Disciplina mais popular da história da Universidade de Yale ensina a felicidade

Adam Jones / Flickr

Universidade de Yale

Um em cada quatro estudantes da Universidade de Yale, nos EUA, frequentam a aula de “Psicologia e a Boa Vida” que, basicamente, ensina como conseguir uma vida mais feliz. E é, surpreendentemente ou não, a disciplina mais popular da história da instituição.

Com 1.182 alunos inscritos, “Psicologia e a Boa Vida” é a disciplina “mais popular nos 316 anos de história de Yale”, informa o New York Times.

Estamos falando de “quase um quarto dos estudantes de graduação de Yale”, destaca o  jornal, a frequentarem a matéria ministrada pela professora de psicologia Laurie Santos, de 42 anos, uma descendente de cabo-verdianos.

Laurie Santos dá duas palestras por semana para ensinar os estudantes a levarem “uma vida mais feliz e mais satisfatória”, conforme destaca, citada pela publicação.

“Crise de saúde pública mental”

Antes do sucesso de “Psicologia e a Boa Vida”, a disciplina “Psicologia e Lei” tinha registrado o recorde de 1.050 inscrições em 1992, mas a maioria das matérias de Yale fica pelos 600 alunos, segundo números do New York Times.

O que ajuda então a explicar o sucesso desta disciplina que se baseia na psicologia positiva e na mudança comportamental? “Os estudantes querem mudar, ser felizes consigo próprios, e mudar a cultura aqui no campus“, responde Laurie Santos.

A psicóloga acredita que a adesão à cadeira se justifica pelo elevado estresse a que os estudantes são colocados no ensino secundário, quando estão preocupados em entrarem para a universidade e assumem estilos de vida prejudiciais. Laurie Santos fala de “uma crise de saúde pública mental” que se verifica não apenas em Yale.

“Com um em cada quatro estudantes em Yale inscritos, se virmos bons hábitos, coisas como os estudantes a mostrarem mais gratidão, a procrastinarem menos, a aumentarem as conexões sociais, estamos, na realidade, semeando a mudança na cultura da faculdade”, acrescenta a psicóloga.

“Baixa pressão”

Da parte dos estudantes, destaca-se a falta de pressão associada à disciplina como principal fator para tantas inscrições, como explica um dos alunos de Laurie Santos ao New York Times.

“Não teria ficado sabendo da matéria se não fosse pelo boca a boca, mas é baixa a pressão e talvez aprenda uns truques para ter uma vida menos estressante”, refere Riley Richmond, de 22 anos.

Ao longo das semanas, os alunos são desafiados a completarem tarefas como meditarem por 10 minutos, dormirem oito horas, limitarem o uso das redes sociais, ou a terem atos de bondade e a estabelecerem novas relações sociais. A avaliação final é feita através de um projeto pessoal de autoaperfeiçoamento.

Para Laurie Santos, a disciplina “é a mais difícil de Yale“, uma vez que os estudantes têm que se responsabilizar diariamente para conseguirem concretizar mudanças reais nas suas vidas.

Grandes mudanças foi o que a matéria provocou em Yale em termos logísticos. Foi preciso, por exemplo, mudar as aulas de um local de oração no campus, com cerca de 800 lugares, para a sala de concertos da Universidade, para poder acolher os mais de mil estudantes.

O sucesso de “Psicologia e a Vida Boa” também é motivo de algum “conflito” com outros profissionais da escola, que perderam a atenção dos alunos para as palestras da professora Laurie Santos, como a própria assume no New York Times. Talvez por isso, já é quase certo que a disciplina não irá ser incluída na grade do próximo ano letivo.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …