“Super Saturno” tem anéis com mais de 120 milhões de quilômetros em diâmetro

(dv) Pic About Space

Concepção artística do "Super Saturno", cujo os anéis têm um diâmetro de mais de 120 milhões de quilômetros

Concepção artística do “Super Saturno”, cujo os anéis têm um diâmetro de mais de 120 milhões de quilômetros

Os astrônomos do Observatório de Leiden, na Holanda, e da Universidade de Rochester, nos EUA, descobriram que o sistema de anéis que eles observaram eclipsar a jovem estrela J1407 é de proporções enormes, muito maior e mais pesado do que o sistema de anéis de Saturno.

O sistema – o primeiro de seu tipo a ser encontrado fora do nosso Sistema Solar – foi descoberto em 2012 por uma equipe liderada por Eric Mamajek, de Rochester; mas só agora pode-se avaliar as dimensões dos anéis.

A nova análise dos dados, liderada por Matthew Kenworthy, de Leiden, mostra que o sistema de anéis consiste em mais de 30 anéis, cada um deles com dezenas de milhões de quilômetros de diâmetro. Além disso, eles encontraram lacunas nos anéis, indicando que satélites (“exoluas”) podem ter se formado.

“Os detalhes que vemos na curva de luz são incríveis. O eclipse durou várias semanas, mas você vê mudanças rápidas em escalas de tempo de dezenas de minutos como resultado de estruturas finas nos anéis “, diz Kenworthy.

“A estrela está muito longe para observarmos os anéis diretamente, mas podemos fazer um modelo detalhado com base nas variações de brilho rápido na luz das estrelas que passam pelo sistema de anéis. Se pudéssemos substituir os anéis de Saturno com os anéis em torno de J1407b, eles seriam facilmente visíveis à noite e seriam muitas vezes maiores que a Lua cheia”, explica.

Super Saturno

“Este planeta é muito maior do que Júpiter ou Saturno, e seu sistema de anéis é aproximadamente 200 vezes maior do que os anéis de Saturno são hoje. Você poderia pensar nisso como um super Saturno”, disse o coautor Mamajek, professor de física e astronomia da Universidade de Rochester.

Os astrônomos analisaram dados do projeto SuperWASP – uma pesquisa projetada para detectar gigantes de gás que se movem na frente de sua estrela principal.

Em 2012, Mamajek e colegas da Universidade de Rochester relataram a descoberta da jovem estrela J1407 e seus eclipses incomuns, e propuseram que estes fossem causados por um disco formador de luas em torno de um jovem planeta gigante ou de uma anã marrom.

Em um terceiro estudo, mais recente, liderado por Kenworthy, a ótica adaptativa e a espectroscopia Doppler foram utilizadas para estimar a massa do objeto circundado.

Suas conclusões com base nestes e em artigos anteriores sobre o intrigante sistema J1407 é que ele provavelmente era um planeta gigante – ainda não observado – com um gigantesco sistema de anéis responsável pelo apagamento repetido da luz de J1407.

A curva de luz informou aos astrônomos que o diâmetro do sistema de anel é de quase 120 milhões de quilômetros, mais do que duzentas vezes maior que os anéis de Saturno. O sistema de anéis provavelmente contém aproximadamente o valor de massa da Terra em partículas de poeira que obscurecem a luz.

Eclipse

Mamajek coloca em contexto a quantidade de material contida nesses discos e anéis. “Se você moesse as quatro grandes luas galileanas de Júpiter em pó e gelo e espalhasse o material sobre suas órbitas em um anel ao redor de Júpiter, o anel seria tão opaco que um observador distante que visse o anel passar na frente do Sol veria um eclipse muito profundo e de vários dias “, diz Mamajek.

“No caso de J1407, vemos os anéis bloqueando tanto quanto 95% da luz desta jovem estrela durante dias, então há muito material lá que poderia então formar satélites”. completa.

Nos dados, os astrônomos encontraram pelo menos um espaço limpo na estrutura de anéis, o que está mais claramente definido no novo modelo.

“Uma explicação óbvia é que um satélite se formou e esculpiu essa lacuna. A massa do satélite poderia estar entre a da Terra e a de Marte. O satélite teria um período orbital de aproximadamente dois anos em torno de J1407b”, diz Kenworthy.

Os astrônomos esperam que os anéis se tornem mais finos nos próximos vários milhões de anos e eventualmente desapareçam à medida que os satélites se formarem a partir do material nos discos.

