O maior banco público na Alemanha, o Kreditanstalt für Wiederaufbau (KfW), efetuou por engano uma transferência no valor de quase 6 bilhões dólares para as contas de outros quatro bancos, comunica a agência Bloomberg.
“Registramos e corrigirmos o erro de modo muito rápido, e reouvemos o valor transferido com sucesso”, diz-se em um comunicado, no qual é frisado que o banco lamenta este incidente e que a razão poderia ter sido um erro humano.
Segundo afirmou uma fonte da Bloomberg familiarizada com a situação, a confusão se deu devido a uma falha técnica, na sequência da qual diversos pagamentos separados foram erradamente transferidos várias vezes.
O KfW já admitiu a falha, lamentando o incidente e realçando que foi motivado por um “erro humano devido a uma configuração errada”, conforme nota enviada por email à Bloomberg.
“O erro foi rapidamente identificado e eliminado e as quantidades pagas em excesso foram reivindicadas com sucesso”, garante também o banco estatal alemão que assegura que “o comportamento incorrecto do sistema” foi detectado “muito cedo no processo”, o que permitiu mitigar “imediatamente a acção indesejada”.
O KfW é o maior banco público da Alemanha e o terceiro maior banco do país, a seguir ao Deutsche Bank e ao Commerzbank. Seu Conselho de Supervisão é chefiado pelo ministro das Finanças alemão, Wolfgang Schauble.
Em Setembro de 2008, o KfW transferiu por engano mais de 300 milhões de dolares para o Lehman Brothers, no dia em que o Banco de Investimento norte-americano entrou em bancarrota.
Este caso vem colocar novamente em evidência, e pelas piores razões, a instituição financeira alemã que, em 2008, na altura do erro com o Lehman Brothers, foi apelidada pela imprensa germânica como o “Banco mais burro da Alemanha”.
// Sputnik News