Conheça a receita do sucesso português contra a pandemia de Covid-19

Simone Venezia / EPA

O jornal francês “Libération” dá nesta sexta-feira a receita do sucesso português contra a pandemia de Covid-19. “Impedir o contato entre contaminados e outros pacientes, disciplina da população e unidade política” são as linhas mestras da estratégia portuguesa. No entanto, em Lisboa foi registrado nos últimos dias uma retomada dos contágios e a vigilância continua grande no país.

Libération enviou um jornalista a Lisboa e publica uma reportagem especial sobre a situação sanitária em Portugal. O jornal aponta uma “exceção na Europa em sua gestão da crise sanitária desde o início da pandemia”.

O enviado especial do jornal francês visitou hospitais da capital e escreve que o clima que reina em torno do Hospital Santa Maria é uma boa indicação da maneira como Portugal enfrenta a pandemia. Na fila de espera para o Pronto-Socorro, as pessoas parecem preocupadas, mas ninguém se precipita.

Todo mundo é testado para a Covid-19 antes de entrar no estabelecimento. O diretor do hospital, Luis Pinheiro, entrevistado por Libération, explica que desde o início a obsessão da instituição foi isolar o circuito Covid, isto é, tentar impedir que doentes afetados pelo novo coronavírus cruzem outros pacientes e evitar que outras patologias sejam penalizadas pela mobilização para lutar contra a pandemia.

O médico afirma, orgulhoso, que “até agora todo mundo foi atendido, sem exceção”.

Alta dos casos

No entanto, o país do sul da Europa também está em alerta. Como em outras regiões do continente, a conjuntura preocupa, os casos de contágio aumentam em um ritmo importante e o receio ganha as declarações oficiais. Em Portugal, as interrogações sobre a capacidade do país de conter o avanço do vírus também emergem, informa o jornal.

Mas por enquanto, os portugueses estão felizes por “terem escapado do furacão” provocado pela Covid-19 em outros países. Em comparação com a vizinha Espanha, quatro vezes mais populosa, Portugal tem 10 vezes menos casos de contaminação e 16 vezes menos vítimas. Até agora, o país contabiliza 1.977 mortes, enquanto a Espanha tem 31.791 vítimas fatais.

O mais impressionante, segundo a reportagem, é que Portugal conseguiu esses bons resultados apesar de ter enfrentado uma violenta crise econômica, entre 2008 e 2013, durante a qual teve que fazer importantes cortes nos gastos públicos, especialmente no setor da saúde, por imposição de Bruxelas.

Com uma capacidade de 3,5 leitos por 1.000 habitantes de acordo com a OCDE, o sistema público de saúde português é extremamente precário, informa o diário. Para se ter uma ideia, a França tem com 5,9 leitos por 1.000 habitantes.

Comportamento exemplar

A chave do sucesso? Ter reagido rapidamente para evitar a propagação desde o mês de março. O país fechou suas fronteiras, mas o principal foi o isolamento quase espontâneo de toda a população, independentemente das decisões do governo. “O comportamento dos portugueses foi exemplar”, escreve Libération.

Com a alta dos casos, mais de 70% da região metropolitana de Lisboa, as autoridades portuguesas se viram agora obrigadas a baixar medidas restritivas. Desde 15 de setembro, os agrupamentos estão limitados a 15 pessoas, a venda de bebidas alcoólicas está proibida após 20h, e a frequentação de bares e restaurantes localizados nas proximidades de escolas foi reduzida.

Mas nunca a taxa de ocupação dos leitos nas UTIs com casos graves de Covid-19 ultrapassou os 60%. Nas páginas do jornal, a ministra da Saúde, Marta Temido, torce para que “a barragem portuguesa contra o coronavírus, que funcionou até aqui, continue resistindo” e evite também a segunda onda da epidemia.

// RFI

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

George W. Bush: o suposto plano para matar ex-presidente dos EUA desbaratado pelo FBI

Um simpatizante do Estado Islâmico planejava assassinar o ex-presidente dos EUA George W. Bush, mas o plano foi descoberto pelo FBI (polícia federal americana), segundo autoridades dos Estados Unidos. O suspeito, um residente de Ohio, supostamente …

O que se sabe sobre misterioso surto de varíola dos macacos

Casos recentes da doença na América do Norte e Europa acenderam o alerta entre especialistas. Endêmico na África, vírus é transmitido por animais contaminados e por contato próximo prolongado entre pessoas. Autoridades de saúde na América …

EUA: Estudo traz primeiros resultados 'promissores' de vacina de RNA mensageiro contra Aids

Uma vacina usando a tecnologia de RNA mensageiro, a mesma que algumas vacinas contra a Covid-19, pode ser usada desta vez contra a Aids. É o que mostram os primeiros resultados promissores de testes …

Viagem de Lula à Argentina visa fortalecer governo de Fernández e teoria de lawfare contra Kirchner

O ex-presidente Lula será o primeiro estrangeiro a discursar diante de uma multidão na Praça de Maio, em Buenos Aires, em um ato destinado a renovar o vínculo do governo argentino com o seu …

Após EUA, vários países se mobilizam em boicote aos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim

Reino Unido, Austrália, Canadá, Nova Zelândia seguiram os passos dos Estados Unidos e anunciaram que também vão participar do “boicote diplomático” aos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim, previstos para fevereiro. Os países acusam …

Musk anuncia que Neuralink testará microchips neuronais em humanos em 2022

O bilionário e empreendedor norte-americano referiu que já testou com sucesso um implante cerebral em um macaco, e quer agora que essa tecnologia seja aplicada em humanos. Os humanos poderão ter implantes cerebrais da empresa Neuralink …

Cientistas americanos encontram substância contra coronavírus em algas para sushi

Biólogos americanos esperam que sua descoberta ajude na criação de tratamentos antivírus com base em plantas. Os cientistas determinaram que o sulfato de rhamnan – polissacarídeo componente das algas verdes Monostroma nitidum, utilizadas para embrulhar o …

Mulheres comandam metade dos ministérios no governo Scholz

Futuro chanceler confirma nomes finais do seu governo, que deverá começar os trabalhos ainda esta semana. Percentual de mulheres no comando de ministérios federais é o maior da história da Alemanha. O próximo chanceler federal da …

Biden e Putin fazem videoconferência para tentar resolver impasse na Ucrânia

Joe Biden e Vladimir Putin se preparam para uma vídeoconferência nesta terça-feira (7) em um momento em que as tensões entre Washington e Moscou se intensificam com rumores de uma iminente invasão da Ucrânia …

Aung San Suu Kyi é condenada a 4 anos de prisão

Líder deposta por golpe militar em Mianmar enfrenta série de acusações que a Anistia Internacional chama de falsas. Novo veredicto deve sair nos próximos dias. A líder deposta de Mianmar, Aung San Suu Kyi, foi condenada …