Nova teoria da física diz que há duas dimensões de tempo

De acordo com Itzhak Bars, físico da Universidade do Sul da Califórnia (EUA), pode haver não apenas uma, mas duas dimensões de tempo no universo.

Não estamos falando daquela ideia de “entrar em outra dimensão” que a ficção científica fomenta. O cientista explica que as dimensões são uma forma como vivenciamos o mundo. E alguns aspectos da física do universo realmente sugerem que existe mais de uma dimensão temporal.

Se for verdadeira, a hipótese de Itzhak Bars poderia unir duas teorias importantes e incompatíveis da física: a mecânica quântica e a relatividade geral.

A unificação

Existem três dimensões normais (cima-baixo, esquerda-direita e frente-trás), além do espaço-tempo. Na teoria de Bars, o tempo não é linear, mas sim um plano 2D em curvatura entrelaçado em todas essas dimensões.

Bars vem elaborando sua hipótese há mais de uma década. Tudo começou quando ele questionou o papel do tempo em relação à gravidade e outras forças.

Embora a ideia de mais dimensões soe bizarra, mais e mais físicos estão a considerando, porque isso poderia permitir uma cobiçada teoria unificada da física, a chamada “teoria de tudo”, reunindo todas as forças fundamentais do universo em uma única e limpa equação matemática.

As duas dimensões de tempo tornariam possível a viagem no tempo, por exemplo. Em vez de ser linear, em algum ponto o tempo volta para si mesmo. Desta forma, você poderia viajar para trás ou para a frente.

Então, se existem todas essas dimensões extras, como é que não as experimentamos? Segundo Bars, é porque elas são tão infinitesimalmente pequenas que sequer podemos vê-las. Nós nos movemos através dessas dimensões minúsculas, mas nunca as percebemos.

O físico acredita que a tecnologia a nível subatômico pode ser capaz de detectar tais dimensões adicionais.

Teoria-M

O trabalho de Bars foi inspirado na Teoria-M, criada em 1995. De acordo com o físico Michio Kaku, esta é uma teoria das supercordas, e contém 10 dimensões de espaço e uma de tempo. Em geral, os detalhes da teoria permanecem indefinidos. “Ninguém ainda nos disse qual é a forma fundamental da Teoria-M”, disse Bars.

Bars usou algumas de suas proposições para pensar em uma dimensão extra de tempo. Com suas duas dimensões de tempo e as 10 dimensões já presentes na teoria, isso significaria que habitamos um universo de 13 dimensões.

Teoria dos dois tempos

Na hipótese de Itzhak Bars, as quatro dimensões que conhecemos são apenas uma “sombra” das seis que realmente existem. Se isso for verdade, toda a física terá de ser reexaminada.

O princípio de Heisenberg afirma que você pode medir o momentum ou posição de uma partícula, mas não ambos simultaneamente. Por quê? Talvez porque estejam em tempos diferentes.

De acordo com Bars, para calcular a velocidade, dividimos a distância pelo tempo. Mas se pudermos trocar a posição e o momentum indistintamente, isso significa que cada um pode receber sua própria dimensão de tempo.

Desta forma, o universo pode estar escondendo uma dimensão extra de nós.

Bars insiste que a “teoria dos dois tempos” é mais do que apenas um truque matemático. Ele acredita que experimentos no Grande Colisor de Hádrons, na Suíça, podem provar que sua teoria está correta.

COMPARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. “Existem três dimensões normais (cima-baixo, esquerda-direita e frente-trás), além do espaço-tempo.” –> está incorreto!
    Espaço-tempo –> já são as 4 dimensões, isto é, as 3 espaciais e 1 temporal!

    • Olá Nilza,
      Não compreendemos seu comentário. O texto está correto.
      “Existem TRÊS dimensões NORMAIS (cima-baixo, esquerda-direita e frente-trás), ALÉM DO espaço-tempo.”

      • A Nilza está certa – na física newtoniana temos 3 dimensões espaciais e uma temporal que são independentes e na fisica einsteniana temos 3 dimensões espaciais e uma temporal que não são independentes, ou seja, o espaço-tempo quadridimensional e não três dimensões espaciais além do espaço-tempo.

  2. conheço uma maneira de voltar ao tempo em um mundo virtual…..resp: através do seu pensamento e para ir ao futuro seria através de sua imaginação que vc não teria certeza de nada. que realmente podia acontecer. mais voltar ao passado seria mais fácil porque já conhecemos as historias …..

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Inacreditável: homem de 101 sobrevive à gripe de 1918, guerra mundial e coronavírus

É quase inacreditável, mas aconteceu: um italiano de 101 anos sobreviveu a não uma, mas duas pandemias globais: a gripe espanhola de 1918 e o surto de COVID-19. Conhecido apenas como “Senhor P”, o homem foi …

IA usa imagens de satélites para localizar bombas não detonadas da Guerra do Vietnã

Muitas bombas lançadas durante a Guerra do Vietnã nunca explodiram e representam um sério perigo para a população local. Cientistas desenvolveram uma nova ferramenta alimentada por IA que facilitaria a detecção e desmantelamento desses explosivos. Um …

Crianças exibem pinturas de arco-íris nas janelas para alegrar colegas no Reino Unido

O Reino Unido deixou o negacionismo de lado para encarar a quarentena devido ao Coronavírus com seriedade desde esta segunda-feira, 23. Com as escolas fechadas, crianças desenham arco-íris e os exibem nas janelas para alegrar …

Covid-19: Austrália testa vacina contra tuberculose para imunizar profissionais da saúde

Uma equipe de cientistas australianos anunciou nesta sexta-feira (27) que decidiu testar em larga escala uma vacina usada durante décadas contra a tuberculose, a BCG, para comprovar se é capaz de imunizar profissionais da área …

'Pula no esgoto e nada acontece': Brasil tem mais de 300 mil internações por ano por doenças causadas por falta de saneamento

Dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) contrariam a declaração do presidente Jair Bolsonaro de que o brasileiro seria resistente a infecções, já que "pula no esgoto e nada acontece". Em 2016, houve 166,8 …

Camada de ozônio está se recuperando e mudança de fluxos de vento

A recuperação da camada de ozônio acima da Antártica continua lenta e constante. Um sintoma claro desta recuperação é a mudança na circulação atmosférica registrada por pesquisadores da Universidade de Colorado Boulder e publicada na …

Esta geleira da Antártica inquieta pesquisadores

Com seu recuo de 5 km em somente 22 anos, a geleira de Denman, na parte leste da Antártica, inquieta os pesquisadores, que consideram os graves riscos associados ao seu potencial desaparecimento completo. A ravina Denman, …

Jornalista da Globo chora ao pedir que idosos fiquem em casa por coronavírus

Em tempos de pandemia da Covid-19 pelo mundo – e afetando o Brasil, é claro – mesmo o jornalista mais profissional e experiente pode acabar se rendendo as emoções, como aconteceu com Jessica Senra, apresentadora …

Mãe conta como adolescente francesa de 16 anos morreu de quadro fulminante da Covid-19

A angústia dos franceses aumenta com a morte de uma adolescente de 16 anos, Julie, vítima do novo coronavírus. Ela morreu na terça-feira (24) no Hospital Necker de Paris, especializado em doenças infantis, 24 horas …

Ex-ministros da Saúde repudiam postura de Bolsonaro em pandemia

Ex-ministros da Saúde dos governos petistas criticaram nesta quinta-feira (26/03) o posicionamento do presidente Jair Bolsonaro diante da pandemia do novo coronavírus. Em carta, eles defenderam as restrições impostas por governos estaduais e ressaltaram a …