UE e AstraZeneca chegam a acordo e encerram processo sobre vacinas

Farmacêutica terá até março para fornecer 200 milhões de doses que faltam para cumprir o contrato com o bloco europeu. Uma parcela será doada a países mais pobres.

A União Europeia (UE) e a farmacêutica anglo-sueca AstraZeneca chegaram a acordo nesta sexta-feira (03/09) para encerrar um processo judicial sobre atrasos na entrega ao bloco de doses da vacina contra covid-19 produzida pela empresa.

A Comissão Europeia havia iniciado a disputa jurídica em abril, após a AstraZeneca descumprir cronogramas de fornecimento previstos em contrato, que previa um total de 300 milhões de doses.

O acordo estabelece que a farmacêutica terá até o final de março de 2022 para cumprir a entrega. A AstraZeneca não terá que pagar multas, a não ser que volte a atrasar o fornecimento.

Os líderes da UE ficaram furiosos quando a AstraZeneca não cumpriu a entrega das doses no começo do ano, reduzindo a velocidade do início da campanha de vacinação no bloco. Autoridades europeias acusaram a farmacêutica de ter priorizado a entrega de doses ao Reino Unido, e o episódio provocou uma crise de imagem para a empresa.

A ação proposta pela UE acusou a farmacêutica de não ter um plano “confiável” para assegurar as entregas e pedia que a AstraZeneca cumprisse o contrato ou fosse obrigada a pagar altas multas diárias.

Já a farmacêutica argumentou que o contrato com a UE a obrigava somente a fazer o “melhor esforço” possível para cumprir a meta de fornecimento, e que problemas de produção enfrentados em fábricas europeias não puderam ser evitados.

O acordo foi chancelado por um tribunal em Bruxelas, onde é sediada a Comissão Europeia. A vacina produzida pela AstraZeneca foi desenvolvida pela Universidade de Oxford, no Reino Unido, e é comercializada sem margem de lucro.

Novo cronograma

“O acordo de hoje garante a entrega das 200 milhões de doses que faltam da AstraZeneca para a UE”, afirmou a comissária europeia para saúde, Stella Kyriakides, em um comunicado.

“Apesar de termos alcançado nesta semana a importante marca de 70% da população adulta na UE totalmente vacinada, há diferenças importantes na taxa de vacinação entre nossos países-membros, e a disponibilidade contínua de vacinas, inclusive da AstraZeneca, segue crucial”, disse Kyriakides.

“Estou satisfeito que conseguimos chegar a um entendimento em comum, o que permitirá que possamos avançar e trabalhar em colaboração com a Comissão Europeia para ajudar na superação da pandemia“, disse Ruud Dobber, vice-presidente da AstraZeneca.

Segundo a Comissão Europeia, a AstraZeneca entregou 100 milhões de doses no primeiro semestre de 2021, enviará mais 135 milhões até o final do ano e outros 65 milhões de doses até março de 2022, o que completaria os 300 milhões de doses do contrato.

Se a AstraZeneca não cumprir esse cronograma, pagará uma multa proporcional ao período do atraso. O acordo também considera que a Agência Europeia de Medicamentos (EMA) irá aprovar, até o final de outubro, a entrada em funcionamento de duas novas fábricas na UE que produzirão a vacina da AstraZeneca.

Doações a países mais pobres

Como a vacina da AstraZeneca é mais barata que a de concorrentes, como os imunizantes da Pfizer-Biontech e da Moderna, e pode ser armazenada a temperaturas mais altas, ela se tornou especialmente procurada em países mais pobres.

Nações do Leste Europeu também encomendaram muitas doses desse imunizante pelo contrato da UE, e a Comissão Europeia disse que parte das doses do acordo firmado com a AstraZeneca será doada a nações mais pobres por meio do consórcio internacional Covax.

“Nosso objetivo é doar pelo menos 200 milhões de doses de vacinas por meio do Covax a países de renda baixa e média até o final do ano”, afirmou a comissária europeia para saúde.

Na UE, a vacina mais utilizada atualmente é a da Pfizer-Biontech. Até o momento, 437 milhões de doses do imunizante da Pfizer-Biontech foram distribuídas para países-membros, além de 92 milhões da vacina da AstraZeneca e 77 milhões de doses da Moderna, segundo o Centro Europeu para Prevenção e Controle de Doenças.

No Brasil, a vacina da AstraZeneca é produzida pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e é a mais aplicada no país até o momento. Segundo painel mantido pelo Ministério da Saúde, 44,9% das doses aplicadas foram da AstraZeneca, seguida pela Coronavac, com 33,9%. O imunizante da Pfizer-Biontech responde por 18,8% das doses e o da Janssen, por 2,4%.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …