Conheça a receita do sucesso português contra a pandemia de Covid-19

Simone Venezia / EPA

O jornal francês “Libération” dá nesta sexta-feira a receita do sucesso português contra a pandemia de Covid-19. “Impedir o contato entre contaminados e outros pacientes, disciplina da população e unidade política” são as linhas mestras da estratégia portuguesa. No entanto, em Lisboa foi registrado nos últimos dias uma retomada dos contágios e a vigilância continua grande no país.

Libération enviou um jornalista a Lisboa e publica uma reportagem especial sobre a situação sanitária em Portugal. O jornal aponta uma “exceção na Europa em sua gestão da crise sanitária desde o início da pandemia”.

O enviado especial do jornal francês visitou hospitais da capital e escreve que o clima que reina em torno do Hospital Santa Maria é uma boa indicação da maneira como Portugal enfrenta a pandemia. Na fila de espera para o Pronto-Socorro, as pessoas parecem preocupadas, mas ninguém se precipita.

Todo mundo é testado para a Covid-19 antes de entrar no estabelecimento. O diretor do hospital, Luis Pinheiro, entrevistado por Libération, explica que desde o início a obsessão da instituição foi isolar o circuito Covid, isto é, tentar impedir que doentes afetados pelo novo coronavírus cruzem outros pacientes e evitar que outras patologias sejam penalizadas pela mobilização para lutar contra a pandemia.

O médico afirma, orgulhoso, que “até agora todo mundo foi atendido, sem exceção”.

Alta dos casos

No entanto, o país do sul da Europa também está em alerta. Como em outras regiões do continente, a conjuntura preocupa, os casos de contágio aumentam em um ritmo importante e o receio ganha as declarações oficiais. Em Portugal, as interrogações sobre a capacidade do país de conter o avanço do vírus também emergem, informa o jornal.

Mas por enquanto, os portugueses estão felizes por “terem escapado do furacão” provocado pela Covid-19 em outros países. Em comparação com a vizinha Espanha, quatro vezes mais populosa, Portugal tem 10 vezes menos casos de contaminação e 16 vezes menos vítimas. Até agora, o país contabiliza 1.977 mortes, enquanto a Espanha tem 31.791 vítimas fatais.

O mais impressionante, segundo a reportagem, é que Portugal conseguiu esses bons resultados apesar de ter enfrentado uma violenta crise econômica, entre 2008 e 2013, durante a qual teve que fazer importantes cortes nos gastos públicos, especialmente no setor da saúde, por imposição de Bruxelas.

Com uma capacidade de 3,5 leitos por 1.000 habitantes de acordo com a OCDE, o sistema público de saúde português é extremamente precário, informa o diário. Para se ter uma ideia, a França tem com 5,9 leitos por 1.000 habitantes.

Comportamento exemplar

A chave do sucesso? Ter reagido rapidamente para evitar a propagação desde o mês de março. O país fechou suas fronteiras, mas o principal foi o isolamento quase espontâneo de toda a população, independentemente das decisões do governo. “O comportamento dos portugueses foi exemplar”, escreve Libération.

Com a alta dos casos, mais de 70% da região metropolitana de Lisboa, as autoridades portuguesas se viram agora obrigadas a baixar medidas restritivas. Desde 15 de setembro, os agrupamentos estão limitados a 15 pessoas, a venda de bebidas alcoólicas está proibida após 20h, e a frequentação de bares e restaurantes localizados nas proximidades de escolas foi reduzida.

Mas nunca a taxa de ocupação dos leitos nas UTIs com casos graves de Covid-19 ultrapassou os 60%. Nas páginas do jornal, a ministra da Saúde, Marta Temido, torce para que “a barragem portuguesa contra o coronavírus, que funcionou até aqui, continue resistindo” e evite também a segunda onda da epidemia.

// RFI

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …