O “banco mais burro da Alemanha” voltou a transferir bilhões de dólares por engano

wecand / Flickr

Edifício sede do KfW em Frankfurt, Alemanha

Edifício sede do KfW em Frankfurt, Alemanha

O maior banco público na Alemanha, o Kreditanstalt für Wiederaufbau (KfW), efetuou por engano uma transferência no valor de quase 6 bilhões dólares para as contas de outros quatro bancos, comunica a agência Bloomberg.

“Registramos e corrigirmos o erro de modo muito rápido, e reouvemos o valor transferido com sucesso”, diz-se em um comunicado, no qual é frisado que o banco lamenta este incidente e que a razão poderia ter sido um erro humano.

Segundo afirmou uma fonte da Bloomberg familiarizada com a situação, a confusão se deu devido a uma falha técnica, na sequência da qual diversos pagamentos separados foram erradamente transferidos várias vezes.

O KfW já admitiu a falha, lamentando o incidente e realçando que foi motivado por um “erro humano devido a uma configuração errada”, conforme nota enviada por email à Bloomberg.

“O erro foi rapidamente identificado e eliminado e as quantidades pagas em excesso foram reivindicadas com sucesso”, garante também o banco estatal alemão que assegura que “o comportamento incorrecto do sistema” foi detectado “muito cedo no processo”, o que permitiu mitigar “imediatamente a acção indesejada”.

O KfW é o maior banco público da Alemanha e o terceiro maior banco do país, a seguir ao Deutsche Bank e ao Commerzbank. Seu Conselho de Supervisão é chefiado pelo ministro das Finanças alemão, Wolfgang Schauble.

Em Setembro de 2008, o KfW transferiu por engano mais de 300 milhões de dolares para o Lehman Brothers, no dia em que o Banco de Investimento norte-americano entrou em bancarrota.

Este caso vem colocar novamente em evidência, e pelas piores razões, a instituição financeira alemã que, em 2008, na altura do erro com o Lehman Brothers, foi apelidada pela imprensa germânica como o “Banco mais burro da Alemanha”.

DEIXE UMA RESPOSTA:

"Zona Sombria" com água estagnada há 2 mil anos é descoberta no Oceano Pacífico

No fundo do oceano Pacífico Norte há uma camada de água com 2 mil anos de idade. Embora os cientistas já soubessem da existência da chamada “zona sombria”, não sabiam que a água estava estagnada …

Primeiro asteroide interestelar tem 4 km e parece um charuto

O primeiro asteroide interstelar a visitar o Sistema Solar não para de fascinar os astrônomos de todo o mundo. Detectado no Havaí, a rocha espacial tem cerca de quatro quilômetros de comprimento e foi batizada …

Cientistas boicotam proposta de criação de inteligência artificial para imigração nos EUA

Um grupo de cientistas de algumas das mais prestigiadas universidades norte-americanas está se opondo a uma proposta do governo Trump de criar um sistema de inteligência artificial (IA) que automatize o trabalho de verificação de …

Vendas por consórcio batem recorde em setembro e somam mais de R$ 73 bilhões no ano

As vendas de bens e serviços por meio de consórcios foram recorde em setembro, com o escoamento de 230 mil cotas. O resultado ficou 9% acima do registrado no mesmo mês do ano passado e …

TRF4 nega recurso a Dirceu em decisão condenatória de processo da Lava Jato

O Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) julgou, no início da manhã desta terça-feira (21), os embargos de declaração interpostos pelos réus da Operação Lava Jato do núcleo da Engevix, entre eles, o ex-ministro …

NASA já consegue prever quais cidades costeiras serão submersas pelo gelo dos glaciares

Um estudo recente revela que o movimento de rotação da Terra e o efeito da gravidade afetam a redistribuição global da água proveniente da fusão dos glaciares. Agora, uma nova ferramenta desenvolvida pela NASA permite …

Lula dispara contra Globo e pede mais mobilização para evitar reformas de Temer

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva criticou neste domingo (19) o monopólio dos meios de comunicação no país, e voltou a defender sua regulamentação como proposta para o programa de governo a ser apresentado …

Ex-gerente da Transpetro é preso pela Lava Jato por propina que seria paga mensalmente ao PT

A Polícia Federal (PF) cumpre nesta terça-feira (21) oito mandados de busca e apreensão, cinco de condução coercitiva e um de prisão temporária na 47ª fase da Lava Jato, chamada de Operação Sothis. Um dos …

Reino Unido está disposto a pagar mais à União Europeia pela fatura do Brexit

O governo da primeira-ministra britânica, Theresa May, acordou nesta terça-feira (21) em aumentar a oferta financeira à União Europeia para impulsionar as negociações sobre o Brexit, saída do Reino Unido do bloco econômico, segundo informou …

Maior dispensário de maconha do mundo inova ao inaugurar drive-thru

Da mesma forma que os restaurantes de fast-food, o maior dispensário de maconha do mundo oferece em Las Vegas um drive-thru no qual as batatas fritas, os refrigerantes e os hambúrgueres podem ser trocados por …