Fonte de magma do supervulcão de Yellowstone é descoberta

Análise sísmica do núcleo de vulcão de Yellowstone mostra que debaixo do vulcão se localiza uma poderosa pluma mantélica: fluxo vertical de magma que sobe rapidamente das profundezas da Terra.

“A história da formação do supervulcão, localizado dentro da placa tectônica, tem provocado já há muito tempo debates calorosos entre os cientistas“, escrevem os autores da pesquisa publicada esta semana na revista Nature Geoscience.

“Alguns especialistas acreditam que surgiu por causa da pluma, enquanto que outros acreditam que teria surgido em resultado de processos ainda desconhecidos que ocorreram nas camadas altas do manto terrestre”, acrescentaram.

O supervulcão do parque nacional de Yellowstone é agora uma caldeira gigantesca, tão grande que é vista da órbita terrestre baixa. A cratera tem 72 quilômetros de comprimento e 55 de largura e os canais contêm várias dezenas de milhares de quilômetros cúbicos de material magmático.

Há certos receios ligados ao fato de o vulcão Yellowstone, atualmente adormecido, poder entrar em erupção depois de 630 mil anos de “sono” e que a erupção poderia atingir centenas de quilômetros nos EUA.

No entanto, até o momento os especialistas não conseguiram encontrar a fonte de lava ou magma desse supervulcão. O que, por sua vez, fez os geólogos procurarem as possíveis razões para o aparecimento de um vulcão gigantesco nessa parte dos EUA.

Mas geólogos da Universidade do Texas, Peter L. Nelson e Stephen P. Grand, abriram recentemente um novo capítulo na discussão. Descobriram que por baixo de Yellowstone se encontra uma “fonte” de magma líquido e extremamente quente que sobe rapidamente para a superfície da Terra do núcleo.

Esses fluxos de magma são chamados pelos cientistas de “plumas“. Graças à velocidade e altas temperaturas, os fluxos às vezes são capazes de “romper” as camadas rochosas grossas e frias da placa tectônica e chegar à superfície do planeta, causando erupções vulcânicas extremamente fortes.

No decurso da pesquisa, os geólogos criaram um mapa tridimensional da área subterrânea abaixo do supervulcão usando sismógrafos USArray e entenderam como os fluxos de magma se movem e como sobem para a superfície.

Segundo mostram os resultados, debaixo de Yellowstone está localizado um “tubo” de magma estreito e direto que desce por até 3 quilômetros em direção às profundezas terrestres. Além disso, as estimativas científicas mostram que o supervulcão surgiu em resultado de uma pluma.

Vale ressaltar que, por um lado, a descoberta não permite prever quando ocorrerá a próxima erupção do vulcão e não a torna mais provável, segundo indicam os próprios geólogos. Mas, por outro lado, a observação posterior do comportamento da pluma permitirá saber com antecedência que o supervulcão começou a despertar.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Restaurante alemão proíbe entrada de crianças

Chamado "cozinha da vovó" em alemão, estabelecimento barra menores de 14 anos após 17h. Proprietário diz querer proporcionar um "oásis de paz" a seus clientes. Um restaurante no balneário de Binz, na ilha alemã de Rügen, …

Sobe número de mortos com queda de ponte em Gênova

Com a morte do motorista romeno de 36 anos Marian Rosca, subiu para 43 o número de mortos após o desabamento de um viaduto na cidade de Gênova, na Itália. Dos nove feridos que estavam …

Identificadas as galáxias mais antigas do Universo (no quintal da Via Láctea)

Astrônomos identificaram algumas das galáxias mais antigas do Universo em órbita da Via Láctea. Encontrar estas entidades cósmicas é como encontrar os restos dos primeiros humanos que habitaram a Terra. Segundo os autores do estudo, publicado …

Sul da Índia "se afoga" nas piores inundações em um século

O estado indiano de Kerala vive há dez dias as piores inundações em um século por causa das torrenciais chuvas de monção, que já deixaram cerca de 200 mortos e mais de 220 mil evacuados …

200 mil bombas de Hiroshima: o poder do supervulcão de Santorini

Um novo estudo, realizado com base em análises de anéis de árvores, pode definir com mais precisão o momento em que o supervulcão de Santorini, na Grécia, entrou em erupção. A nova pesquisa ajudou a …

Matemáticos do MIT resolvem um velho mistério sobre o espaguete

Partir um palito de espaguete seco em somente dois pedaços é uma missão praticamente impossível. Ou era, até que matemáticos do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), nos EUA, conseguiram descobrir um truque que permite …

Colapso de ponte em Gênova: sobe para 41 o número de mortos

O número de vítimas da desmoronamento de uma pontos na cidade de Gênova, no noroeste da Itália, subiu para 41, depois que as equipes de bombeiros encontraram entre os blocos de concreto um veículo com …

Morre o ex-secretário-geral da ONU e Nobel da Paz Kofi Annan

Morreu neste sábado (18) o ex-secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU) e vencedor do prêmio Nobel da Paz, o ganês Kofi Annan, de 80 anos. A informação foi confirmada pela família. Não foram divulgados …

Dos 27,4 mil registros de candidaturas, 8,4 mil são de mulheres

As candidaturas femininas nas eleições de outubro chegam a 30,7%, o equivalente a 8.435, do total de 27.485 pedidos de registros encaminhados ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O Centro-Oeste é a região com maior percentual …

"Multa do bem" diminui casos de atropelamento no trânsito

Elogiar motoristas que dão preferência aos pedestres no trânsito é uma maneira simples de evitar atropelamentos. Afinal, quem não gosta de ser elogiado quando faz a coisa certa? Qualquer pessoa gosta, e a psicologia tem …