EUA, França e Rússia apoiam quebra de patentes contra a Covid-19, mas laboratórios resistem

Osnei Restio / Prefeitura de Nova Odessa

A ideia de suspender as patentes da fabricação de vacinas contra a Covid-19 continuou a ganhar apoio em todo o mundo nesta quinta-feira, após o impulso inicial dado Estados Unidos. Porém, os laboratórios resistem, enquanto países pobres precisam de doses com urgência.

“Sim. Apoio completo a essa inciativa, devemos fazer dessa vacina um bem público mundial”, disse o presidente da França, Emmanuel Macron, pouco tempo depois de a União Europeia (EU) responder que aceita conversar sobre a questão.

O objetivo é acelerar a produção e a distribuição dos imunizantes, como afirmou a presidente da Comissão Europeia, Ursula Von der Leyen.

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, também disse ser favorável à suspensão das patentes. Até agora, os russos criaram quatro vacinas anticovid, incluindo a Sputnik V e sua versão em dose única Sputnik Light, aprovada nesta quinta-feira.

A Organização Mundial da Saúde (OM) considerou o apelo de “histórico” e a Organização Mundial do Comércio também saudou “calorosamente” a medida, que poderia facilitar a vacinação, no momento que muitos países pobres precisam de doses. É o caso da Índia, que registrou um recorde de quase 4.000 mortes, em 24 horas.

A Alemanha, primeira economia da UE, no entanto, defendeu nesta quinta-feira a manutenção das patentes das vacinas contra o coronavírus. “A proteção da propriedade intelectual é uma fonte de inovação e deve permanecer assim no futuro”, disse o porta-voz do governo. “Os fatores limitantes na produção de vacinas são a capacidade de produção e os altos padrões de qualidade, não as patentes”, acrescentou.

Berlim disse que as empresas farmacêuticas já estão trabalhando com seus parceiros para aumentar sua capacidade de produção de vacinas. A Alemanha é o lar da BioNTech, que juntamente com a Pfizer desenvolveu a primeira vacina contra a Covid-19 a ser aprovada no ano passado em países ocidentais.

Por enquanto, as patentes são essencialmente propriedades de laboratórios americanos, contrários à suspensão. As empresas afirmam que a medida os privaria de terem reserva financeira para inovações dispendiosas.

BioNTech diz que patente não é fator limitante

Para a farmacêutica alemã BioNTech, a proteção de patentes das vacinas contra a Covid-19 não limita a produção e nem explica problemas de fornecimento em todo o mundo.

“As patentes não são o fator limitante para a produção ou fornecimento de nossa vacina. Não irão aumentar a produção global ou o fornecimento de doses a curto e médio prazo”, disse o laboratório.

A declaração sugere uma rejeição ao apelo dos Estados Unidos para liberar a proteção de patentes para vacinas. “Se todos os requisitos não forem atendidos, a qualidade, segurança e eficácia da vacina não podem ser garantidas pelo fabricante ou pelo inventor. E isso pode colocar em risco a saúde dos vacinados”, alertou a empresa.

A fabricante alemã ainda lembrou que se algumas das “raras e importantes matérias-primas” não forem utilizadas da melhor forma, menos vacinas serão produzidas. “Os especialistas já apontaram que a instalação e validação de novos locais de produção geralmente leva um ano”, acrescentou.

Além disso, a produção da vacina de RNA mensageiro, como a implementada pela BioNTech e pela americana Pfizer, “é um processo complexo desenvolvido ao longo de mais de uma década. Todas as etapas devem ser definidas e executadas com precisão”, por uma “equipe experiente”, completou.

A BioNTech, que estimava em 2021 a fabricação de até 2,5 bilhões de doses de sua vacina, agora afirma ter “capacidade” para produzir até 3 bilhões de doses este ano e mais de 3 bilhões em 2022.

Na União Europeia, duas fábricas, na Bélgica e na Alemanha, são as plataformas centrais para a fabricação de doses de RNA mensageiro. O laboratório favorece a transferência de tecnologia e a concessão de licenças específicas para aumentar a produção de sua vacina, reiterou. E destacou que tem uma estreita colaboração com mais de 15 parceiros, incluindo Merck, Novartis Sanofi e Baxter.

Diante da discussão, o presidente da Pfizer reiterou que “não é nada” a favor da iniciativa. Em vez da suspensão das patentes, Albert Bourla sugeriu acelerar a produção atual.

Até o momento, 3,2 milhões de pessoas morreram em decorrência do coronavírus em todo o mundo.

// RFI

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …