O “banco mais burro da Alemanha” voltou a transferir bilhões de dólares por engano

wecand / Flickr

Edifício sede do KfW em Frankfurt, Alemanha

Edifício sede do KfW em Frankfurt, Alemanha

O maior banco público na Alemanha, o Kreditanstalt für Wiederaufbau (KfW), efetuou por engano uma transferência no valor de quase 6 bilhões dólares para as contas de outros quatro bancos, comunica a agência Bloomberg.

“Registramos e corrigirmos o erro de modo muito rápido, e reouvemos o valor transferido com sucesso”, diz-se em um comunicado, no qual é frisado que o banco lamenta este incidente e que a razão poderia ter sido um erro humano.

Segundo afirmou uma fonte da Bloomberg familiarizada com a situação, a confusão se deu devido a uma falha técnica, na sequência da qual diversos pagamentos separados foram erradamente transferidos várias vezes.

O KfW já admitiu a falha, lamentando o incidente e realçando que foi motivado por um “erro humano devido a uma configuração errada”, conforme nota enviada por email à Bloomberg.

“O erro foi rapidamente identificado e eliminado e as quantidades pagas em excesso foram reivindicadas com sucesso”, garante também o banco estatal alemão que assegura que “o comportamento incorrecto do sistema” foi detectado “muito cedo no processo”, o que permitiu mitigar “imediatamente a acção indesejada”.

O KfW é o maior banco público da Alemanha e o terceiro maior banco do país, a seguir ao Deutsche Bank e ao Commerzbank. Seu Conselho de Supervisão é chefiado pelo ministro das Finanças alemão, Wolfgang Schauble.

Em Setembro de 2008, o KfW transferiu por engano mais de 300 milhões de dolares para o Lehman Brothers, no dia em que o Banco de Investimento norte-americano entrou em bancarrota.

Este caso vem colocar novamente em evidência, e pelas piores razões, a instituição financeira alemã que, em 2008, na altura do erro com o Lehman Brothers, foi apelidada pela imprensa germânica como o “Banco mais burro da Alemanha”.

DEIXE UMA RESPOSTA:

Ben Affleck afasta dúvidas: “Eu sou o Batman!”

Os últimos dias têm sido de rumores sobre a saída de Ben Affleck do papel de Batman nos vários filmes da DC. O ator esteve neste sábado (22) na Comic Con e negou querer abandonar …

Museu chinês oferece recompensa a quem conseguir decifrar caracteres antigos

Um museu da China pediu a peritos de todo o mundo que ajudem a decifrar caracteres com 3 mil anos de antiguidade e ofereceu milhões de dólares a quem o conseguir, informou neste domingo (23) …

Mistério da carta de Abraham Lincoln teria sido finalmente resolvido

Linguistas forenses acreditam ter resolvido o mistério da famosa “Carta Bixby”, datada da época da Guerra Civil norte-americana, que historiadores atribuem ao presidente Abraham Lincoln. Mas, afinal, a carta não teria sido escrita por ele. Conhecida …

Cientistas descobrem partícula "angelical" que é sua própria antipartícula

Toda partícula fundamental no universo possui uma antipartícula, que tem a mesma massa, mas carga oposta. Se uma partícula encontra sua antipartícula, as duas se aniquilam em um flash de energia. Desde 1937, no entanto, os …

Ações das Forças Armadas serão feitas de surpresa no Rio

As ações das Forças Armadas no Rio de Janeiro, anunciadas nesta semana pelo governo federal, serão feitas de surpresa, sem aviso prévio. A informação é do ministro da Defesa, Raul Jungmann. “Vamos atuar com efeito …

Carta de 1995 com previsões para 2060 é encontrada na Austrália

O texto foi escrito há 22 anos e foi agora encontrado em uma parede como uma espécie de “cápsula do tempo”. A ideia era que só fosse descoberta em 2060. Greg Wilkison é o autor da …

Novo método de reprodução assistida pode aumentar taxa de sucesso de gestação

Uma equipe de pesquisadores da Espanha desenvolveu uma estratégia para melhorar a seleção de espermatozoides para as técnicas de reprodução assistida que “poderia aumentar em 20% a taxa de gestação obtida atualmente através da injeção …

Um em cada três casos de demência pode ser evitado - sem recorrer a medicamentos

Um em cada três casos de demência pode ser evitado se as pessoas cuidarem da saúde do cérebro ao longo da vida. Estima-se que 47 milhões de pessoas sofram da doença no mundo e a …

Efeito gravitacional do Big Bang é observado em cristal

Um efeito exótico na física de partículas, que, conforme a teoria, ocorre em imensos campos gravitacionais – próximo a um buraco negro, ou em condições como a que decorreram logo após o Big Bang – …

Maços de cigarro de maconha serão vendidos em supermercado na Suíça

Aquilo que era um cômico sonho costumeiro entre os usuários de maconha acaba de se tornar realidade: a rede de supermercados Coop acaba de anunciar o primeiro maço de cigarros de maconha industrializado do mundo. O …