Imagine comprar um carro em uma máquina como aquelas de refrigerante ou livros. Pois bem, agora é possível, claro que com uma máquina muito maior.
A Ford anunciou a criação de uma vending machine de automóveis, que permite ao consumidor escolher um modelo e agendar um test-drive por meio de um processo totalmente digital, com o uso de um aplicativo.
Em parceria com a Alibaba, a Ford lançou em Cantão, na China, o Super Test Drive, uma máquina grandalhona que permite escolher carros para teste de maneira totalmente automatizada.
O usuário escolhe o carro que gostaria de testar utilizando os aplicativos Taobao ou Tmall Mobile, da unidade de varejo online da Alibaba. É preciso fazer um cadastro que envolve leitura facial.
Assim, o usuário vai até o prédio que simula a máquina de venda automática, faz o seu check-in com reconhecimento facial e pega o carro. Após o teste, se desejar, o cliente pode ir a um distribuidor para realizar a compra.
Ao todo, são dez modelos para teste, incluindo os sedãs Mondeo (Fusion) e Taurus, os utilitários esportivos Kuga, Edge e Everest, além de veículos importados como o Explorer e o Mustang.
Para usar o Super Test Drive, basta escolher um modelo e o período do test-drive, enviar as informações pessoais e uma foto de rosto, pagar uma taxa e um depósito – e a reserva on-line está feita.
A ação é a primeira criada a partir da parceria da Ford e da joint-venture Changan Ford com o Alibaba Group. Segundo a marca, a parceria faz parte da estratégia da Ford de trabalhar com empresas líderes de tecnologia para criar novas experiências nas áreas de mobilidade inteligente, Internet dos Veículos, marketing digital e inteligência artificial.