EUA vão fornecer 20 milhões de vacinas contra Covid-19 para outros países

Gage Skidmore / Wikimedia

Joe Biden, Presidente dos EUA

Os Estados Unidos fornecerão 20 milhões de doses adicionais de vacinas contra a Covid-19 para outros países até o final de junho, elevando o total destinado ao exterior para 80 milhões de doses. O anúncio foi feito pelo presidente americano, Joe Biden, nesta segunda-feira (17).

“Hoje anunciamos que vamos dividir doses da Moderna, Pfizer e Johnson & Johnson com o resto do mundo”, anunciou o presidente americano.

“Os Estados Unidos vão compartilhar pelo menos 20 milhões dessas doses“, acrescentou. “É cinco vezes mais do que qualquer país já tenha dado até hoje”, insistiu. “Mais do que a China ou a Rússia”, disse. Ele assegurou que os Estados Unidos não estavam distribuindo as vacinas para obter “o que quer que seja” em troca.

No fim de abril, Washington se comprometeu a fornecer para outros países 60 milhões de doses da AstraZeneca, mas o imunizante ainda não recebeu a autorização para uso das autoridades americanas. Três vacinas contra a vacina Covid-19 foram validadas no país: Pfizer/BioNTech, Moderna e Johnson & Johnson.

Os países do G7 e os membros da União Europeia (UE) seriam capazes de doar mais de 150 milhões de doses de vacinas contra a Covid-19 para países desfavorecidos, a fim de tentar aliviar as desigualdades no acesso aos imunizantes, disse o Unicef neste domingo (16).

Essa quantidade poderia ser alcançada se o grupo dos sete países mais ricos do mundo – cujos líderes se reunirão em junho em cúpula na Inglaterra – e os membros da União Europeia compartilhassem apenas 20% de suas reservas de vacinas em junho, julho e agosto.

É o que indica um estudo realizado pela Airfinity, um escritório especializado em análise de dados científicos, financiado pela filial britânica do Unicef. “E eles poderiam fazer isso cumprindo os compromissos de vacinação de sua própria população”, esclareceu Henrietta Fore, diretora-geral da agência da ONU.

As vacinas contra o novo coronavírus continuam escassas devido à produção insuficiente, enquanto o mecanismo internacional Covax, implementado para tentar evitar que os países ricos fiquem com a maioria das doses, está longe de realizar a distribuição que previa.

O sistema Covax foi estabelecido pela Aliança Global de Vacinas (Gavi), as Nações Unidas (ONU) e a Coalizão para Inovações em Preparação para Epidemias (Cepi).

Pfizer poderá ficar um mês de geladeira, diz agência europeia

A Agência Europeia de Medicamentos (EMA, na sigla em inglês) informou nesta segunda-feira (17) que a vacina da Pfizer/BioNTech pode ser conservada no refrigerador por até um mês. A medida deve faciltiar sua aplicação na União Europeia (UE).

O período de armazenamento sob refrigeração dos frascos fechados da vacina são, desta forma, prolongados em relação aos cinco dias iniciais, acrescentou a agência europeia.

“Esta mudança amplia o período de armazenamento aprovado do frasco descongelado de 2º a 8ºC de cinco dias a um mês (31 dias)“, explicou a agência europeia. “Espera-se que o aumento da flexibilidade no armazenamento e na manipulação da vacina tenha um impacto significativo no planejamento e na logística” da vacinação, acrescentou o órgão.

Em março, a EMA informou que os frascos podiam ser armazenados em congeladores convencionais antes de permitir sua conservação em frigoríficos por curtos períodos de tempo. O laboratório alemão BioNTech, que desenvolveu a vacina com o americano Pfizer, assegurou que a mudança se baseia em novos dados de estudos que confirmam a “qualidade” do produto durante “31 dias”.

// RFI

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Brasil ultrapassa Índia e volta a ser líder mundial em mortes diárias por coronavírus

Em meio ao avanço da terceira onda da pandemia, o Brasil ultrapassou a Índia e voltou à liderança do número de mortes diárias por covid-19 registradas, em média. São mais de 2.000 óbitos registrados por …

Rajadas rápidas de rádio ajudarão a mapear distribuição de matéria no universo

O novo levantamento dos dados coletados pelo radiotelescópio CHIME (Canadian Hydrogen Intensity Mapping Experiment) resultou em mais de 500 rajadas rápidas de rádio devidamente catalogadas, todas feitas durante o primeiro ano de atuação do telescópio. Agora, …

Lider da UE chama lei húngara anti-LGBT de vergonha

Ursula von der Leyen, presidente da Comissão Europeia, afirma que vai usar poderes de que dispõe para garantir direitos de todos os cidadãos do bloco. Países pediram à UE que agisse. A presidente da Comissão Europeia, …

Apesar de ter vacinado mais da metade da população, Israel teme 2ª onda de Covid

O primeiro-ministro israelense, Naftali Bennett, alertou nesta terça-feira que o país pode enfrentar uma nova onda de coronavírus. Segundo ele, o aumento do número de doentes, causado pela chegada da variante Delta, “importada” por …

Cientistas resolvem enigma de esculturas de pedra de 3.200 anos da Turquia

Um recente estudo permitiu descobrir finalmente o significado e a função dos relevos em pedra criados há 3.200 anos no santuário de Yazilikaya, na Turquia, após 200 anos de conjeturas. No século XIII a.C., a alguns …

EUA não devem esperar retomada do diálogo com Pyongyang, diz irmã de Kim Jong-un

As expectativas de retomada do diálogo entre os EUA e a Coreia do Norte são erradas, podendo levar a uma "decepção ainda maior", declarou a irmã do líder norte-coreano. Na terça-feira (22), Kim Yo Jong, alta …

Ministro da Saúde diz que não há mudança de estratégia para a Coronavac

No início desta segunda-feira (21), o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, revelou que não haverá qualquer mudança de estratégia para a aplicação da CoronaVac. A declaração do ministro foi feita em audiência ao Senado Federal, revelando …

Há 80 anos, Hitler invadia a URSS – e começava a perder a guerra

Adolf Hitler e seus generais vinham planejando há meses para este momento. No domingo, 22 de junho de 1941, havia chegado a hora: às 3h15 da manhã, a Wehrmacht, forças armadas nazistas, atacou a União …

Com apenas 2% da população imunizada, África quer fabricar suas próprias vacinas anticovid

A África do Sul anunciou nesta segunda-feira a primeira etapa para capacitar seu continente na produção de vacinas anticovid. A conclusão do projeto ainda não tem data prevista, mas a iniciativa já é vista …

Pessoas feias superestimam drasticamente suas aparências

Pessoas pouco atraentes parecem menos capazes de julgar com precisão sua própria atratividade, e tendem a superestimar sua aparência. Não faltam disparidades entre pessoas atraentes e pouco atraentes. Estudos mostram que os mais belos entre nós …