Nesta segunda-feira (1º), um lote de 117 mil doses da vacina da Pfizer/BioNTech chegou à Colômbia por meio da iniciativa COVAX. O país é o primeiro na região a receber os imunizantes do consórcio da Organização Mundial da Saúde (OMS).
Além da Colômbia, apenas Gana já recebeu doses das vacinas via COVAX, uma iniciativa da OMS para distribuição global dos imunizantes contra a COVID-19. O presidente da Colômbia, Iván Duque, usou as redes sociais para divulgar a chegada das doses.
“Hoje é um grande dia: recebemos 117 mil doses da Pfizer, adquiridas através da COVAX. A Colômbia é o primeiro país da América a receber fármacos da iniciativa; esperamos que continuem mais entregas, com o princípio de equidade, para nações que não têm fácil acesso às vacinas”, lê-se.
A Colômbia espera receber um total de 20 milhões de doses via COVAX, além de 61,5 milhões de doses de diversos fabricantes ao longo deste ano.
A campanha de vacinação na Colômbia começou em 17 de fevereiro, com a vacina Pfizer/BioNTech. Desde então, mais de 114 mil pessoas receberam pelo menos uma dose do imunizante.
O país é um dos mais impactados pela COVID-19 na região e no mundo, em números absolutos. Conforme dados da Universidade Johns Hopkins, a Colômbia tem 2.251.690 casos confirmados de COVID-19 e 59.766 mortes causadas pela doença.
// Sputnik