EUA: Estudo traz primeiros resultados ‘promissores’ de vacina de RNA mensageiro contra Aids

PAHO / WHO

Uma vacina usando a tecnologia de RNA mensageiro, a mesma que algumas vacinas contra a Covid-19, pode ser usada desta vez contra a Aids. É o que mostram os primeiros resultados promissores de testes em animais, disseram os pesquisadores norte-americanos nesta quinta-feira (9).

A vacina demonstrou ser segura quando administrada em macacos, e o risco de infecção por exposição foi reduzido em 79%. No entanto, o imunizante requer melhorias antes de poder ser testado em humanos.

“Apesar de quase quatro décadas de esforços da comunidade científica global, uma vacina eficaz para prevenir o HIV continua sendo um objetivo difícil”, disse o imunologista Anthony Fauci, co-autor do estudo e também conselheiro da Casa Branca para a crise sanitária causada pela pandemia de Covid-19.

“Esta vacina experimental de RNA mensageiro combina vários recursos que poderiam superar as falhas de outras vacinas experimentais contra o HIV e representa uma abordagem promissora”, acrescentou o diretor do Instituto Nacional de Alergia e Doenças Infecciosas dos Estados Unidos (NIAD).

Cientistas do instituto realizaram este trabalho em colaboração com pesquisadores da Moderna, a empresa norte-americana responsável por uma das vacinas utilizadas contra a Covid-19. O estudo foi publicado nesta quinta-feira na prestigiada revista Nature.

Vacina bem tolerada por animais

A vacina foi testada primeiro em camundongos e depois em macacos do tipo rhesus. Estes receberam várias doses de reforço durante um período de um ano. Apesar das altas doses de RNA mensageiro, o produto foi bem aceito, causando moderados efeitos colaterais, como perda temporária de apetite.

Na semana de número 58, todos os macacos desenvolveram níveis detectáveis ​​de anticorpos. A partir da 60ª semana, os animais foram expostos semanalmente ao vírus, via mucosa retal.

Como os primatas não são vulneráveis ​​ao HIV-1, que infecta humanos, os pesquisadores usaram um vírus diferente, mas semelhante, o HIV símio (SHIV). Após 13 semanas, apenas dois dos sete macacos imunizados não estavam infectados. Mas enquanto outros macacos não vacinados desenvolveram a doença após cerca de três semanas, aqueles que estavam imunes demoraram em média oito semanas.

“Este nível de redução de risco pode ter um impacto significativo na transmissão viral”, disse o estudo. A vacina atua entregando instruções genéticas ao corpo, causando a criação de duas proteínas características do vírus. Estas são então montadas para formar partículas pseudovirais (VLPs), simulando uma infecção a fim de induzir uma resposta do sistema imunológico.

Os cientistas observam, no entanto, que os níveis de anticorpos produzidos foram relativamente baixos e que uma vacina que requer injeções múltiplas seria difícil de implementar em humanos. Eles desejam, portanto, melhorar a qualidade e a quantidade de partículas pseudovirais geradas, antes de testar a vacina em humanos.

// RFI

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …