EUA vão doar 60 milhões de doses da vacina da AstraZeneca a outros países

Os Estados Unidos vão doar a outros países 60 milhões de doses da vacina contra covid-19 desenvolvida pela farmacêutica AstraZeneca em parceria com a universidade de Oxford, anunciou nesta segunda-feira (26/04) a Casa Branca.

“Os EUA devem liberar 60 milhões de doses da AstraZeneca para outros países assim que estiverem disponíveis”, escreveu no Twitter Andy Slavitt, conselheiro da Casa Branca no grupo de resposta à pandemia.

A vacina da AstraZeneca é aprovada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e está sendo aplicada na União Europeia, no Brasil e em outros países. No entanto, ainda não foi aprovada pela Administração de Alimentos e Medicamentos americana (FDA na sigla em inglês) e, por isso, não está sendo usada no país. Desta forma, milhões de doses estocadas nos EUA serão inspecionadas pela FDA, que vai determinar se elas são seguras para envio ao exterior.

De acordo com a porta-voz da Casa Branca, Jen Psaki, os EUA já têm vacinas suficientes de outros fornecedores para imunizar a população e, por isso, não precisam das doses da AstraZeneca. Segundo ela, por enquanto, a expectativa é que os EUA liberem as primeiras 10 milhões de doses nas próximas semanas e outras 15 milhões até junho.

Os países destinatários ainda não foram decididos, mas, ao que tudo indica, a Índia é um dos principais candidatos. O presidente americano, Joe Biden, telefonou para o primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, prometendo apoio dos EUA para combater a terceira onda de covid-19 que se alastra pelo país asiático, provocando o colapso dos sistemas de saúde, com falta de oxigênio e de medicamentos.

“Hoje, falei com o primeiro-ministro Narendra Modi e prometi total apoio da América para fornecer assistência emergencial e recursos na luta contra covid-19”, escreveu Biden no Twitter.

 

Os EUA vão colocar à disposição da Índia matérias-primas que são “urgentemente necessárias para fabricar a vacina Covishield”, produzida pelo Instituto Serum com tecnologia de Oxford e AstraZeneca.

Ashish Jha, reitor da Escola de Saúde Pública da Brown University, disse que um dos principais obstáculos para o envio de doses da AstraZeneca para o exterior é a questão da responsabilidade legal, já que o contrato original foi formulado entre a empresa e os Estados Unidos. No entanto, a questão poderia ser resolvida.

Críticos acusam Washington de “acumular” a vacina que poderia estar sendo usada para salvar vidas ao redor do mundo. Em março, sob pressão, o governo Biden disse que enviaria cerca de 4 milhões de doses da vacina ao Canadá e ao México.

De acordo com a Casa Branca,52% dos adultos já receberam ao menos uma dose de vacinas contra a covid-19. Na semana passada, o governo Biden ultrapassou a meta de aplicar 200 milhões de doses em seus primeiros 100 dias de governo.

Ciberia // Deutsche Welle

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …