Ex-conselheira de Trump gravou o momento em que foi demitida (e mais)

Erik S. Lesser / EPA

Omarosa Manigault Newman, ex-diretora de comunicação do gabinete de Relações Institucionais da Casa Branca

“Temos que falar contigo sobre a tua saída da Casa Branca.” Omarosa Newman divulgou neste domingo (12) o áudio da reunião com o chefe de gabinete em que foi demitida, e isso tem deixado várias pessoas preocupadas.

Omarosa Manigault Newman, ex-diretora de comunicação do gabinete de Relações Institucionais da Casa Branca, deu recentemente uma entrevista à NBC News na qual compartilhou uma suposta gravação do momento em que foi demitida por John Kelly, chefe de gabinete de Donald Trump.

A gravação teria sido feita sem que John Kelly e os advogados presentes tivessem percebido, no dia 12 de dezembro do ano passado. “Temos que falar contigo sobre a tua saída da Casa Branca”, começa por dizer John Kelly.

“Chegou à minha atenção ao longo dos últimos meses que, da sua parte, tem havido problemas de integridade que na minha opinião são muito significativos. Tem a ver com o uso de veículos oficiais e outros problemas”, acrescenta, sem entrar em detalhes.

Mais à frente na gravação, John Kelly diz preferir uma “separação amigável”. “Há problemas legais bastante significativos que esperamos que não se tornem em algo que possa ficar feio para você”, afirma.

Omarosa questiona: “o presidente está a par disto?“, pergunta contornada por John Kelly que responde: “é melhor não irmos por aí”. “Essa discussão não é negociável”, acrescenta. Omarosa Newman é uma ex-concorrente do reality show “O Aprendiz”, apresentado por Donald Trump em 2004, e fez parte da Casa Branca do presidente desde o início do seu mandato

“Eu não quero negociar. Nunca tive a oportunidade de falar consigo, John Kelly, por isso se isto é a minha saída, gostaria de pelo menos ter uma oportunidade para entender”, diz Omarosa Newman, antes de ser interrompida pelo chefe de gabinete de Trump.

“Não… Podemos falar sobre isso em outro momento. Isso tem a ver com violações de integridade graves. Vamos deixar as coisas por aqui. A equipe e todas as pessoas envolvidas trabalham para mim e não para o presidente. Depois da sua saída, irei informá-lo”, conclui John Kelly.

Casa Branca reage

Sarah Huckabee Sanders, porta-voz da Casa Branca, reagiu à gravação com um comunicado, no qual adianta que “a ideia de um funcionário infiltrar um dispositivo de gravação na Situation Room mostra um flagrante desrespeito pela segurança nacional – e depois se gabar disso na televisão só prova ainda mais a falta de caráter e integridade dessa descontente ex-funcionária da Casa Branca”.

A reunião entre Omarosa e John Kelly aconteceu na Situation Room, local no qual as principais decisões sobre política externa são tomadas. Na sala, os funcionários não podem entrar nem com celulares, nem com gravadores, existindo vários sinais de aviso, informa o Diário de Notícias.

Mas se a Situation Room levanta questões em relação à segurança nacional, as gravações de Omarosa deixam várias pessoas preocupadas. As gravações serviram de base ao seu livro, e a ex-conselheira teria divulgado algumas quando andava à procura de uma editora. Segundo o jornal, há também gravações do presidente dos Estados Unidos.

À ABC News, um antigo oficial da Casa Branca disse que “as pessoas entendem agora que ela tem muitas coisas”, referindo-se à ex-diretora de comunicação. O fato de haver a possibilidade de Omarosa divulgar mais áudios, “impede que as pessoas respondam”, afirma.

Se chatearam a Omarosa, se preparem, serão semanas difíceis”,conclui.

Agora, a Casa Branca estuda todas as possibilidades legais para evitar a divulgação de mais gravações, assim como para a punir por ter gravado secretamente John Kelly.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …