Conheça a receita do sucesso português contra a pandemia de Covid-19

Simone Venezia / EPA

O jornal francês “Libération” dá nesta sexta-feira a receita do sucesso português contra a pandemia de Covid-19. “Impedir o contato entre contaminados e outros pacientes, disciplina da população e unidade política” são as linhas mestras da estratégia portuguesa. No entanto, em Lisboa foi registrado nos últimos dias uma retomada dos contágios e a vigilância continua grande no país.

Libération enviou um jornalista a Lisboa e publica uma reportagem especial sobre a situação sanitária em Portugal. O jornal aponta uma “exceção na Europa em sua gestão da crise sanitária desde o início da pandemia”.

O enviado especial do jornal francês visitou hospitais da capital e escreve que o clima que reina em torno do Hospital Santa Maria é uma boa indicação da maneira como Portugal enfrenta a pandemia. Na fila de espera para o Pronto-Socorro, as pessoas parecem preocupadas, mas ninguém se precipita.

Todo mundo é testado para a Covid-19 antes de entrar no estabelecimento. O diretor do hospital, Luis Pinheiro, entrevistado por Libération, explica que desde o início a obsessão da instituição foi isolar o circuito Covid, isto é, tentar impedir que doentes afetados pelo novo coronavírus cruzem outros pacientes e evitar que outras patologias sejam penalizadas pela mobilização para lutar contra a pandemia.

O médico afirma, orgulhoso, que “até agora todo mundo foi atendido, sem exceção”.

Alta dos casos

No entanto, o país do sul da Europa também está em alerta. Como em outras regiões do continente, a conjuntura preocupa, os casos de contágio aumentam em um ritmo importante e o receio ganha as declarações oficiais. Em Portugal, as interrogações sobre a capacidade do país de conter o avanço do vírus também emergem, informa o jornal.

Mas por enquanto, os portugueses estão felizes por “terem escapado do furacão” provocado pela Covid-19 em outros países. Em comparação com a vizinha Espanha, quatro vezes mais populosa, Portugal tem 10 vezes menos casos de contaminação e 16 vezes menos vítimas. Até agora, o país contabiliza 1.977 mortes, enquanto a Espanha tem 31.791 vítimas fatais.

O mais impressionante, segundo a reportagem, é que Portugal conseguiu esses bons resultados apesar de ter enfrentado uma violenta crise econômica, entre 2008 e 2013, durante a qual teve que fazer importantes cortes nos gastos públicos, especialmente no setor da saúde, por imposição de Bruxelas.

Com uma capacidade de 3,5 leitos por 1.000 habitantes de acordo com a OCDE, o sistema público de saúde português é extremamente precário, informa o diário. Para se ter uma ideia, a França tem com 5,9 leitos por 1.000 habitantes.

Comportamento exemplar

A chave do sucesso? Ter reagido rapidamente para evitar a propagação desde o mês de março. O país fechou suas fronteiras, mas o principal foi o isolamento quase espontâneo de toda a população, independentemente das decisões do governo. “O comportamento dos portugueses foi exemplar”, escreve Libération.

Com a alta dos casos, mais de 70% da região metropolitana de Lisboa, as autoridades portuguesas se viram agora obrigadas a baixar medidas restritivas. Desde 15 de setembro, os agrupamentos estão limitados a 15 pessoas, a venda de bebidas alcoólicas está proibida após 20h, e a frequentação de bares e restaurantes localizados nas proximidades de escolas foi reduzida.

Mas nunca a taxa de ocupação dos leitos nas UTIs com casos graves de Covid-19 ultrapassou os 60%. Nas páginas do jornal, a ministra da Saúde, Marta Temido, torce para que “a barragem portuguesa contra o coronavírus, que funcionou até aqui, continue resistindo” e evite também a segunda onda da epidemia.

// RFI

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …