Novidade na Universidade de Brasília (UnB): alunos vão estudar Felicidade, uma disciplina pioneira no Brasil! Sim, o curso mais procurado da Universidade de Yale, nos EUA, chegou ao país. A disciplina – que foi criada antes de Yale, na Universidade de Harvard – entra na grade curricular da UnB no próximo semestre.
Serão disponibilizadas 240 vagas na unidade do Gama (FGA), no Distrito Federal. “A UnB está realmente engajada em melhorar a qualidade de vida e a saúde mental nos diferentes campi”, disse Wander Pereira, professor da UnB responsável pelas aulas da nova disciplina, em entrevista ao SNB.
Ele contou como surgiu a ideia: “Eu sou professor na graduação em engenharia de software no campus do Gama, e lá funcionam cinco cursos de engenharia, é uma rotina bem pesada para os alunos. Então criamos um grupo de trabalho pra pensar e propor ações de saúde mental, daí surgiu a disciplina”, explicou.
Wander garantiu que o curso da UnB não será uma cópia das aulas de Yale. “Estamos tentando construir nosso jeito de ministrar a disciplina. Estamos interessados em autoconhecimento e descoberta de estratégias para lidar com as adversidades da vida acadêmica. Felicidade como uma possibilidade a ser construída e cultivada coletivamente no ambiente acadêmico”, revelou.
O foco da nova matéria será autoconhecimento, afeto, cuidado, solidariedade, respeito às diferenças e diálogo. A intenção é apresentar estratégias para ajudar os estudantes a lidarem com fatores adversos do dia a dia.
“A ideia é tentar entender como podemos ser felizes aqui, no campus, e o que fazer para evitarmos a infelicidade. Vamos usar técnicas que sugerem práticas para, por exemplo, se ter mais resiliência e saber lidar com frustrações e expectativas”, diz o professor Wander Pereira ao Metrópoles.
“Também queremos dialogar sobre estratégias de enfrentamento da insegurança emocional, desamparo, timidez, sensação de abandono, depressão e ansiedade”, acrescentou.
As aulas
Não há prerrequisitos para cursar a matéria. As aulas serão às terças e quintas-feiras, das 14h às 15h50. Qualquer aluno de graduação da Universidade de Brasília, independentemente de curso ou de campus, pode fazer a disciplina, mas haverá prioridade para os estudantes da UnB/FGA.
Das 240 vagas previstas para o próximo semestre, 40 estão reservadas para universitários que fazem algum tipo de acompanhamento psicológico na UnB. Neste caso, os interessados devem procurar a coordenação da FGA.
Os demais estudantes devem se inscrever pelo Matrícula Web, de 20 a 23 de julho.
Ciberia // Metrópoles / Só Notícia Boa