“A comunidade de ciência planetária tem teorizado por décadas que planetas como Júpiter e Saturno teriam tido, em estágio inicial, discos em torno deles que levaram à formação de satélites”, explica Mamajek.

“No entanto, até que descobrimos esse objeto em 2012, ninguém tinha visto um sistema destes. Esta é a primeira imagem da formação de satélites em escalas de um milhão de quilômetros em torno de um objeto substelar”, acrescenta.

Os astrônomos estimam que J1407b tenha um período orbital de aproximadamente uma década de duração. A massa de J1407b tem sido difícil de medir, mas está provavelmente na faixa de cerca de 10 a 40 massas de Júpiter.

Os pesquisadores incentivam astrônomos amadores a ajudar a monitorar J1407, o que ajudaria a detectar o próximo eclipse dos anéis e identificar o período e a massa do seu companheiro anelado.

As observações de J1407 podem ser comunicadas à Associação Americana de Observadores de Estrelas Variáveis (AAVSO). Enquanto isso, os astrônomos estão buscando outros levantamentos fotométricos à procura de eclipses causados por sistemas de anéis ainda não descobertos.

Kenworthy acrescenta que encontrar eclipses de mais objetos como o companheiro da J1407 “é a única maneira viável que temos de observar as primeiras condições de formação de satélites em um futuro próximo”.

“Os eclipses da J1407 nos permitirão estudar as propriedades físicas e químicas dos discos circumplanetários de geração de satélite”, conclui.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Israel mata comandante da Jihad Islâmica em ataque aéreo

Forças israelense bombardeiam casa de líder extremista na Faixa de Gaza. Militantes palestinos reagem disparando dezenas de mísseis contra Israel. Autoridades pedem que população fique em casa. Um importante comandante militar do grupo extremista palestino Jihad …

Cão aprende a falar usando máquina de escrever e já sabe 29 palavras

Stella tem 18 meses e, apesar de ser um cachorro, já sabe “falar” mais do que muitos humanos da sua idade. Através de uma máquina criada por sua tutora, o animal consegue se comunicar usando …

Saída de Lula da prisão pode ser “oportunidade” para Bolsonaro, diz especialista ao Le Monde

O jornal Le Monde deste domingo e segunda-feira, feriado em que a França comemora o Armistício da Primeira Guerra Mundial, traz uma reportagem de página inteira sobre a liberação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da …

Evo Morales deixa a Bolívia rumo ao México

O agora ex-presidente Evo Morales deixou a Bolívia na noite desta segunda-feira (11) e pegou um avião em direção ao México. Em comunicado via Twitter, Evo Morales disse que estava agradecido ao México por ter lhe …

Turquia repatria jihadistas estrangeiros do "Estado Islâmico"

A Turquia começou a repatriar nesta segunda-feira (11/11) jihadistas estrangeiros do grupo terrorista "Estado Islâmico" (EI) que foram capturados no norte da Síria. Um alemão, um dinamarquês e um americano foram os primeiros deportados por …

Fumar aumenta o risco de depressão e esquizofrenia?

De acordo com um novo estudo da Universidade de Bristol (Reino Unido), fumar pode aumentar o seu risco de desenvolver depressão ou esquizofrenia. Os pesquisadores queriam estudar a relação conhecida entre tabagismo e doenças mentais. Muitas …

Prisões não vão abrir as portas após decisão do STF, dizem especialistas

Segundo especialistas ouvidos pela Sputnik Brasil, a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre o momento da execução da pena não vai fazer com que as "portas dos presídios sejam abertas para criminosos perigosos". Na quinta-feira …

EUA acusam China de exportar drones autônomos letais para o Oriente Médio

O exército hi-tech de autômatos letais, antes uma visão do futuro, já é uma realidade e está em pleno curso, inclusive com comércio dessa nova tecnologia em andamento. Isso é o que diz o secretário de …

Um simples exame de sangue já pode prever câncer de mama 5 anos antes de se manifestar

O câncer de mama é o segundo mais comum no mundo, e também o que mais mata mulheres. No entanto, o grande paradoxo é que, enquanto a doença é a responsável por uma das principais …

Evo Morales renuncia à presidência da Bolívia

Após convocar novas eleições, líder esquerdista cede à pressão das Forças Armadas e da polícia, entregando o cargo "para que meus irmãos não sejam ameaçados". Vice e outras autoridades também se demitem. O presidente da Bolívia, …