FMI prevê crescimento global menor em 2018 e 2019 devido a guerra comercial

O Fundo Monetário Internacional (FMI) anunciou nesta terça-feira (9) ter reduzido para 3,7% sua previsão de crescimento da economia global para 2018 e 2019 – em dois décimos percentuais em relação às estimativas feitas em julho.

O motivo da revisão dos números para baixo é a guerra comercial entre Estados Unidos e China, países que também tiveram suas perspectivas rebaixadas pelo FMI para o próximo ano.

“O impacto das políticas comerciais e as incertezas estão se tornando mais evidentes em nível macroeconômico, enquanto os dados que são acumulados parecem apontar para um prejuízo de empresas”, afirmou Maurice Obstfeld, economista-chefe do FMI, ao apresentar o relatório Perspectivas Econômicas Globais em Bali, na Indonésia, no evento anual da entidade.

Maior economia do mundo, os Estados Unidos crescerão em linha com o esperado em 2018 (2,9%), segundo os cálculos do Fundo, mas em 2019 sua a expansão será menor, de 2,5%, dois décimos abaixo do anunciado em julho.

Obstfeld explicou que “a projeção de 2019 dos EUA foi rebaixada devido às recentemente aplicadas sobretaxas em uma ampla categoria de importações da China”, assim como às represálias adotadas pelo país asiático.

Para a China, além disso, o crescimento de 2018 foi mantido em 6,6% pelas previsões do FMI, mas no ano que vem cairá para 6,2%, também dois décimos a menos que o calculado três meses atrás.

As revisões para baixo são generalizadas no mundo todo, segundo Obstfeld. “O crescimento mostrou-se menos equilibrado que o esperado“, frisou.

Em relação ao Brasil, o FMI também previu um crescimento menor que o estimado na última análise – de 1,4% em 2018 e 2,4% em 2019, quatro décimos e um décimo, respectivamente, abaixo dos cálculos de julho.

O Fundo justificou a revisão pelo impacto da greve dos caminhoneiros em maio, que afetou praticamente todos os setores da economia, especialmente a indústria e os serviços; e pelas condições externas do mercado financeiro.

O pessimismo dos analistas foi ainda maior em relação à Argentina, cuja economia tinha crescido 2,9% em 2017 e, segundo o FMI, sofrerá uma queda de 2,6% em 2018.

Outra redução acentuada, de acordo com o FMI, ocorrerá na Turquia, que passará de um crescimento de 3,5% no ano passado para um de 0,4% em 2018, após a forte volatilidade da lira.

O conjunto da zona do euro teve suas projeções para 2018 reduzidas em dois décimos, para 2%, devido a “um arrefecimento das exportações, a menor demanda de petróleo devido à alta dos preços e a persistente incerteza em relação ao brexit”.

Ciberia // EFE

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Fóssil quase completo revela segredos sobre leão marsupial que aterrorizou a Austrália

A recente descoberta do fóssil de um esqueleto quase completo de um leão marsupial extinto revelou alguns dos seus segredos. Segundo a equipe de cientistas, cujo estudo foi publicado no dia 12 de dezembro na revista …

Boris, um robô altamente avançado, era na verdade um homem disfarçado

Em um fórum dedicado à robótica, a estação televisiva Rússia 24 apresentou um robô humanoide altamente avançado. Mas Boris era apenas um disfarce. “O Boris já aprendeu a dançar e não é ruim nisso”, foi assim …

Senado dos EUA responsabiliza príncipe saudita pelo homicídio de Khashoggi

Os senadores norte-americanos aprovaram por unanimidade uma resolução que refere que o príncipe herdeiro é “responsável pelo homicídio”, solicitando ao governo da Arábia Saudita que “garanta a aplicação de medidas apropriadas”. O Senado dos Estados Unidos …

Desigualdade cria ambiente propício para extrema direita no Brasil, diz Dilma

Personificada no presidente eleito Jair Bolsonaro, a extrema direita estava latente no Brasil e aproveitou-se da desigualdade para pavimentar seu crescimento. A avaliação foi feita pela ex-presidente Dilma Rousseff, derrotada nas eleições de outubro ao …

Químicos usados em panelas e roupas tornam os pênis menores

Um novo estudo científico concluiu que a exposição a altos níveis de compostos perfluoroalquílicos, mais conhecidos por PFCs, atrofia o crescimento dos órgãos sexuais masculinos, tornando os pênis menores e afetando também a fertilidade dos …

Atriz pornô é condenada a pagar 293 mil dólares a Donald Trump

Stormy Daniels foi condenada a pagar 293 mil dólares a Donald Trump para cobrir os gastos do presidente dos EUA com a Justiça. A atriz pornô Stormy Daniels, cujo nome real é Stephanie Clifford, foi condenada …

McDonald's vai reduzir uso de antibióticos na produção da carne

A resistência aos antibióticos representa uma ameaça à saúde global e à segurança alimentar. Quanto mais antibióticos são dados ao gado, mais rapidamente as bactérias podem se adaptar e se tornar resistentes. Quando se trata de …

Uma tonelada de chocolate invadiu as ruas de uma cidade na Alemanha

Um “rio” de chocolate invadiu as ruas de Werl, na Alemanha, esta semana. Um tanque de uma fábrica local produtora de chocolate transbordou, derramando cerca de uma tonelada de chocolate nas ruas da cidade, se …

Sonda da NASA captou o som do vento em Marte

A sonda InSight da NASA pousou em Marte em 26 de novembro, tendo a missão de estudar o interior do Planeta Vermelho. Por enquanto, nos presenteou com o som do vento no nosso planeta vizinho. No …

Voyager 2 da NASA já entrou no espaço interestelar

Pela segunda vez na história, um objeto feito pelo homem alcançou o espaço entre as estrelas. A sonda Voyager 2 da NASA saiu da heliosfera – a bolha protetora de partículas e campos magnéticos criada …