Acordo assinado, mas EUA mantêm sanções até “desnuclearização completa” da Coreia do Norte

Gage Skidmore / Flickr

O diretor da CIA, Mike Pompeo

Mike Pompeo disse que os Estados Unidos não repetirão o erro de suspender as sanções à Coreia do Norte antes da completa desnuclearização do país.

O secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo, garantiu, nesta quinta-feira (14), que os Estados Unidos “não vão aliviar as sanções” até a “completa desnuclearização da Coreia do Norte”, desmentindo assim informações divulgadas pela mídia coreana.

A agência de notícias estatal norte-coreana KCNA teria informado que Donald Trump disse ao líder norte-coreano, Kim Jong-un, durante o encontro histórico, que Washington teria a intenção de suspender as sanções contra Pyongyang.

Em Seul, para discutir os resultados da histórica cúpula com os ministros dos Negócios Estrangeiros do Japão e da Coreia do Sul, Taro Kono e Kang Kyung-wha, respectivamente, Mike Pompeo reiterou que os Estados Unidos ainda querem a “completa, verificável e irreversível” desnuclearização da Coreia do Norte.

Nesta quarta-feira (13), o chefe da diplomacia norte-americana disse esperar que “o essencial do desarmamento nuclear” da Coreia do Norte ocorra até o final do mandato de Donald Trump, em 2020.

O presidente dos Estados Unidos e o líder norte-coreano tiveram, na terça-feira (12), um encontro histórico, em Cingapura, no final do qual Trump disse estar preparado para iniciar uma nova etapa nas relações com a Coreia do Norte. Já Kim Jong-un se comprometeu com a desnuclearização completa do arsenal de Pyongyang.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Ataque com faca deixa três mortos em Nice, na França

Mulher é decapitada dentro de igreja e mais duas pessoas são mortas com golpes de faca. Segundo prefeito, agressor teria repetido "Allah Akbar". Atentado ocorre em meio a tensões devido a caricaturas do profeta Maomé. Ao …

Trabalhador encontra carta secreta de 1941 escondida em teto de igreja

A igreja de Saint James, na Antuérpia, é um dos locais históricos mais importantes da cidade belga. Há séculos, ela costuma ser uma das paradas para peregrinos que vão até Santiago de Compostela visitar o …

É possível que o Covid-19 esteja envelhecendo o cérebro de pacientes em 10 anos

Além de poder prejudicar o seu coração o Covid-19 pode afetar o seu cérebro. Os efeitos cognitivos do coronavírus podem durar meses em certos casos, de acordo com os pesquisadores. Pessoas se recuperando do COVID-19 podem …

Nokia é a marca de Android mais durável e segura, aponta pesquisa

A Counterpoint Research divulgou um novo relatório sobre o índice de confiabilidade das fabricantes de smartphones e destacou o desempenho da HMD/Nokia, que liderou o ranking pelo segundo ano. Em resumo, a empresa foi a …

Rejeição à França aumenta no mundo islâmico

Após governo Macron sair em defesa do secularismo e iniciar ofensiva contra o islã radical, líderes como o presidente turco Erdogan passam a insuflar suas populações como forma de distração de problemas internos. Na esteira do …

Meteoro explode no céu e causa tremor em cidades da Bahia

Um meteoro brilhou nos céus de algumas cidades da Bahia nesta segunda-feira (26). O bólido (nome que recebem os meteoros que explodem na atmosfera terrestre tornando-se extremamente brilhantes), foi detectado e registrado por câmeras de …

O salmão consumido no Brasil está acabando com a costa chilena

Comer em um rodízio de japonês pode soar como uma ótima ideia para quem gosta das iguarias orientais. O que muita gente não sabe é que o salmão comprado como matéria prima em restaurantes do …

Motor nuclear projetado para NASA poderá transportar humanos para Marte em apenas 3 meses

A NASA tem como meta enviar a primeira tripulação humana para Marte em 2030, e certa inovação poderá fazer a jornada de mais de 64 milhões de quilômetros em apenas três meses, em vez de …

Imunidade ao coronavírus 'diminui rapidamente' em assintomáticos, diz estudo britânico

Um estudo britânico publicado nesta terça-feira mostra que a imunidade adquirida por pessoas curadas do novo coronavírus "diminui muito rapidamente", especialmente em pacientes assintomáticos e, em certos casos, pode durar apenas alguns meses. O trabalho …

Senado dos EUA aprova indicada de Trump para Suprema Corte

A poucos dias das eleições americanas, Amy Barrett é confirmada para a vaga por 52 votos a 48. Conservadora e católica devota, ela substitui Ruth Bader Ginsburg, uma das mais célebres figuras progressistas do tribunal. O …