Mireille não acreditava na maldade; e foi assassinada por ser judia

(dr)

Mireille Knoll, a francesa que não acreditava na maldade humana

Políticos, religiosos e organizações judaicas na França reagem com indignação, condenando o assassinato da francesa Mireille Knoll, de religião judaica, e apelando a uma marcha para condenar o antissemitismo.

Com 85 anos, Mireille Knoll, francesa de confissão judaica, não acreditava na maldade do ser humano. Ela foi encontrada morta em seu apartamento em Paris. No quarto, uma foto da velha senhora, de rosto alegre e sorridente, que depois de ter escapado do holocausto acabou morrendo carbonizada em casa.

A polícia prendeu dois suspeitos, um dos quais seu vizinho, que teria apunhalado a idosa e ateado fogo ao apartamento, no XI° bairro da capital francesa. Antes de causar o incêndio, o autor do crime, muçulmano, desferiu 11 golpes sobre a idosa com uma arma branca.

Já conhecido por roubo e agressões sexuais, o homicida sabia da religião da vítima. Segundo o cúmplice, ele teria gritado “Allah Akbar” (Deus é grande), enquanto esfaqueava Mireille. A expressão é usada por jihadistas muçulmanos em ações terroristas.

A polícia abriu um inquérito aos dois suspeitos, acusados de crime com motivações raciais.

Durante a Segunda Guerra Mundial, Mireille Knoll tinha conseguido fugir da grande operação conhecida na França como “Rafle de Vel d’Hiv”, na qual milhares de judeus foram presos e enviados para os campos de concentração nazistas nos dias 16 e 17 de julho de 1942. Depois de fugir com um passaporte brasileiro, se refugiou em Portugal.

O presidente francês, Emmanuel Macron, denunciou “o crime hediondo” e reafirmou sua determinação absoluta em lutar contra o antissemitismo.  “O assassinato de uma idosa sem qualquer outra razão a não ser o fato de ser judia é completamente inaceitável”, declarou o líder do República em Marcha, partido atualmente no poder.

O assassinato provocou grande comoção na comunidade judaica, acontecendo um ano após a morte de outra idosa judia, Sarah Halimi, de 65 anos, também vítima de um ataque antissemita cometido por um vizinho.

Organizações religiosas e judaicas lançaram um apelo nas redes sociais a uma “marcha branca” pela memória de Mireille, tendo convocado uma grande manifestação contra a violência para esta quarta-feira (28). Anne Hidalgo, prefeita da cidade, convida os parisienses para se manifestarem em protesto pela morte da idosa.

Os participantes deverão comparecer de branco, em homenagem à senhora que não acreditava na maldade de quem a matou, para mostrar que todos também são Mireille.

Ciberia // RFI / ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …