EUA travam guerra secreta contra rebeldes do Iêmen

Forças especiais dos EUA estão ajudando a Arábia Saudita na guerra que o reino árabe trava com rebeldes muçulmanos xiitas, na fronteira com o Iêmen. Uma intervenção que se desenrola com o maior dos secretismos, conforme revela o New York Times.

O Pentágono tem insistido que a intervenção militar, no âmbito da guerra entre a Arábia Saudita e os rebeldes hutis, se limita a operações de logística e de abastecimento de aeronaves, e o compartilhamento de informações. Mas o New York Times assegura que forças especiais dos EUA estão ajudando os sauditas nos combates.

Estes militares norte-americanos não estão atuando diretamente no Iêmen, estando localizados na fronteira do país com a Arábia Saudita. Seu papel é “ajudar a localizar e destruir esconderijos de mísseis balísticos” usados pelos rebeldes para atacar Ríade, a capital saudita, e outras cidades do reino, conforme nota o NYT.

O jornal destaca que os rebeldes “não representam ameaça direta para os Estados Unidos” e lembra que, “durante anos, o exército americano procurou se distanciar de uma guerra civil brutal no Iêmen”, que decorre desde 2014.

Naquele ano, as milícias hutis invadiram a capital do Iêmen, Saná, derrubando o presidente Abdrabbuh Mansour Hadi, que tinha chegado ao poder com o apoio da ONU e era visto pelos EUA como um aliado na luta contra o terrorismo.

Os rebeldes muçulmanos seguem uma corrente do islamismo conhecida por zaidismo, prevalente entre um terço da população do Iêmen. Eles assumiram o controle de vários territórios do país, mantendo confrontos com as forças do governo, mas também com outros grupos tribais e com militantes da Al-Qaeda.

Acredita-se que os hutis sejam financiados pelo Irã, grande rival da Arábia Saudita e dos EUA na região.

Os sauditas estão em guerra aberta com os hutis desde 2015, e sua intervenção no Iêmen chegou a ser criticada pela administração de Barack Obama, que impôs a interdição da venda de armas dos EUA aos sauditas.

Mas a chegada de Donald Trump à Casa Branca ditou uma reaproximação entre os EUA e a Arábia Saudita. Basta lembrar que a primeira visita oficial de Trump ao exterior, após ter sido eleito presidente, foi precisamente a Ríade.

Em março, após um encontro entre o Príncipe Regente Mohammed e Trump, o Departamento de Estado norte-americano aprovou a venda aos sauditas de 670 milhões de dólares em material militar, incluindo mísseis antitanque e helicópteros.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Água líquida em Marte: descobertas mais reservas no polo sul do Planeta Vermelho

Em 2018, pesquisadores italianos anunciaram que haviam encontrado evidências da existência de água líquida em Marte, abaixo da calota polar sul. Agora, a equipe voltou em mais uma série de informações que não apenas sustentam essa …

Cientistas russos encontram nova forma de tratamento para covid-19

Uma equipe de cientistas russos sugeriu tratar os pacientes gravemente afetados pelo coronavírus SARS-CoV-2 da mesma maneira que são tratados alguns casos de intoxicação. De acordo com os especialistas do Instituto de Pesquisa de Medicina de …

Covid-19 já causou a morte de um milhão de pessoas no mundo

Nove meses após seu surgimento na China, a pandemia de Covid-19 superou, neste domingo (27), o número simbólico de um milhão de mortos no mundo. No total, o coronavírus causou 1.000.009 mortes e 33.018.877 casos …

Homem que comia alcaçuz todos os dias morre e médicos alertam sobre riscos à saúde

Um homem de 54 anos morreu após consumir alcaçuz em excesso. Segundo os médicos do Hospital Geral de Massachussets (EUA), após duas semanas ingerindo alcaçuz preto em excesso, o homem teve uma overdose de uma …

Conflito armado se acirra na fronteira entre Armênia e Azerbaijão

A Armênia e o Azerbaijão se acusaram mutuamente neste domingo (27/09) de iniciar confrontos mortais na região separatista de Nagorno-Karabakh, na fronteira entre os dois países, em meio a uma disputa territorial de décadas. Ao …

Grande depósito de ovos de dinossauro é descoberto na Espanha

O norte de Espanha foi palco de uma nova descoberta paleontológica. Foram encontrados ovos de 68 milhões de anos atrás, que podem conter embriões desses enormes répteis. José Manuel Gasca estava fazendo jogging um dia no …

Uma cidade brasileira pode ter atingido imunidade de grupo ao Covid-19 a um terrível custo

Um surto explosivo de COVID-19 em Manaus pode ter contaminado pessoas suficientes para que a imunidade coletiva tenha se manifestado, sugerem estudos iniciais. Exames de anticorpos mostram que até dois terços da população pode ter contraído …

O raro pedido de desculpas de Kim Jong-un pela morte de sul-coreano na Coreia do Norte

O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, divulgou um raro pedido de desculpas pessoal pelo assassinato de um cidadão sul-coreano, segundo o governo da Coreia do Sul. Kim disse a seu colega sul-coreano, Moon Jae-in, …

Esses são os preparativos finais para a NASA coletar amostras do asteroide Bennu

A NASA já iniciou a contagem regressiva para o grande momento da missão OSIRIS-REx: a coleta de amostras do asteroide Bennu, que acontecerá no dia 20 de outubro. Será uma manobra complicada para a sonda …

Trump volta a lançar dúvida sobre processo eleitoral nos EUA

Após recusar comprometimento com transição pacífica de poder, presidente americano diz não saber se é possível um pleito "honesto". Líder republicano no Senado diz que transferência de mandato presidencial será ordenada. O presidente dos EUA, Donald …