Em ano de eleição, ferramenta permite identificar perfis falsos nas redes sociais

A plataforma PegaBot foi desenvolvida pelo Instituto de Tecnologia e Sociedade do Rio (ITS Rio) e o Instituto Tecnologia & Equidade (IT&E), com o objetivo de identificar perfis falsos ou perfis automatizados no Twitter, também conhecidos como bots (abreviatura da palavra em inglês robot).

Nela, os usuários da rede social poderão verificar a atividade de uma conta automatizada, para saber a probabilidade de o perfil ser um bot. Quanto maior a nota, maior a chance de estarmos diante de um bot e da chance dele propagar “fake news” ou notícias falsas, compartilhadas na internet como se fossem verídicas.

A plataforma analisa o histórico das publicações do perfil que o usuário solicita. Com base em padrões de comportamento, o PegaBot identifica se é mais provável o perfil ser humano ou um robô. Por enquanto, a plataforma está integrada apenas ao Twitter e, em breve, poderá ser usada em outras redes sociais.

Os critérios considerados na avaliação são o intervalo de tempo entre cada postagem – um intervalo de dois segundos entre cada post, por exemplo, pode indicar que o tuíte foi feito por um robô; a frequência e a aleatoriedade no tempo em que as postagens são feitas – postagens feitas sempre no mesmo horário, às 10 horas da manhã, por exemplo, podem ter sido feitas por um robô; e a pessoalidade dada aos textos postados – textos repetidos ou extraídos de outras publicações, pré-formatados, são um indicativo de ter sido feito por um bot.

Márcio Vasconcelos, diretor do IT&E, explica ainda que a ferramenta não exclui a verificação humana. “Se você identificar que o perfil serve só para divulgar a mensagem de outra pessoa, ou que na maioria das vezes esse perfil existe para atacar algum um grupo específico, aumentam muito as chances desse perfil se confirmar como um bot”, ressalta.

“Nesse caso, vale questionar os possíveis beneficiados pela atuação daquele bot se o perfil realmente é falso e por que a pessoa beneficiada está se utilizando desse recurso. Se for um político, por exemplo, pergunte diretamente ao político se ele sabe que existe um bot trabalhando para ele e se acha correto o comportamento que o bot está tendo. Também pode denunciar essa atuação a justiça eleitoral”, conclui.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Testemunhas de Jeová condenados na Rússia por suposto extremismo

Penas vão de dois a três anos e meio de prisão. Denominação é ilegal na Rússia desde 2017, vista pela Igreja Ortodoxa, com apoio de Putin, como "seita estrangeira que mina instituições estatais". Advogados vão …

Recordista em indicações, "Game of Thrones" terá última batalha no Emmy

Com um recorde de 32 indicações, "Game of Thrones" participará na noite de domingo (22) da cerimônia do Emmy pela última vez e, de quebra, tentará se tornar a primeira produção a conquistar os prêmios …

O homem que recebeu picadas de 200 cobras em nome da ciência

A cada cinco minutos, uma pessoa morre vítima de picada de cobra no mundo. Quatro outras ficam permanentemente inválidas. Mas há aquelas que estão colocando a própria vida em risco para buscar um soro antiofídico …

Trump anuncia sanções contra Banco Nacional do Irã

O presidente norte-americano, Donald Trump, declarou nesta sexta-feira (20) que os EUA estão introduzindo sanções ao banco nacional do Irã. O anúncio foi feito durante coletiva de imprensa na Casa Branca. O presidente dos EUA não …

Jovem convidado à cúpula do clima da ONU foi bloqueado por ministro Ricardo Salles

João Henrique Alces Cerqueira, estudante de engenharia ambiental e militante ecologista de 27 anos, é um dos 100 jovens “campeões do clima” que receberam o chamado “tíquete verde” da ONU, um convite para viajar a …

Área 51: começam os preparativos para invadir a base

Cidadãos de diferentes partes dos Estados Unidos iniciam preparativos para suposta invasão da Área 51 para libertar alegados seres alienígenas. Hoje é dia 20, dia de invadir a base americana Área 51. É exatamente com esta …

Pesticidas teriam causado "síndrome de Havana"

Estudos clínicos sugerem que sintomas misteriosos que afetaram diplomatas americanos e canadenses em Cuba podem ter sido provocados por agentes neurotóxicos usados em pesticidas para combater mosquito da dengue. Os sintomas misteriosos que afetaram nos últimos …

Marielle, Raoni, Claudelice, Jean Wyllys: brasileiros concorrem ao Prêmio Sakharov 2019

A ex-vereadora do PSOL Marielle Franco, assassinada em março do ano passado no Rio de Janeiro, o líder Caiapó Raoni, o ex-deputado federal Jean Wyllys (PSOL) e a defensora da Amazônia Claudelice Silva dos Santos …

Protestos pelo mundo pedem ações contra mudanças climáticas

Manifestações iniciadas pelo movimento Greve pelo Futuro ocorrem em mais de 150 países, inclusive no Brasil. Na Austrália, 300 mil pessoas saíram às ruas. Greta Thunberg lidera manifestações em Nova York. Manifestações pedindo ações políticas concretas …

Tiroteio deixa morto e vários feridos em Washington

Uma pessoa morreu e várias outras ficaram feridas em um tiroteio ocorrido na noite desta quinta-feira nas ruas de Washington, D.C., conforme relatou a imprensa local. Até o momento, são poucas as informações disponíveis sobre o …