França anuncia taxa ecológica sobre passagens aéreas

Arrecadação estimada em 180 milhões de euros anuais será destinada ao financiamento de projetos de transporte menos poluentes. Tarifa aplicada em voos saindo da França entra em vigor em 2020.

A França anunciou a introdução de uma taxa ecológica em todas as passagens aéreas de voos que partirem de aeroportos franceses. A taxa entrará em vigor em 2020, e a arrecadação, estimada em 180 milhões de euros anuais, será destinada ao financiamento de projetos de transporte menos poluentes, declarou a ministra dos Transportes Elisabeth Borne nesta terça-feira (09/07).

A norma prevê uma taxa mínima de 1,50 euro sobre cada passagem para voos domésticos e dentro da Europa, na classe econômica. A tarifa mais alta, de 18 euros, será aplicada a passageiros da classe executiva em voos com destinos fora do continente europeu, explicou Borne.

Em abril de 2018, a Suécia impôs uma taxa adicional tarifa similar, de até 40 euros em cada passagem aérea, numa tentativa de diminuir o impacto das viagens aéreas no meio ambiente.

A taxa ecológica será aplicável apenas aos voos de saída da França, não aos que chegam no país. Imediatamente após o anúncio, as ações da Air France e da Lufthansa caíram 4,5% e 2,5%, respectivamente.

O governo do presidente da França, Emmanuel Macron, vislumbrava restringir a regulamentação ambiental no país, mas em 2018 teve que abandonar uma tentativa de aumentar o imposto sobre o diesel, após a onda de protestos dos “coletes amarelos”.

A França tem pleiteado que a nova Comissão Europeia force o fim das isenções fiscais globais para combustíveis usados em aeronaves, a fim de reduzir as emissões de carbono, e se uniu à Holanda para tentar convencer outros países europeus a aplicarem taxações mais rigorosas sobre as viagens aéreas.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Câmara dos EUA condena retirada militar do norte da Síria

Por 354 votos a 60, deputados rejeitaram decisão de Trump de abandonar forças curdas que lutavam ao lado dos EUA. Resolução contou com apoio de mais da metade da bancada republicana. A Câmara de Representantes dos …

Vacina contra o câncer de mama pode estar disponível em 8 anos, diz a Clínica Mayo

Pesquisadores da Clínica Mayo desenvolveram uma vacina contra o câncer ovário e de mama que poderia estar disponível dentro de apenas oito anos. A ideia da vacina é estimular o próprio sistema imunológico dos pacientes a …

Líder de Hong Kong abandona discurso no Parlamento após protestos

Parlamentares pró-democracia forçam Carrie Lam a interromper pronunciamento anual. Sem conseguir completar fala, chefe do Executivo faz discurso sobre futuro político da região administrativa especial da China em vídeo. A chefe do Executivo de Hong Kong, …

Barcelona se prepara para novos protestos, depois de noite tensa em aeroporto

A Catalunha se prepara para um novo dia de indignação, depois que milhares de ativistas pela independência cercaram o aeroporto de Barcelona, na segunda e terça-feira, para denunciar a condenação de seus líderes a sentenças …

Erdogan acusa militares sírios de bombardear posições turcas

Dois soldados turcos foram mortos na área de Manbij pelo Exército do governo sírio, disse o presidente turco Recep Tayyip Erdogan. No dia anterior foi noticiada a morte de mais dois soldados turcos durante um ataque …

Operação da PF amplia briga interna no PSL

A disputa pública pelo comando do PSL, o partido do presidente Jair Bolsonaro, ganhou um novo capítulo nesta terça-feira (15/10) quando agentes da Polícia Federal (PF) realizaram uma operação de busca e apreensão na casa …

Cidade na Itália proíbe Google Maps porque pessoas 'se perdem' o tempo todo

Serviços de emergência de Baunei já tiveram que resgatar 144 perdidos em dois anos devido ao Google Maps. O prefeito da cidade italiana de Baunei, Salvatore Corrias, proibiu o uso do aplicativo de localização geográfica Google …

Emma Watson lança consultoria jurídica gratuita para mulheres assediadas no local de trabalho

A atriz Emma Watson acaba de lançar uma consultoria jurídica gratuita para mulheres que sofreram assédio no local de trabalho. O serviço está disponível na Inglaterra e no País de Gales. De acordo com o texto …

Polícia do Rio perdeu imagens que poderiam identificar assassinos de Marielle

A Polícia Civil do Rio de Janeiro perdeu imagens do carro dos suspeitos de matar a vereadora Marielle Franco gravadas no dia do homicídio, em 14 de março de 2018. A informação foi publicada neste domingo …

Protestos se espalham pela Catalunha após condenação de separatistas

Manifestantes bloqueiam principal aeroporto de Barcelona, além de ruas e uma via férrea, após nove líderes catalães serem condenados pela tentativa de independência da região. Confrontos com a polícia deixam feridos. A condenação de nove líderes …