 70% da região metropolitana de Lisboa, as autoridades portuguesas se viram agora obrigadas a baixar medidas restritivas. Desde 15 de setembro, os agrupamentos estão limitados a 15 pessoas, a venda de bebidas alcoólicas está proibida após 20h, e a frequentação de bares e restaurantes localizados nas proximidades de escolas foi reduzida.

Mas nunca a taxa de ocupação dos leitos nas UTIs com casos graves de Covid-19 ultrapassou os 60%. Nas páginas do jornal, a ministra da Saúde, Marta Temido, torce para que “a barragem portuguesa contra o coronavírus, que funcionou até aqui, continue resistindo” e evite também a segunda onda da epidemia.

// RFI

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Um acelerador de partículas cósmico, muito mais poderoso do que o LHC foi descoberto no espaço

Cientistas rastrearam uma partícula fantasma para uma estrela despedaçada e descobriram um gigantesco acelerador de partículas cósmico. A partícula subatômica, chamada de neutrino, foi lançada em direção à Terra depois que a estrela condenada chegou muito …

Mulher de 'El Chapo' Guzmán é presa nos EUA acusada por narcotráfico

Foi presa nesta segunda-feira (22/02) nos Estados Unidos Emma Coronel Aispuro, 31, mulher de Joaquín "El Chapo" Guzmán, ex-líder do cartel de drogas mexicano Sinaloa. Aispuro, que tem cidadania mexicana e americana, foi presa no aeroporto …

Gana é o primeiro país do mundo a receber vacinas do programa Covax, da OMS

Gana recebeu nesta quarta-feira o primeiro lote mundial de vacinas financiadas pelo programa Covax, que proporciona aos países de renda baixa e média as primeiras doses de fármacos antiCovid. Os imunizantes foram enviados de …

Variante da Califórnia parece ser mais contagiosa e resistente a vacinas, aponta estudo

Um novo estudo confirma que a mutação do SARS-CoV-2 na Califórnia, EUA, é mais contagiosa e mais resistente a vacinas, embora a escala de sua ameaça ainda não esteja clara. Uma variante descoberta pela primeira vez …

Cheirinho de carro novo? Estudo alerta para risco de câncer em odor favorito de muitos

Um estudo publicado por pesquisadores da Universidade da California Riverside mostrou que o cheiro de carro novo, tão amado por todo mundo que acaba de comprar o seu veículo, pode ser um risco para saúde. Mas …

STJ anula quebra do sigilo de Flávio Bolsonaro no caso das "rachadinhas"

Ministros apontaram falta de fundamentação do juiz de 1ª instância. Decisões da próxima semana determinarão chance de o processo contra o senador ir adiante ou voltar ao início. A Quinta Turma do Superior Tribunal de Justiça …

Troca de comando na Petrobras: Bolsonaro repete interferência de Dilma na estatal?

As ações da Petrobras derreteram depois que o presidente Jair Bolsonaro decidiu mudar o comando da empresa. Na noite de sexta-feira (19/02), Bolsonaro anunciou o general da reserva Joaquim Silva e Luna para substituir o …

Uruguai, último país da América do Sul a receber vacinas, começa imunização em março

O presidente do Uruguai, Luis Lacalle Pou, informou nesta segunda-feira (22) que as primeiras vacinas contra a Covid-19 chegarão nesta quinta-feira ao país, o único na América do Sul que ainda não possui doses …

Cada ponto brilhante neste novo mapa cósmico é um buraco negro supermassivo

A equipe internacional sinterizou um conjunto tão impressionante quanto inédito de sinais de rádio emitidos por buracos negros supermassivos. Se tivéssemos um telescópio capaz de mostrar quaisquer objetos do universo, independentemente de quão distantes eles estão, …

Desvendado enigma de inscrição na obra "O Grito" de Edvard Munch

Uma frase escrita sobre uma das obras de arte mais conhecidas do mundo foi, durante um século, motivo de conjeturas e controvérsias entre os especialistas de arte em todo o mundo. Uma análise com escâner infravermelho, …