Uma baleia jubarte e seu filhote foram localizados na manhã desta quarta-feira (5) presos em uma região de bancos de areia no litoral do estado australiano de Queensland. Apenas a mãe estava encalhada, e o filhote nadava ao seu redor e a empurrava para tentar tirá-la dali.
A força do bebê é tanta que ele consegue mudar a mãe de posição, mas ela ainda ficou presa ali por um bom tempo.
Funcionários do Queensland Parks and Wildlive Services foram enviados ao local para estabilizar a dupla enquanto equipes do Sea World se deslocavam até a região para libertá-los.
A maré alta e os esforços da pequena baleia, porém, foram suficientes para soltar a mãe antes que as equipes do Sea World chegasse.
O par conseguiu sair dali 40 minutos depois do início do acompanhamento, mas testemunhas informaram que a mãe já havia ficado encalhada em outra região durante a noite anterior.
Para evitar que mãe e filho ficassem presos novamente, os funcionários acompanharam a dupla até que ela chegasse a águas profundas. “A mãe estava um pouco cansada e estressada”, relatou um dos funcionários. Nenhum dos dois se feriu nos bancos de areia.
É comum que o litoral de Queensland receba a visita de vários tipos de baleia nessa época do ano, já que muitas escolhem a região para ter seus filhotes e criá-los até que fiquem fortes o suficiente para retornar às águas da Antártica.
Não foi a primeira vez que baleias mostraram que têm empatia. No início de 2016 uma dupla de baleias jubarte resgatou uma foca que era perseguida por Orcas, e em 2013 um grupo de baleias cachalote adotou um golfinho que tinha uma deformidade na espinha.
// HypeScience