Kim Jong-un tem uma “nova arma tática ultramoderna”

(dv) KNS / KCNA

O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un

Kim Jong-un, líder da Coreia do Norte, supervisionou testes de uma nova arma de alta tecnologia, noticiou a agência oficial da Coreia do Norte, quando as negociações entre Washington e Pyongyang para a desnuclearização estão em impasse.

Essa é a primeira vez que a Coreia do Norte efetua um teste de armamento desde que iniciou o processo de negociações sobre os programas nucleares e de mísseis, em abril. “Kim Jong-un visitou a Academia de Ciência de Defesa e supervisionou os testes de uma nova arma tática ultramoderna”, informou a KCNA.

Em abril, Pyongyang tinha anunciado a suspensão dos testes nucleares e de mísseis, o que resultou na realização de três encontros entre o líder norte-coreano e presidente sul-coreano, Moon Jae-in.

Na histórica cúpula em Cingapura entre o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e Kim, o líder norte-coreano prometeu trabalhar para uma “desnuclearização completa da península coreana”. As negociações, contudo, parecem ter regredido: na semana passada, o secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo, adiou um encontro com um alto dirigente norte-coreano.

Pompeo iria se reunir, em Nova York, com Kim Yong-chol para discutir os progressos no desarmamento norte-coreano e preparar uma nova cúpula entre Trump e Kim.

A manutenção das sanções econômicas contra a Coreia do Norte levou Pyongyang a ameaçar, na semana passada, que podia reativar uma política de Estado dirigida a fortalecer arsenal nuclear.

Apesar de um aparente agravamento da situação nas últimas semanas, o vice-presidente dos Estados Unidos, Mike Pence, reiterou que a segunda cúpula entre Trump e Kim deverá acontecer no início do próximo ano.

O vice-presidente norte-americano declarou ainda que Washington trabalha muito de perto da Coreia do Sul e que respeita as conversações que Seul mantém com Pyongyang.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

'Love is in the Bin': a obra semidestruída de Banksy vendida a R$ 121 milhões em leilão

Uma obra de arte de Banksy que se autodestruiu parcialmente em um leilão anterior foi arrematada agora a um preço recorde de 16 milhões de libras (cerca de R$ 121 milhões). Love is in the Bin …

EUA tentam virar a página da era Trump e voltam ao Conselho de Direitos Humanos da ONU

Os Estados Unidos voltaram, nesta quinta-feira, ao Conselho de Direitos Humanos da ONU, órgão que o país havia deixado durante o mandato de Donald Trump. O retorno mostra a vontade de Washington de fazer …

Explosões deixam vários mortos em mesquita no Afeganistão

Ao menos 33 pessoas morrem após explosões em mesquita xiita durante a oração de sexta-feira. Testemunha diz ter visto homens-bomba. Incidente ocorre dias depois de ataque do "Estado Islâmico" contra xiitas no país. Fortes explosões atingiram …

Vênus tinha oceanos? Cientistas refutam hipótese popular usando modelagem

Cientistas da Suíça e França refutaram a hipótese de que anteriormente Vênus era coberta por oceanos. Um novo estudo revela que mesmo no início, quando o Sol era mais fraco do que agora, a superfície …

Suspeito de ataque na Noruega era fichado na polícia por radicalização

Convertido ao islã e conhecido da polícia, dinamarquês de 37 anos teria usado outras armas além de arco e flecha em ataque que matou cinco pessoas em Kongsberg. Ele está preso e reconheceu envolvimento no …

Oposição manobra para destituir Piñera no Chile por citação nos Pandora Papers

Deputados de todos os partidos da oposição chilena apresentaram uma acusação no Congresso nesta quarta-feira (13) para destituir o presidente Sebastián Piñera pela controversa venda de uma mineradora em um paraíso fiscal, revelada no escândalo …

Fatores externos influenciam, mas não justificam inflação a dois dígitos no Brasil

A recuperação do impacto brutal da pandemia de coronavírus leva a inflação a subir na maioria dos países do mundo, mas a conjuntura internacional não explica o nível chegar a dois dígitos no Brasil. …

UE anuncia 1 bilhão de euros em ajuda ao Afeganistão

União Europeia justifica que é preciso evitar "colapso" no país e fornecer ajuda humanitária aos afegãos. Paralelamente, representantes do bloco europeu e dos EUA se reúnem com membros do Talibã em Doha, no Catar. O Talibã …

Quanto custa para a Netflix produzir uma série?

Praticamente um império do entretenimento, não é equivocado dizer que a Netflix investe muito para ter um nome forte dentro do mercado na atualidade. Nós já falamos por aqui quais são as séries mais caras …

Sinais de rádio de estrelas poderiam indicar existência de planetas escondidos

Usando a antena de rádio mais poderosa do mundo, os cientistas descobriram estrelas que, inesperadamente, emitem ondas de rádio, possivelmente indicando a existência de planetas escondidos. Benjamin Pope, da Universidade de Queensland, na Austrália, e seus …