FBI emite alerta mundial: reiniciem os roteadores, já

O FBI alertou a população mundial para a existência de um vírus informático oriundo da Rússia, capaz de acessar qualquer roteador doméstico, bloqueando o acesso à internet no celular e computador, e recolhendo informações dos utilizadores.

As autoridades aconselham que todos os utilizadores reiniciem seus roteadores: “O FBI recomenda que qualquer proprietário de pequenas empresas ou residências reinicie seus dispositivos para interromper temporariamente o malware e ajudar na identificação de potenciais aparelhos infectados”, informa o comunicado publicado no site oficial do FBI.

Fernando Suárez, vice-presidente do Conselho Geral de Colégios de Engenharia Informática da Espanha, consultado pelo El País, explica que fazer reset no roteador não é uma solução definitiva. “Reiniciar um roteador pode devolvê-lo a um estado prévio ao da infecção, mas não o protege contra uma nova”, explicou o especialista.

Segundo Suárez, o roteador é sempre um dispositivo “mais vulnerável”, já que geralmente é comercializado com a configuração de fábrica, “e em ambientes pequenos não são protegidos com ferramentas como antivírus”.

Atualizar os antivírus e trocar as senhas das contas pessoais e dispositivos eletrônicos são outras das medidas aconselhadas.

Segundo o El País, ainda não é sabido o alcance do vírus, mas estima-se que existam mais de meio milhão de roteadores afetados em todo o mundo. E, tendo em conta a configuração em rede deste tipo de ataque, é provável que os números continuem crescendo exponencialmente.

“BadRabbit” é o nome do software informático criado pelos hackers “Sofacy Croup”, que levou o FBI a lançar o alerta mundial, de acordo com a TSF.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA:

Embaixada levará 50 estudantes brasileiros para intercâmbio nos EUA

A partir desta terça-feira (19), estudantes do ensino médio da rede pública podem se inscrever para a 17ª edição do programa Jovens Embaixadores, promovido pela Embaixada dos Estados Unidos. Em parceria com o Conselho Nacional de …

Bactérias terríveis se escondem nos panos de prato

Por muito limpos que possam parecer nossos panos de prato, a verdade é que eles escondem bactérias terríveis. Depois de um mês de utilização, cerca de metade dos panos recolhidos tinha bactérias. Um estudo recente, realizado …

DNA considerado “lixo” permite mudança de sexo

Uma equipe de cientistas retirou de ratinhos machos uma parte do DNA que não comanda a fabricação de qualquer proteína. Com isso, os animais desenvolveram ovários em vez de testículos. No estudo, publicado semana passada na …

Amor louco por Asia Argento pode ter provocado o suicídio de Anthony Bourdain

Oito dias passados desde a morte de Antonhy Bourdain, foram trazidas a público revelações de amigos do famoso chef e apresentador que levam a crer que a decisão de pôr fim à vida pode ter …

Centenas de crianças são separadas dos pais imigrantes em celas no Texas; Melania detesta

Centenas de crianças estão sendo separadas dos pais imigrantes em celas nas instalações da guarda de controle de fronteira no sul do Texas, nos Estados Unidos. Melania Trump “detesta” ver crianças separadas de suas famílias. …

Japoneses não estão fazendo sexo e ninguém sabe por quê

No final de fevereiro de 2016, a Agência de Recenseamento do Japão anunciou que a população do país sofreu um declínio líquido, com mais mortes que nascimentos, pela primeira vez desde que o país começou a …

Mais de 60% dos jovens querem sair do Brasil

Sondagem do Datafolha indica que 62% dos brasileiros entre 16 e 24 anos desejam viver no exterior. Cifra equivale à população de Minas. Metade dos entrevistados entre 25 e 34 anos afirma querer morar fora. Uma …

Energia ilimitada pode ser alcançada com novo método de extrair urânio do mar

O Laboratório Nacional do Noroeste do Pacífico, PNNL, um laboratório pertencente ao governo dos EUA, em associação com a LCW Supercritical Technologies fez um importante avanço para a indústria nuclear: descobriu um método econômico para …

Brasil joga mal e empata em estreia na Copa da Rússia

A Seleção Brasileira jogou mal e apenas empatou com a Suíça por 1 a 1, pela primeira rodada do grupo E da Copa do Mundo. O Brasil fez um bom primeiro tempo, quando abriu o placar …

Mulher desaparecida é encontrada na barriga de píton de 8 metros

Uma residente do distrito de Muna, na província de Celebes do Sudeste, Indonésia, desaparecida na quinta-feira passada (14), apareceu no dia seguinte na barriga de uma píton, informa o jornal The Jakarta Post. De acordo com …