Facebook passa a fazer traduções de postagens utilizando inteligência artificial

O Facebook anunciou nesta quinta-feira (3) que a rede social passará a realizar todas as traduções de postagens e comentários utilizando inteligência artificial (IA). Ao todo, o Facebook realiza cerca de 4,5 bilhões de traduções automáticas todos os dias, um número expressivo e que certamente colabora para a experiência do usuário na rede social.

Antes, as traduções eram realizadas em um modelo mais simples, com o sistema traduzindo automaticamente palavra por palavra ou expressões individuais. Agora, com a ajuda da IA, as traduções levam em conta todo o contexto da frase, deixando elas muito mais próximas da tradução que uma pessoa real faria.

“Criar experiências de tradução perfeitas e altamente precisas para os 2 bilhões de pessoas que usam o Facebook é difícil. Precisamos explicar contexto, gírias, erros de digitação, abreviações e intenções simultaneamente”, explicou a empresa.

(dv) Facebook

A tecnologia utilizada neste novo método de tradução faz uso da solução de aprendizagem de máquina conhecida como LSTM, que funciona como uma rede de memória de longo prazo. Os benefícios do novo modelo de tradução são bastante claros.

Em ambas, o sistema traduziu um texto do turco para o inglês, mas enquanto a primeira a tradução ficou praticamente incompreensível, na segunda imagem a inteligência artificial tornou a tradução absolutamente clara.

“Com o novo sistema, vimos um aumento relativo médio de 11% na BLEU – uma métrica amplamente utilizada para determinar a precisão da máquina de tradução – em todas as línguas em comparação com os sistemas baseados em frase”, contou o Facebook.

A rede social acredita que a utilização da inteligência artificial nos trabalhos de tradução e compreensão de textos e imagens é fundamental para criar melhores resultados para os usuários.

“As redes neurais abrem muitos caminhos de desenvolvimento futuros relacionados à adição de contexto adicional, como uma foto que acompanha o texto de uma publicação, para criar melhores traduções. Nós também estamos começando a explorar modelos multilíngues que podem traduzir muitos idiomas diferentes”, completou a empresa.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

China envia três astronautas para sua estação espacial

Grupo deverá ficar três meses no espaço e colocar em funcionamento o módulo central da estação espacial Tiangong. China não participa da ISS por decisão dos EUA. A primeira missão tripulada enviada pela China para a …

Putin “não quer Guerra Fria com EUA”, diz Biden após encontro com presidente russo

Os presidentes dos Estados Unidos, Joe Biden, e da Rússia, Vladimir Putin, participaram nesta quarta-feira (16) de uma esperada reunião bilateral. O encontro realizado em Genebra acontece em um contexto de forte tensão entre …

Variante lambda do coronavírus: o que se sabe sobre mutação que se espalha pela América do Sul e preocupa OMS

Os vírus usam técnicas diferentes para continuar infectando as pessoas. E o caso da covid-19 não é exceção. As versões atuais da doença estão se espalhando muito mais facilmente do que a original, que surgiu na …

Embaixadores da Rússia e dos EUA "regressam ao trabalho", diz Putin após cúpula com Biden

A Rússia e os EUA acordaram o regresso de seus embaixadores, informou Vladimir Putin. Vladimir Putin, presidente da Rússia, disse, após conversas com seu homólogo americano Joe Biden, que os embaixadores russo e norte-americano voltam …

Cientistas desvendam segredos genéticos dos menores mamíferos mergulhadores do mundo

Biólogos descobriram os segredos genéticos dos menores mamíferos mergulhadores do mundo: os musaranhos aquáticos. Usando amostras de DNA para construir uma árvore evolutiva, cientistas revelaram em um estudo recente que o comportamento destes mamíferos comedores de …

Pandemia, tufões e inundações agravaram crise alimentar na Coreia do Norte

O líder norte-coreano Kim Jong-Un admitiu que o país enfrenta uma "situação alimentar crítica", informou a mídia estatal nesta quarta-feira (16). A Coreia do Norte, cuja economia sofre com os reflexos de várias sanções …

Israel ataca Faixa de Gaza em resposta a balões incendiários

Bombardeios israelenses miram alvos do Hamas, testando cessar-fogo acertado em maio após 11 dias de conflito com militantes palestinos. Marcha de nacionalistas judeus em Jerusalém elevou tensão. Israel bombardeou alvos do Hamas na Faixa de Gaza …

Volkswagen volta a paralisar produção no Brasil por falta de semicondutores

A escassez de semicondutores volta a assombrar as montadoras brasileiras e os efeitos colaterais começam a aparecer novamente. A Volkswagen, pela segunda vez em 2021, vai paralisar a fabricação de automóveis no Brasil, mas, desta vez, …

Bolsonaro sobre passaporte de vacinação: "Se for aprovado, eu veto"

Presidente não apoia a criação de um passaporte para saber quem foi vacinado ou teve teste negativo para COVID-19, pois assim, as pessoas teriam que ser vacinadas e isso "não tem cabimento", segundo Bolsonaro. Nesta terça-feira …

O que é a etanolamina, molécula chave para decifrar origem da vida encontrada no espaço

Como a vida se originou na Terra? Ninguém sabe, mas entender os elementos que tornaram isso possível pode nos dar pistas valiosas para responder a essa pergunta. Em um estudo recente, um grupo de pesquisadores espanhóis …