Funcionário de empresa aérea antecipa voo de homem para transplante

Ontem, 28 de agosto, foi o Dia Nacional do Voluntariado, que lembra a importância de ajudar ao próximo sem esperar nada em troca, apenas para construir um mundo melhor para todos. A Gol tem mais de mil razões para comemorar a data. Só em 2017, através do programa Asas do Bem, a empresa transportou 1.335 órgãos gratuitamente para transplante.

O Asas do Bem foi criado em 2014, para ajudar a divulgar o transporte gratuito de órgãos que as empresas aéreas realizam todos os dias. Juntas, a Gol e outras aéreas trabalham para que o Brasil tenha o maior sistema público de transplantes.

No primeiro semestre de 2018, a Gol transportou 757 órgãos, nas cabines dos pilotos das aeronaves, o local mais seguro para o transporte. Uma ação voluntária que ajuda a salvar centenas de vidas, e que emociona os funcionários da empresa, como o Luiz Nogueira, de 47 anos, há 12 anos na Gol.

“É um sentimento muito intenso porque a gente sabe a importância que tem para as pessoas que aguardam um órgão para o transplante. É gratificante saber que uma vida pode ser salva. Infelizmente uma vida se perde, mas alguém pode dar continuidade através do nosso trabalho”, diz Nogueira em entrevista ao RPA.

Além de transportar órgãos, a empresa também já transportou um paciente que estava na fila de doação. Um rapaz, de Porto Seguro, na Bahia, tinha que correr contra o tempo para fazer um transplante de rim. Ele foi notificado de que havia um rim disponível no Rio de Janeiro, mas que precisaria viajar o mais rápido possível para não perder o órgão.

O paciente chegou a Salvador e pegou o voo em que Nogueira estava trabalhando. Ele explicou sua situação para o chefe de cabine e mostrou os documentos que comprovavam a urgência do transplante. O homem faria uma escala em São Paulo e só depois seguiria para o Rio de Janeiro.

Levaria um tempo para ele embarcar no voo, então, durante o voo de Salvador para São Paulo, Nogueira sugeriu ao piloto da aeronave antecipar o voo do paciente de São Paulo para a capital fluminense.

“Após o nosso pouso em Congonhas, o voo dele seria o segundo para o Santos Dumont. Nós o colocamos no primeiro voo. Isso com a ajuda dos nossos colaboradores de solo. Além disso, ele nem precisou desembarcar, porque o mesmo avião fez o primeiro voo para o Santos Dumont”, explica Nogueira.

(dr)

A essa altura, o rapaz chorava muito e transpirava, uma mistura de gratidão à empresa com a ansiedade para desembarcar no Rio de Janeiro. “Ele ria ao mesmo tempo, e confesso que a gente chorou com ele. Apesar do sentimento de transportar um órgão, você levar o receptor, a emoção estava viva ali junto com você.”

Curiosamente, pode-se chamar de “destino” também, a escala de Nogueira terminava em São Paulo. Dali ele voltaria para Vitória, no Espírito Santo. Porém, ele chegaria mais rápido se pegasse um voo no Rio de Janeiro. Então, ele resolveu permanecer no voo e, no desembarque, acompanhou o paciente até seus familiares.

“Todos choravam muito. Como era um momento da família, me despedi brevemente e fiquei bastante emocionado porque é bacana participar disso. Eu digo como ser humano, não como funcionário da empresa. E saber também que eu não estava sozinho, que todos os funcionários colaboraram, foi bacana demais”, conta Nogueira.

Uma semana depois, a família do paciente ligou para Nogueira pqra dizer que tinha dado tudo certo no transplante e que o rapaz estava reagindo bem. Esse foi o último contato do chefe de cabine com a família, pois ele acabou perdendo seu celular.

Logística

Embalado e dentro de um cooler, o órgão é transportado na cabine do piloto da aeronave, o lugar mais seguro para o transporte. Antes de qualquer passageiro, o órgão é o primeiro a desembarcar para agilizar a entrega ao receptor.

“Ele fica na cabine porque não corre o risco de alguém esbarrar nele e danificar. Existe uma série de formulários que devem ser ativados. Essa responsabilidade é do comandante. O funcionário do solo leva o órgão para o comandante, ele assina a documentação e acomoda o órgão na cabine dele. E quando nós pousamos, antes de qualquer procedimento adicional, o foco é sempre no órgão. Ele é o primeiro a sair”, explica Nogueira.

