Extradição de Julian Assange para os EUA será decidida em 2020

A decisão sobre o destino de Julian Assange vai ficar apenas para o ano que vem. A justiça do Reino Unido marcou para o dia 24 de fevereiro de 2020 o início das audiências que culminarão no julgamento do pedido de extradição do delator, feito pelos Estados Unidos por conta da revelação de documentos confidenciais das Forças Armadas por meio do WikiLeaks.

Nesta semana, o Departamento de Justiça dos EUA oficializou o pedido de extradição de Assange, que foi aceito por um juiz londrino. A ordem já foi apresentada ao tribunal, que fixou a data para audiências que devem contar não apenas com a presença do próprio delator e de testemunhas, mas também de oficiais do governo americano, que apresentarão as acusações que motivaram o processo.

Na justiça dos Estados Unidos, pesam sobre Assange 18 indiciamentos, todos relacionados ao vazamento de documentos confidenciais. Ele é acusado de traição e de conspirar com Chelsea Manning, a militar responsável pela obtenção do material, além de atuar ao lado dela em uma tentativa de ocultar seus rastros no desvio de documentos, comunicações diplomáticas, relatórios e outros registros relacionados às guerras no Iraque e Afeganistão.

De acordo com os americanos, o delator e fundador do site voltado, justamente, para denúncias desse tipo teria quebrado o Ato de Espionagem, uma lei que proíbe a publicação, obtenção e encorajamento do vazamento de informações que interfiram na segurança nacional dos Estados Unidos.

A defesa de Assange afirma, entretanto, que ele não teve envolvimento no desvio dos documentos, enquanto a revelação deles ao público constitui atividade jornalística, algo que é protegido, também, pela constituição dos EUA.

O estado de saúde de Assange também é uma questão que vem sendo debatida pelos procuradores desde seu asilo, encerrado em abril. Para fugir da extradição e de acusações de assédio sexual que, segundo ele, seriam uma maneira de colocá-lo nas mãos dos americanos, o fundador do WikiLeaks permaneceu por quase sete anos na embaixada do Equador em Londres, onde recebeu asilo político. Essa concessão terminou em abril, quando ele foi preso.

Após faltar a audiências devido a seu estado de saúde, ele compareceu diante do tribunal nesta semana, por meio de videoconferência, em uma audiência preliminar que antecede a avaliação dos dois pedidos de extradição feitos sobre ele.

Além dos EUA, a Suécia também deseja que ele seja processado por assédio sexual na justiça local. Mais uma vez, para a defesa do delator, se trata de uma tática dos americanos em conluio com os suecos, já que as acusações haviam sido descartadas antes do fim de seu asilo.

Assange está preso no complexo penintenciário de Belmarsh, em Londres, desde o dia 11 de abril, quando o governo do Equador revogou seu asilo político. Ele cumpre uma sentença de quatro anos de prisão por violar os termos de sua liberdade condicional, relacionada às acusações de abuso sexual — ele deixou de comparecer a audiências sobre o caso justamente por conta de seu isolamento na embaixada, temendo ser preso assim que pisasse fora dela.

Em pronunciamento, a defesa de Assange afirmou que as acusações e o pedido de extradição feito pelos EUA são um grave ataque aos direitos jornalísticos. Em seu depoimento, feito nesta semana diante do tribunal, o delator também ecoou a fala, negando estar envolvido na obtenção dos documentos confidenciais e afirmando que o WikiLeaks é um mero publicador.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …