Baleia mata homem que a resgatou logo após ser libertada

myfwc / Flickr

Uma baleia franca do Atlântico Norte presa em uma linha de pesca

Um pescador que há anos exercia um trabalho voluntário para ajudar a desenredar baleias ameaçadas de extinção, emaranhadas em redes de pesca, foi atingido e morto por uma delas. O episódio ocorreu em New Brunswick, no Canadá, na segunda-feira passada, pouco depois de ajudar no resgate da baleia que o atingiu, informou uma agência de notícias canadense.

O voluntário, Joe Howlett, estava em um navio de do Departamento de Pescas e Oceanos ajudando a cortar linhas para salvar uma baleia franca do Atlântico Norte, disse o ministro do departamento, Dominic LeBlanc, em comunicado.

Howlett, que era membro da Campobello Whale Rescue Team, foi atingido logo após a baleia ser libertada e começou a se afastar a nado do Golfo de St. Lawrence.

“Eles conseguiram desembaraçar a baleia totalmente e, em seguida, algo bizarro aconteceu e ela deu um enorme giro”, disse Mackie Green, da equipe, à Canadian Press, citada pelo The New York Times. Green fundou a equipe de resgate com Howlett em 2002.

Ocorrência inédita

Esta foi a primeira fatalidade envolvendo seres humanos na história da Atlantic Large Whale Disentanglement Network, um consórcio de correspondentes autorizados treinados que trabalham ao longo da costa leste do Canadá e dos Estados Unidos, no Centro de Estudos Costeiros em Provincetown, Massassuchests, disse em uma postagem no Facebook.

Em sua declaração, o LeBlanc disse que participar de operações de resgate de baleias “requer imensa bravura e uma paixão pelo bem-estar dos mamíferos marinhos” e descreveu Howlett como um “membro insubstituível da comunidade de resgate de baleias”.

“Há sérios riscos envolvidos em qualquer tentativa de resgate. Cada situação é única e as baleias emaranhadas podem ser imprevisíveis”, acrescentou.

Homenagens

Howlett foi homenageado na quarta-feira (12) como um voluntário dedicado, que ajudou a salvar dezenas de baleias nos últimos 15 anos. O Fundo Internacional para o Bem-estar dos Animais disse em uma declaração que ele “viveu e expirou” a missão.

Jerry Conway, do Instututo Canadian Whale em Campobello, em Nova Brunswick, disse à The Canadian Press que o Howlett havia libertado outra baleia do Atlântico Norte apenas alguns dias antes, aproximadamente na mesma região. “Ele era um pescador muito experiente, e quem é melhor para atuar com esse tipo de resgate do que um pescador que conhece os nós, as cordas e a estrutura?”, disse ele.

Howlett protagonizou um vídeo do Fundo Internacional para o Bem-estar dos Animais, que explicou como os socorristas usam facas com ganchos para resgatar as baleias enroladas em cordas de pesca.

Quando se enrola nas redes, a baleia perde a facilidade para mergulhar e nadar, que são cruciais para a alimentação. O resgate destacado no vídeo levou cinco horas para ser concluído depois que a baleia se viu diante de linhas enroladas em torno de suas nadadeiras e dentro da sua boca.

A baleia franca do Atlântico Norte é uma das espécies mais ameaçadas de extinção: restam aproximadamente apenas 500 delas em todo o mundo. Desde 6 de julho, sete baleias fracas foram mortas no último mês no Golfo de St. Lawrence.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

George W. Bush: o suposto plano para matar ex-presidente dos EUA desbaratado pelo FBI

Um simpatizante do Estado Islâmico planejava assassinar o ex-presidente dos EUA George W. Bush, mas o plano foi descoberto pelo FBI (polícia federal americana), segundo autoridades dos Estados Unidos. O suspeito, um residente de Ohio, supostamente …

O que se sabe sobre misterioso surto de varíola dos macacos

Casos recentes da doença na América do Norte e Europa acenderam o alerta entre especialistas. Endêmico na África, vírus é transmitido por animais contaminados e por contato próximo prolongado entre pessoas. Autoridades de saúde na América …

EUA: Estudo traz primeiros resultados 'promissores' de vacina de RNA mensageiro contra Aids

Uma vacina usando a tecnologia de RNA mensageiro, a mesma que algumas vacinas contra a Covid-19, pode ser usada desta vez contra a Aids. É o que mostram os primeiros resultados promissores de testes …

Viagem de Lula à Argentina visa fortalecer governo de Fernández e teoria de lawfare contra Kirchner

O ex-presidente Lula será o primeiro estrangeiro a discursar diante de uma multidão na Praça de Maio, em Buenos Aires, em um ato destinado a renovar o vínculo do governo argentino com o seu …

Após EUA, vários países se mobilizam em boicote aos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim

Reino Unido, Austrália, Canadá, Nova Zelândia seguiram os passos dos Estados Unidos e anunciaram que também vão participar do “boicote diplomático” aos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim, previstos para fevereiro. Os países acusam …

Musk anuncia que Neuralink testará microchips neuronais em humanos em 2022

O bilionário e empreendedor norte-americano referiu que já testou com sucesso um implante cerebral em um macaco, e quer agora que essa tecnologia seja aplicada em humanos. Os humanos poderão ter implantes cerebrais da empresa Neuralink …

Cientistas americanos encontram substância contra coronavírus em algas para sushi

Biólogos americanos esperam que sua descoberta ajude na criação de tratamentos antivírus com base em plantas. Os cientistas determinaram que o sulfato de rhamnan – polissacarídeo componente das algas verdes Monostroma nitidum, utilizadas para embrulhar o …

Mulheres comandam metade dos ministérios no governo Scholz

Futuro chanceler confirma nomes finais do seu governo, que deverá começar os trabalhos ainda esta semana. Percentual de mulheres no comando de ministérios federais é o maior da história da Alemanha. O próximo chanceler federal da …

Biden e Putin fazem videoconferência para tentar resolver impasse na Ucrânia

Joe Biden e Vladimir Putin se preparam para uma vídeoconferência nesta terça-feira (7) em um momento em que as tensões entre Washington e Moscou se intensificam com rumores de uma iminente invasão da Ucrânia …

Aung San Suu Kyi é condenada a 4 anos de prisão

Líder deposta por golpe militar em Mianmar enfrenta série de acusações que a Anistia Internacional chama de falsas. Novo veredicto deve sair nos próximos dias. A líder deposta de Mianmar, Aung San Suu Kyi, foi condenada …