Reação dos passageiros

A Gol divide esse trabalho com os passageiros do voo para sensibilizar a todos sobre a importância da doação. Em todos os voos que ocorrem o transporte de órgãos, o piloto da aeronave, em seu discurso de boas-vindas, anuncia que aquele voo está com um órgão a bordo. Os passageiros recebem a notícia da melhor forma possível.

“É comum eles elogiarem e muitos ficam surpresos porque acham que o transporte de órgãos só acontece em uma aeronave executiva, num avião menor ou em um helicóptero, que também fazem o transporte. Mas eles ficam surpresos em ver um avião comercial fazer o transporte”, afirma o chefe de cabine.

COMPARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. No meio de tanta confusão e violência no mundo, esta noticia não nos deixa esquecer o aspecto bom e solidário que ainda vai sendo mantido por pessoas de bem.

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Dilma promete “aliança até com o diabo” para combater Bolsonaro

A ex-presidente Dilma Rousseff prometeu, em Buenos Aires, uma “aliança até com o diabo” para combater o governo de Jair Bolsonaro, que considera ser um “neofascista”. No Fórum do Pensamento Crítico, em Buenos Aires, Dilma Rousseff …

Descoberta uma nova estrela cercada por “megaestrutura alienígena”

Um grupo internacional de cientistas descobriu uma nova estrela cuja luminosidade varia de forma misteriosa. Uma das teorias é que possa estar rodeada de uma possível megaestrutura extraterrestre que ofusca a luz de tempos e …

Pela primeira vez, NASA detecta explosão magnética no lado escuro da Terra

A Missão Multiescala Magnetosférica (MMS), projeto espacial composto por quatro satélites lançados pela NASA em 2015, detectou uma explosão magnética no lado noturno da Terra nunca vista antes. De acordo com o artigo publicado este mês …

Ferimentos diurnos cicatrizam mais rápido que os noturnos

Segundo uma pesquisa recente, ferimentos causados durante o dia cicatrizam mais rápido do que aqueles que foram causados durante a noite. Essa conclusão é explicada pela influência do nosso relógio biológico sobre as células humanas. Tendemos …

Promoção Black Friday Goodoffer24: Windows 10 Pro por R$ 51,20; Office 2016 Pro por R$ 115,95. Tudo com 20% de desconto!

A Black Friday está chegando e se você está à procura de novos softwares, veja algumas ótimas ofertas que a Goodoffer24.com preparou para você! A GoodOffer24.com já está vendendo com preços de Black Friday. E se …

Brasileira cria esmalte em dose única para variar cores sem desperdício

Uma empreendedora mineira de Juiz de Fora criou o esmalte em dose única, o sonho de mulheres que gostam de variar as cores, com higiene, sem desperdício e sem acumular vários vidrinhos em casa. Gláucia Mangia, …

Escritora de romance erótico gay é condenada a mais de 10 anos de prisão na China

Uma escritora chinesa foi condenada a dez anos e meio de cadeia pela publicação de um romance erótico com protagonistas homossexuais. A sentença chocou e indignou país. A escritora de apelido Liu, mas mais conhecida como …

Juiz proíbe Trump de recusar asilo a imigrantes

Um juiz federal proibiu temporariamente a Administração Trump de recusar asilo a imigrantes que cruzem ilegalmente a fronteira no sul dos Estados Unidos. Um juiz federal proibiu temporariamente a Administração norte-americana liderada por Donald Trump de …

Mudanças climáticas podem ter feito a civilização mais antiga da Terra desaparecer

Pesquisadores da Instituição Oceanográfica Woods Hole sugeriram que a antiga civilização do Vale do Indo, que se desenvolveu entre 3.300 e 1.300 anos a.C, desapareceu devido à migração causada pelas mudanças climáticas. A civilização, também conhecida …

A galáxia mais brilhante do Universo é “canibal”

A galáxia mais brilhante já descoberta no Universo, a W2246-0526, localizada na constelação Aquarius, devorou não duas, mas três das suas galáxias satélite, o que pode explicar sua forte luminosidade. De acordo com um novo artigo, …