Nova teoria da física diz que há duas dimensões de tempo

De acordo com Itzhak Bars, físico da Universidade do Sul da Califórnia (EUA), pode haver não apenas uma, mas duas dimensões de tempo no universo.

Não estamos falando daquela ideia de “entrar em outra dimensão” que a ficção científica fomenta. O cientista explica que as dimensões são uma forma como vivenciamos o mundo. E alguns aspectos da física do universo realmente sugerem que existe mais de uma dimensão temporal.

Se for verdadeira, a hipótese de Itzhak Bars poderia unir duas teorias importantes e incompatíveis da física: a mecânica quântica e a relatividade geral.

A unificação

Existem três dimensões normais (cima-baixo, esquerda-direita e frente-trás), além do espaço-tempo. Na teoria de Bars, o tempo não é linear, mas sim um plano 2D em curvatura entrelaçado em todas essas dimensões.

Bars vem elaborando sua hipótese há mais de uma década. Tudo começou quando ele questionou o papel do tempo em relação à gravidade e outras forças.

Embora a ideia de mais dimensões soe bizarra, mais e mais físicos estão a considerando, porque isso poderia permitir uma cobiçada teoria unificada da física, a chamada “teoria de tudo”, reunindo todas as forças fundamentais do universo em uma única e limpa equação matemática.

As duas dimensões de tempo tornariam possível a viagem no tempo, por exemplo. Em vez de ser linear, em algum ponto o tempo volta para si mesmo. Desta forma, você poderia viajar para trás ou para a frente.

Então, se existem todas essas dimensões extras, como é que não as experimentamos? Segundo Bars, é porque elas são tão infinitesimalmente pequenas que sequer podemos vê-las. Nós nos movemos através dessas dimensões minúsculas, mas nunca as percebemos.

O físico acredita que a tecnologia a nível subatômico pode ser capaz de detectar tais dimensões adicionais.

Teoria-M

O trabalho de Bars foi inspirado na Teoria-M, criada em 1995. De acordo com o físico Michio Kaku, esta é uma teoria das supercordas, e contém 10 dimensões de espaço e uma de tempo. Em geral, os detalhes da teoria permanecem indefinidos. “Ninguém ainda nos disse qual é a forma fundamental da Teoria-M”, disse Bars.

Bars usou algumas de suas proposições para pensar em uma dimensão extra de tempo. Com suas duas dimensões de tempo e as 10 dimensões já presentes na teoria, isso significaria que habitamos um universo de 13 dimensões.

Teoria dos dois tempos

Na hipótese de Itzhak Bars, as quatro dimensões que conhecemos são apenas uma “sombra” das seis que realmente existem. Se isso for verdade, toda a física terá de ser reexaminada.

O princípio de Heisenberg afirma que você pode medir o momentum ou posição de uma partícula, mas não ambos simultaneamente. Por quê? Talvez porque estejam em tempos diferentes.

De acordo com Bars, para calcular a velocidade, dividimos a distância pelo tempo. Mas se pudermos trocar a posição e o momentum indistintamente, isso significa que cada um pode receber sua própria dimensão de tempo.

Desta forma, o universo pode estar escondendo uma dimensão extra de nós.

Bars insiste que a “teoria dos dois tempos” é mais do que apenas um truque matemático. Ele acredita que experimentos no Grande Colisor de Hádrons, na Suíça, podem provar que sua teoria está correta.

COMPARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. “Existem três dimensões normais (cima-baixo, esquerda-direita e frente-trás), além do espaço-tempo.” –> está incorreto!
    Espaço-tempo –> já são as 4 dimensões, isto é, as 3 espaciais e 1 temporal!

    • Olá Nilza,
      Não compreendemos seu comentário. O texto está correto.
      “Existem TRÊS dimensões NORMAIS (cima-baixo, esquerda-direita e frente-trás), ALÉM DO espaço-tempo.”

      • A Nilza está certa – na física newtoniana temos 3 dimensões espaciais e uma temporal que são independentes e na fisica einsteniana temos 3 dimensões espaciais e uma temporal que não são independentes, ou seja, o espaço-tempo quadridimensional e não três dimensões espaciais além do espaço-tempo.

  2. conheço uma maneira de voltar ao tempo em um mundo virtual…..resp: através do seu pensamento e para ir ao futuro seria através de sua imaginação que vc não teria certeza de nada. que realmente podia acontecer. mais voltar ao passado seria mais fácil porque já conhecemos as historias …..

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Biden anuncia pacote de estímulo de quase US$ 2 trilhões

Para revitalizar a maior economia do mundo em meio à pandemia, "Plano de resgate americano" apresentado pelo presidente eleito inclui auxílio a desempregados e escolas e investimento na vacinação. O presidente eleito dos Estados Unidos, Joe …

Coronavírus: Reino Unido proíbe entrada de viajantes vindos da América do Sul e de Portugal por variante encontrada no Brasil

Chegadas ao Reino Unido da América do Sul e Portugal serão proibidas a partir de sexta-feira (15/01) devido a preocupações com a variante brasileira do coronavírus. O secretário de transportes, Grant Shapps, disse que a mudança …

Vacinação nacional contra a COVID-19 começa no dia 20, às 10h

Ao que tudo indica o Brasil já tem uma data oficial para o início da vacinação, em massa, contra o novo coronavírus (SARS-CoV-2). Nesta quinta-feira (14), o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, informou que a …

"Futuro assustador de extinção em massa" nos espera, elite dos cientistas alerta

O planeta enfrenta um “futuro assustador de extinção em massa, declínio da saúde e distúrbios climáticos” que ameaçam a sobrevivência humana por causa da ignorância e da inação, de acordo com um grupo internacional de …

Oferta de perfuração do Ártico tem fracasso histórico por falta de interessados

O recente leilão que oferecia arrendamentos de perfuração de petróleo no Ártico foi um fracasso. Esperava-se que a chamada atraísse muitos interessados em explorar a área no Alasca, mas a realidade foi outra. A notícia é …

Palácio mais antigo da China de 5.300 anos é descoberto perto de antiga capital

Palácio descoberto no sítio arqueológico de Shuanghuaishu, nos arredores da cidade de Zhengzhou, uma das oito capitais antigas, foi construído por volta de 3300 a.C., ou seja, tem cerca de 5.300 anos, sendo possivelmente a …

Variante da Covid-19 no Brasil faz Reino Unido banir viajantes da América Latina e Portugal

O governo britânico proibiu, nesta quinta-feira, as chegadas de todos os países da América do Sul e do Panamá, além de Portugal, em resposta à nova variante da Covid-19, descoberta no Brasil. A decisão …

CEO do Twitter defende banimento de Trump da rede social

Jack Dorsey diz que medida resulta do “fracasso” da plataforma em mediar diálogo saudável e admite que pode abrir “precedente perigoso”. Proibição veio após presidente dos EUA insuflar apoiadores que invadiram Capitólio. O CEO da rede …

O zumbido de fundo do universo pode ter sido ouvido pela primeira vez

Baseado no que sabemos sobre ondas gravitacionais, o Universo deve estar cheio delas. Cada par de buracos negros ou estrelas de nêutrons e colisão, cada supernova com núcleo em colapso — até mesmo o próprio …

Monocultura da soja destruiu mais de 30% do cerrado brasileiro entre 2004 e 2017, alerta WWF

Os 24 principais focos de desmatamento no mundo provocaram a perda de uma superfície equivalente ao tamanho do Paraguai em menos de uma década, aponta um relatório do Fundo Mundial para a Natureza (WWF, na …