Nova teoria da física diz que há duas dimensões de tempo

De acordo com Itzhak Bars, físico da Universidade do Sul da Califórnia (EUA), pode haver não apenas uma, mas duas dimensões de tempo no universo.

Não estamos falando daquela ideia de “entrar em outra dimensão” que a ficção científica fomenta. O cientista explica que as dimensões são uma forma como vivenciamos o mundo. E alguns aspectos da física do universo realmente sugerem que existe mais de uma dimensão temporal.

Se for verdadeira, a hipótese de Itzhak Bars poderia unir duas teorias importantes e incompatíveis da física: a mecânica quântica e a relatividade geral.

A unificação

Existem três dimensões normais (cima-baixo, esquerda-direita e frente-trás), além do espaço-tempo. Na teoria de Bars, o tempo não é linear, mas sim um plano 2D em curvatura entrelaçado em todas essas dimensões.

Bars vem elaborando sua hipótese há mais de uma década. Tudo começou quando ele questionou o papel do tempo em relação à gravidade e outras forças.

Embora a ideia de mais dimensões soe bizarra, mais e mais físicos estão a considerando, porque isso poderia permitir uma cobiçada teoria unificada da física, a chamada “teoria de tudo”, reunindo todas as forças fundamentais do universo em uma única e limpa equação matemática.

As duas dimensões de tempo tornariam possível a viagem no tempo, por exemplo. Em vez de ser linear, em algum ponto o tempo volta para si mesmo. Desta forma, você poderia viajar para trás ou para a frente.

Então, se existem todas essas dimensões extras, como é que não as experimentamos? Segundo Bars, é porque elas são tão infinitesimalmente pequenas que sequer podemos vê-las. Nós nos movemos através dessas dimensões minúsculas, mas nunca as percebemos.

O físico acredita que a tecnologia a nível subatômico pode ser capaz de detectar tais dimensões adicionais.

Teoria-M

O trabalho de Bars foi inspirado na Teoria-M, criada em 1995. De acordo com o físico Michio Kaku, esta é uma teoria das supercordas, e contém 10 dimensões de espaço e uma de tempo. Em geral, os detalhes da teoria permanecem indefinidos. “Ninguém ainda nos disse qual é a forma fundamental da Teoria-M”, disse Bars.

Bars usou algumas de suas proposições para pensar em uma dimensão extra de tempo. Com suas duas dimensões de tempo e as 10 dimensões já presentes na teoria, isso significaria que habitamos um universo de 13 dimensões.

Teoria dos dois tempos

Na hipótese de Itzhak Bars, as quatro dimensões que conhecemos são apenas uma “sombra” das seis que realmente existem. Se isso for verdade, toda a física terá de ser reexaminada.

O princípio de Heisenberg afirma que você pode medir o momentum ou posição de uma partícula, mas não ambos simultaneamente. Por quê? Talvez porque estejam em tempos diferentes.

De acordo com Bars, para calcular a velocidade, dividimos a distância pelo tempo. Mas se pudermos trocar a posição e o momentum indistintamente, isso significa que cada um pode receber sua própria dimensão de tempo.

Desta forma, o universo pode estar escondendo uma dimensão extra de nós.

Bars insiste que a “teoria dos dois tempos” é mais do que apenas um truque matemático. Ele acredita que experimentos no Grande Colisor de Hádrons, na Suíça, podem provar que sua teoria está correta.

COMPARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. “Existem três dimensões normais (cima-baixo, esquerda-direita e frente-trás), além do espaço-tempo.” –> está incorreto!
    Espaço-tempo –> já são as 4 dimensões, isto é, as 3 espaciais e 1 temporal!

    • Olá Nilza,
      Não compreendemos seu comentário. O texto está correto.
      “Existem TRÊS dimensões NORMAIS (cima-baixo, esquerda-direita e frente-trás), ALÉM DO espaço-tempo.”

      • A Nilza está certa – na física newtoniana temos 3 dimensões espaciais e uma temporal que são independentes e na fisica einsteniana temos 3 dimensões espaciais e uma temporal que não são independentes, ou seja, o espaço-tempo quadridimensional e não três dimensões espaciais além do espaço-tempo.

  2. conheço uma maneira de voltar ao tempo em um mundo virtual…..resp: através do seu pensamento e para ir ao futuro seria através de sua imaginação que vc não teria certeza de nada. que realmente podia acontecer. mais voltar ao passado seria mais fácil porque já conhecemos as historias …..

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Grande depósito de ovos de dinossauro é descoberto na Espanha

O norte de Espanha foi palco de uma nova descoberta paleontológica. Foram encontrados ovos de 68 milhões de anos atrás, que podem conter embriões desses enormes répteis. José Manuel Gasca estava fazendo jogging um dia no …

Uma cidade brasileira pode ter atingido imunidade de grupo ao Covid-19 a um terrível custo

Um surto explosivo de COVID-19 em Manaus pode ter contaminado pessoas suficientes para que a imunidade coletiva tenha se manifestado, sugerem estudos iniciais. Exames de anticorpos mostram que até dois terços da população pode ter contraído …

O raro pedido de desculpas de Kim Jong-un pela morte de sul-coreano na Coreia do Norte

O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, divulgou um raro pedido de desculpas pessoal pelo assassinato de um cidadão sul-coreano, segundo o governo da Coreia do Sul. Kim disse a seu colega sul-coreano, Moon Jae-in, …

Esses são os preparativos finais para a NASA coletar amostras do asteroide Bennu

A NASA já iniciou a contagem regressiva para o grande momento da missão OSIRIS-REx: a coleta de amostras do asteroide Bennu, que acontecerá no dia 20 de outubro. Será uma manobra complicada para a sonda …

Trump volta a lançar dúvida sobre processo eleitoral nos EUA

Após recusar comprometimento com transição pacífica de poder, presidente americano diz não saber se é possível um pleito "honesto". Líder republicano no Senado diz que transferência de mandato presidencial será ordenada. O presidente dos EUA, Donald …

Criador do Novichok aponta falta de principais sintomas da substância em Navalny

Leonid Rink não considera convincente a evidência apresentada pela Alemanha sobre o alegado uso do Novichok contra o opositor russo, pois, se isso tivesse acontecido, os efeitos teriam sido diferentes. Podem ter sido encontrados vestígios de …

Este pode ser o 1º planeta descoberto em outra galáxia, a 23 milhões de anos-luz

Astrônomos encontraram um candidato a planeta localizado em outra galáxia, bem longe da Via Láctea, em uma região de intensa atividade caótica. Este mundo distante parece ser um pouco menor do que Saturno e orbita um …

EUA: Trump causa alvoroço ao recusar transição pacífica caso perca as eleições

Donald Trump tensionou a classe política nos Estados Unidos ao se recusar a garantir uma passagem pacífica do poder se perder a eleição presidencial dos Estados Unidos para Joe Biden, em 3 de novembro. Bastou uma …

Escolas de samba adiam desfile de Carnaval no Rio de Janeiro

A Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (Liesa) decidiu adiar os desfiles das escolas de samba do grupo especial, que aconteceriam em fevereiro, devido à pandemia de covid-19. A decisão foi tomada, …

Governo brasileiro publica portaria sobre aborto retirando obrigatoriedade de informar polícia

Nova portaria publicada nesta quinta-feira (24) no Diário Oficial retira a obrigatoriedade de que a polícia seja avisada sobre a realização de abortos previstos em lei. O texto é assinado pelo ministro da Saúde, Eduardo Pazuello. …