Baleia mata homem que a resgatou logo após ser libertada

myfwc / Flickr

Uma baleia franca do Atlântico Norte presa em uma linha de pesca

Um pescador que há anos exercia um trabalho voluntário para ajudar a desenredar baleias ameaçadas de extinção, emaranhadas em redes de pesca, foi atingido e morto por uma delas. O episódio ocorreu em New Brunswick, no Canadá, na segunda-feira passada, pouco depois de ajudar no resgate da baleia que o atingiu, informou uma agência de notícias canadense.

O voluntário, Joe Howlett, estava em um navio de do Departamento de Pescas e Oceanos ajudando a cortar linhas para salvar uma baleia franca do Atlântico Norte, disse o ministro do departamento, Dominic LeBlanc, em comunicado.

Howlett, que era membro da Campobello Whale Rescue Team, foi atingido logo após a baleia ser libertada e começou a se afastar a nado do Golfo de St. Lawrence.

“Eles conseguiram desembaraçar a baleia totalmente e, em seguida, algo bizarro aconteceu e ela deu um enorme giro”, disse Mackie Green, da equipe, à Canadian Press, citada pelo The New York Times. Green fundou a equipe de resgate com Howlett em 2002.

Ocorrência inédita

Esta foi a primeira fatalidade envolvendo seres humanos na história da Atlantic Large Whale Disentanglement Network, um consórcio de correspondentes autorizados treinados que trabalham ao longo da costa leste do Canadá e dos Estados Unidos, no Centro de Estudos Costeiros em Provincetown, Massassuchests, disse em uma postagem no Facebook.

Em sua declaração, o LeBlanc disse que participar de operações de resgate de baleias “requer imensa bravura e uma paixão pelo bem-estar dos mamíferos marinhos” e descreveu Howlett como um “membro insubstituível da comunidade de resgate de baleias”.

“Há sérios riscos envolvidos em qualquer tentativa de resgate. Cada situação é única e as baleias emaranhadas podem ser imprevisíveis”, acrescentou.

Homenagens

Howlett foi homenageado na quarta-feira (12) como um voluntário dedicado, que ajudou a salvar dezenas de baleias nos últimos 15 anos. O Fundo Internacional para o Bem-estar dos Animais disse em uma declaração que ele “viveu e expirou” a missão.

Jerry Conway, do Instututo Canadian Whale em Campobello, em Nova Brunswick, disse à The Canadian Press que o Howlett havia libertado outra baleia do Atlântico Norte apenas alguns dias antes, aproximadamente na mesma região. “Ele era um pescador muito experiente, e quem é melhor para atuar com esse tipo de resgate do que um pescador que conhece os nós, as cordas e a estrutura?”, disse ele.

Howlett protagonizou um vídeo do Fundo Internacional para o Bem-estar dos Animais, que explicou como os socorristas usam facas com ganchos para resgatar as baleias enroladas em cordas de pesca.

Quando se enrola nas redes, a baleia perde a facilidade para mergulhar e nadar, que são cruciais para a alimentação. O resgate destacado no vídeo levou cinco horas para ser concluído depois que a baleia se viu diante de linhas enroladas em torno de suas nadadeiras e dentro da sua boca.

A baleia franca do Atlântico Norte é uma das espécies mais ameaçadas de extinção: restam aproximadamente apenas 500 delas em todo o mundo. Desde 6 de julho, sete baleias fracas foram mortas no último mês no Golfo de St. Lawrence.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …