FBI emite alerta mundial: reiniciem os roteadores, já

O FBI alertou a população mundial para a existência de um vírus informático oriundo da Rússia, capaz de acessar qualquer roteador doméstico, bloqueando o acesso à internet no celular e computador, e recolhendo informações dos utilizadores.

As autoridades aconselham que todos os utilizadores reiniciem seus roteadores: “O FBI recomenda que qualquer proprietário de pequenas empresas ou residências reinicie seus dispositivos para interromper temporariamente o malware e ajudar na identificação de potenciais aparelhos infectados”, informa o comunicado publicado no site oficial do FBI.

Fernando Suárez, vice-presidente do Conselho Geral de Colégios de Engenharia Informática da Espanha, consultado pelo El País, explica que fazer reset no roteador não é uma solução definitiva. “Reiniciar um roteador pode devolvê-lo a um estado prévio ao da infecção, mas não o protege contra uma nova”, explicou o especialista.

Segundo Suárez, o roteador é sempre um dispositivo “mais vulnerável”, já que geralmente é comercializado com a configuração de fábrica, “e em ambientes pequenos não são protegidos com ferramentas como antivírus”.

Atualizar os antivírus e trocar as senhas das contas pessoais e dispositivos eletrônicos são outras das medidas aconselhadas.

Segundo o El País, ainda não é sabido o alcance do vírus, mas estima-se que existam mais de meio milhão de roteadores afetados em todo o mundo. E, tendo em conta a configuração em rede deste tipo de ataque, é provável que os números continuem crescendo exponencialmente.

“BadRabbit” é o nome do software informático criado pelos hackers “Sofacy Croup”, que levou o FBI a lançar o alerta mundial, de acordo com a TSF.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Cientistas podem ter descoberto por que a menstruação dói tanto

Um grupo de cientistas pode ter descoberto novas pistas que ajudam a explicar o motivo da dor menstrual e por que os sintomas pré-menstruais (TPM) podem ser tão dolorosos para algumas mulheres.  Em um grande estudo …

Sepultura mais antiga que as pirâmides do Egito é encontrada na Rússia

Uma equipe de arqueólogos encontrou uma sepultura antiga na proximidades da cidade de Aksay, na região de Rostov, na Rússia, área onde será construída uma rodovia, revelou a empresa estatal Avtodor. De acordo com os cientistas, …

Matemática desvenda (finalmente) quem escreveu "In My Life", dos Beatles

Mais de 50 anos depois da criação da música “In My Life”, um dos sucessos dos Beatles, a matemática concluiu quem foi o autor da canção, depois de tanto John Lennon como Paul McCartney reclamarem …

Já pode ser muito tarde para salvar o Taj Mahal

O Taj Mahal, monumento que é cartão postal da índia, tem ficado amarelado devido à poluição. O Supremo Tribunal indiano já ameaçou o governo: “ou restauram ou demolem”. Há um ditado que diz que o Taj …

Amazônia: pesca ilegal e desmatamento estão associados a paraísos fiscais

Nesta segunda-feira (13), cientistas pediram uma maior transparência no uso de paraísos fiscais por empresas envolvidas em atividades que prejudicaram os oceanos e a floresta tropical da Amazônia. Em um estudo publicado na Nature Ecology and …

Participação de transexuais nas eleições dos EUA é a maior da história

A participação de pessoas transgênero nas eleições de meio-termo nos Estados Unidos – que serão realizadas em novembro - já é a maior da história norte-americana. Pelo menos 43 candidatos se apresentaram na fase das …

Estudo mostra que Zika chegou ao Brasil proveniente do Haiti

Estudo desenvolvido pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) em Pernambuco revela que o vírus Zika chegou ao Brasil proveniente do Haiti. De acordo com pesquisadores, imigrantes ilegais e militares brasileiros que participaram da missão de paz …

Jacarta, a capital da Indonésia, pode ficar submersa já em 2050

Os especialistas alertam que, se nada for feito, alguns lugares da capital da Indonésia podem acabar completamente debaixo de água até 2050. “A possibilidade de Jacarta ficar submersa não é brincadeira”, adverte Heri Andreas, cientista do …

Cabral admite ter recebido R$ 5 milhões de caixa 2 do Rei Arthur (mas "nunca aceitou propina")

O ex-governador do Rio Sérgio Cabral sustentou, em depoimento à Justiça Federal, que todo o dinheiro que recebeu era recurso de caixa 2 e que nunca aceitou propina. Ele foi interrogado nesta segunda-feira (13) pelo juiz Marcelo Bretas, …

Tragédia em Gênova: ponte desaba e deixa dezenas de mortos

A ponte Morandi, localizada sobre a autoestrada A10, em Gênova, no norte da Itália, colapsou nesta terça-feira (14). As autoridades admitem que o colapso da estrutura fez dezenas mortos e vários feridos. Inicialmente as autoridades não …