Ex-conselheira de Trump gravou o momento em que foi demitida (e mais)

Erik S. Lesser / EPA

Omarosa Manigault Newman, ex-diretora de comunicação do gabinete de Relações Institucionais da Casa Branca

“Temos que falar contigo sobre a tua saída da Casa Branca.” Omarosa Newman divulgou neste domingo (12) o áudio da reunião com o chefe de gabinete em que foi demitida, e isso tem deixado várias pessoas preocupadas.

Omarosa Manigault Newman, ex-diretora de comunicação do gabinete de Relações Institucionais da Casa Branca, deu recentemente uma entrevista à NBC News na qual compartilhou uma suposta gravação do momento em que foi demitida por John Kelly, chefe de gabinete de Donald Trump.

A gravação teria sido feita sem que John Kelly e os advogados presentes tivessem percebido, no dia 12 de dezembro do ano passado. “Temos que falar contigo sobre a tua saída da Casa Branca”, começa por dizer John Kelly.

“Chegou à minha atenção ao longo dos últimos meses que, da sua parte, tem havido problemas de integridade que na minha opinião são muito significativos. Tem a ver com o uso de veículos oficiais e outros problemas”, acrescenta, sem entrar em detalhes.

Mais à frente na gravação, John Kelly diz preferir uma “separação amigável”. “Há problemas legais bastante significativos que esperamos que não se tornem em algo que possa ficar feio para você”, afirma.

Omarosa questiona: “o presidente está a par disto?“, pergunta contornada por John Kelly que responde: “é melhor não irmos por aí”. “Essa discussão não é negociável”, acrescenta. Omarosa Newman é uma ex-concorrente do reality show “O Aprendiz”, apresentado por Donald Trump em 2004, e fez parte da Casa Branca do presidente desde o início do seu mandato

“Eu não quero negociar. Nunca tive a oportunidade de falar consigo, John Kelly, por isso se isto é a minha saída, gostaria de pelo menos ter uma oportunidade para entender”, diz Omarosa Newman, antes de ser interrompida pelo chefe de gabinete de Trump.

“Não… Podemos falar sobre isso em outro momento. Isso tem a ver com violações de integridade graves. Vamos deixar as coisas por aqui. A equipe e todas as pessoas envolvidas trabalham para mim e não para o presidente. Depois da sua saída, irei informá-lo”, conclui John Kelly.

Casa Branca reage

Sarah Huckabee Sanders, porta-voz da Casa Branca, reagiu à gravação com um comunicado, no qual adianta que “a ideia de um funcionário infiltrar um dispositivo de gravação na Situation Room mostra um flagrante desrespeito pela segurança nacional – e depois se gabar disso na televisão só prova ainda mais a falta de caráter e integridade dessa descontente ex-funcionária da Casa Branca”.

A reunião entre Omarosa e John Kelly aconteceu na Situation Room, local no qual as principais decisões sobre política externa são tomadas. Na sala, os funcionários não podem entrar nem com celulares, nem com gravadores, existindo vários sinais de aviso, informa o Diário de Notícias.

Mas se a Situation Room levanta questões em relação à segurança nacional, as gravações de Omarosa deixam várias pessoas preocupadas. As gravações serviram de base ao seu livro, e a ex-conselheira teria divulgado algumas quando andava à procura de uma editora. Segundo o jornal, há também gravações do presidente dos Estados Unidos.

À ABC News, um antigo oficial da Casa Branca disse que “as pessoas entendem agora que ela tem muitas coisas”, referindo-se à ex-diretora de comunicação. O fato de haver a possibilidade de Omarosa divulgar mais áudios, “impede que as pessoas respondam”, afirma.

Se chatearam a Omarosa, se preparem, serão semanas difíceis”,conclui.

Agora, a Casa Branca estuda todas as possibilidades legais para evitar a divulgação de mais gravações, assim como para a punir por ter gravado secretamente John Kelly.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …