Nova teoria da física diz que há duas dimensões de tempo

De acordo com Itzhak Bars, físico da Universidade do Sul da Califórnia (EUA), pode haver não apenas uma, mas duas dimensões de tempo no universo.

Não estamos falando daquela ideia de “entrar em outra dimensão” que a ficção científica fomenta. O cientista explica que as dimensões são uma forma como vivenciamos o mundo. E alguns aspectos da física do universo realmente sugerem que existe mais de uma dimensão temporal.

Se for verdadeira, a hipótese de Itzhak Bars poderia unir duas teorias importantes e incompatíveis da física: a mecânica quântica e a relatividade geral.

A unificação

Existem três dimensões normais (cima-baixo, esquerda-direita e frente-trás), além do espaço-tempo. Na teoria de Bars, o tempo não é linear, mas sim um plano 2D em curvatura entrelaçado em todas essas dimensões.

Bars vem elaborando sua hipótese há mais de uma década. Tudo começou quando ele questionou o papel do tempo em relação à gravidade e outras forças.

Embora a ideia de mais dimensões soe bizarra, mais e mais físicos estão a considerando, porque isso poderia permitir uma cobiçada teoria unificada da física, a chamada “teoria de tudo”, reunindo todas as forças fundamentais do universo em uma única e limpa equação matemática.

As duas dimensões de tempo tornariam possível a viagem no tempo, por exemplo. Em vez de ser linear, em algum ponto o tempo volta para si mesmo. Desta forma, você poderia viajar para trás ou para a frente.

Então, se existem todas essas dimensões extras, como é que não as experimentamos? Segundo Bars, é porque elas são tão infinitesimalmente pequenas que sequer podemos vê-las. Nós nos movemos através dessas dimensões minúsculas, mas nunca as percebemos.

O físico acredita que a tecnologia a nível subatômico pode ser capaz de detectar tais dimensões adicionais.

Teoria-M

O trabalho de Bars foi inspirado na Teoria-M, criada em 1995. De acordo com o físico Michio Kaku, esta é uma teoria das supercordas, e contém 10 dimensões de espaço e uma de tempo. Em geral, os detalhes da teoria permanecem indefinidos. “Ninguém ainda nos disse qual é a forma fundamental da Teoria-M”, disse Bars.

Bars usou algumas de suas proposições para pensar em uma dimensão extra de tempo. Com suas duas dimensões de tempo e as 10 dimensões já presentes na teoria, isso significaria que habitamos um universo de 13 dimensões.

Teoria dos dois tempos

Na hipótese de Itzhak Bars, as quatro dimensões que conhecemos são apenas uma “sombra” das seis que realmente existem. Se isso for verdade, toda a física terá de ser reexaminada.

O princípio de Heisenberg afirma que você pode medir o momentum ou posição de uma partícula, mas não ambos simultaneamente. Por quê? Talvez porque estejam em tempos diferentes.

De acordo com Bars, para calcular a velocidade, dividimos a distância pelo tempo. Mas se pudermos trocar a posição e o momentum indistintamente, isso significa que cada um pode receber sua própria dimensão de tempo.

Desta forma, o universo pode estar escondendo uma dimensão extra de nós.

Bars insiste que a “teoria dos dois tempos” é mais do que apenas um truque matemático. Ele acredita que experimentos no Grande Colisor de Hádrons, na Suíça, podem provar que sua teoria está correta.

COMPARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. “Existem três dimensões normais (cima-baixo, esquerda-direita e frente-trás), além do espaço-tempo.” –> está incorreto!
    Espaço-tempo –> já são as 4 dimensões, isto é, as 3 espaciais e 1 temporal!

    • Olá Nilza,
      Não compreendemos seu comentário. O texto está correto.
      “Existem TRÊS dimensões NORMAIS (cima-baixo, esquerda-direita e frente-trás), ALÉM DO espaço-tempo.”

      • A Nilza está certa – na física newtoniana temos 3 dimensões espaciais e uma temporal que são independentes e na fisica einsteniana temos 3 dimensões espaciais e uma temporal que não são independentes, ou seja, o espaço-tempo quadridimensional e não três dimensões espaciais além do espaço-tempo.

  2. conheço uma maneira de voltar ao tempo em um mundo virtual…..resp: através do seu pensamento e para ir ao futuro seria através de sua imaginação que vc não teria certeza de nada. que realmente podia acontecer. mais voltar ao passado seria mais fácil porque já conhecemos as historias …..

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Metrô de Paris ficará em greve até segunda-feira contra reforma da Previdência

A greve dos metroviários de Paris contra o projeto de reforma da Previdência francesa foi prorrogada até segunda-feira (9). Nas assembleias-gerais realizadas pela categoria na manhã de quinta-feira (5), primeiro dia da paralisação, quase todos os …

"Operação Maleta Verde", o escândalo que atinge governo e oposição na Venezuela

Com semblante mais sério que de costume, Juan Guaidó, reconhecido como presidente interino da Venezuela pelos Estados Unidos, pelo parlamento da União Europeia e por vários países da América Latina, dirigiu-se a jornalistas reunidos em …

Sarampo causou mais de 140 mil mortes em 2018

De acordo com OMS, maioria das vítimas tinha menos de cinco anos de idade e não havia sido vacinada. No ano passado, foram registrados quase 10 milhões de casos da doença no mundo. O sarampo causou …

O que contribuiu em peso para o 'colapso maia'?

Pesquisas recentes reforçam a teoria de que o colapso de muitas das grandes cidades maias mesoamericanas estava relacionado a períodos prolongados de seca, alguns de até 200 anos. Nayelli Jiménez Cano, pesquisadora do Laboratório de Zooarqueologia …

Com 39% da população abaixo da linha da pobreza, Ruanda patrocina PSG e causa polêmica

O time de futebolParis Saint-Germain (PSG) divulgou nesta quarta-feira (4), uma parceria de três anos com o governo de Ruanda, sem especificar o valor. Em maio de 2018, o país africano já havia assinado um acordo …

Os pássaros estão encolhendo, e você nunca vai adivinhar por quê

De acordo com um novo estudo americano, devido a mudança climática, os pássaros estão encolhendo em tamanho, embora a envergadura de suas asas esteja ficando maior. “Descobrimos que quase todas as espécies estavam ficando menores. As …

Navio de combate alemão da 1ª Guerra Mundial é encontrado nas Malvinas

Um cruzador alemão, afundado pelos britânicos durante a Primeira Guerra Mundial em 8 de dezembro de 1914, foi achado perto da costa das ilhas Malvinas. Trata-se do SMS Scharnhorst, principal navio da esquadra do almirante Maximilian …

Impeachment de Trump avança nos EUA: entenda o caso em poucas palavras

Você já deve ter ouvido falar que a reação a um polêmico telefonema com um líder estrangeiro ameaça o futuro da Presidência de Donald Trump. O presidente americano enfrenta um inquérito de impeachment sob a acusação …

Twitter vai ser mais rígido com conteúdo adulto na internet e preocupa criadores

Desde o ano passado tem sido mais difícil para os criadores de páginas com o perfil NSFW (Not Safe for Work ou não seguro para ver no trabalho — impróprio, em tradução livre) ter seus …

Otan tenta exibir união, enquanto líderes são flagrados falando de Trump

Chefes de Estado e de Governo de 29 países participaram nesta quarta-feira (4) do segundo dia da cúpula de aniversário de 70 anos da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte), em Watford, nos arredores …