Primeiro transplante de pênis e escroto é bem-sucedido nos EUA

Um militar norte-americano ferido no Afeganistão recebeu o primeiro transplante completo de pênis e escroto. A cirurgia demorou 14 horas.

A complexa intervenção, que reparou os danos causados na zona genital de um militar norte-americano que combateu no Afeganistão, foi realizada há cerca de um mês, tendo o anúncio sido feito apenas esta semana.

O veterano, que prefere manter o anonimato, recebeu o primeiro transplante completo de pênis e escroto alguma já realizado no mundo, no Hospital Johns Hopkins, em Baltimore, Maryland, EUA.

Perante o anúncio do primeiro transplante de pênis e escroto, há, de imediato, uma pergunta que se impõem: o novo órgão vai funcionar?

“Temos esperança de que o transplante faça esse homem recuperar a função urinária e sexual de uma forma praticamente normal“, responde Andrew Lee, diretor do serviço de Cirurgia Plástica e Reconstrutiva no hospital, em comunicado citado pelo Público.

Na cirurgia, realizada no dia 26 de março, participaram nove cirurgiões plásticos e dois cirurgiões urológicos, uma equipe liderada por Richard Redett.

“Quando acordei, me senti finalmente mais normal… confiante também. Confiança… como se sentisse que, finalmente, estou bem agora”, explica o militar, citado no comunicado do hospital, confessando que esse tipo de lesão é difícil de aceitar.

Os ferimentos foram causados por um explosivo improvisado que atingiu a zona genital, mas não afetou os órgãos internos. O militar deverá receber alta já nesta semana.

Foi graças a um doador, que morreu em circunstâncias não divulgadas, que tudo foi possível. A família do doador fez questão de fazer uma curta declaração, revelando estar bastante orgulhosa em poder ajudar o militar que serviu o país.

Por questões éticas, que poderiam surgir se o receptor viesse a ter filhos, a operação não envolveu o transplante dos testículos.

Esse não foi o primeiro transplante de pênis feito no mundo. O primeiro foi realizado em 2006, na China, mas o paciente mostrou sinais de trauma psicológico por causa do novo órgão e a cirurgia acabou revertida 15 dias depois.

Passados oito anos, na África do Sul, realizou-se então o primeiro transplante de pênis em um indivíduo que tinha sido vítima de uma circuncisão desastrosa. Apenas  três meses depois, ele tinha recuperado as funções do órgão, anunciando em 2015 que tinha concebido um filho.

Mas essa cirurgia não deixa de ser inédita, na medida em que é mais extensa e completa, envolvendo o escroto e uma parte da parede abdominal. A equipe médica do Hospital Johns Hopkins explicou, em coletiva de imprensa, que o transplante implicou a ligação de três artérias, quatro veias e dois nervos para assegurar a circulação sanguínea e sensibilidade do órgão genital.

(dr) Johns Hopkins Medicine

A equipe do Hospital Johns Hopkins

Reconstruir um pênis usando tecido de outras partes do corpo implicaria recorrer a uma prótese para conseguir uma ereção, explica Andrew Lee. “Além disso, devido a outras lesões, os militares muitas vezes não têm tecido viável de outras partes do corpo.”

Esse tipo de transplante, em que uma parte do corpo ou tecido é transferido de um indivíduo para outro, chama-se alotransplante de tecidos compostos vascularizados.

A principal preocupação da equipe médica é, como em qualquer cirurgia, a rejeição dos tecidos. Duas semanas depois da cirurgia, adianta o Público, o soldado recebeu uma infusão de medula óssea do doador, procedimento que faz parte do protocolo da equipe que tem como objetivo diminuir os riscos de rejeição.

Nas próximas semanas, o militar deverá recuperar progressivamente sua vida normal.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Holanda apresenta primeira usina de energia solar flutuante do planeta

A partir de 2022, a Holanda deverá ter a primeira usina de energia solar flutuante em funcionamento no mundo. Construída na água, a estação de energia limpa deverá se chamar Zon-op-Zee (“Sol no Mar”, em …

Novo vírus infecto-contagioso explode na China e outros países já estão em alerta

O misterioso vírus que surgiu na China nos últimos dias de 2019 acaba de chegar aos Estados Unidos. As autoridades americanas confirmaram que um homem vindo da China está infectado com o vírus, que é …

Davos assiste choque entre Greta Thunberg e Trump sobre o clima

A 50ª edição do Fórum Econômico Mundial de Davos começou nesta terça-feira (21) na Suíça dominada pelos debates sobre as mudanças climáticas. Pelo segundo ano consecutivo, a jovem ativista sueca Greta Thunberg foi convidada a …

China proibirá plástico não biodegradável

País asiático quer reduzir o uso de produtos como talheres e sacolas descartáveis em 30% até 2025. Plano prevê proibições escalonadas em hotéis, restaurantes e serviços de entrega do comércio eletrônico em áreas urbanas. As autoridades …

Inteligência artificial está sendo usada para combater extinção de pinguins

Uma tecnologia de inteligência artificial está sendo determinante no combate à extinção de pinguins no mundo. A ferramenta está sendo utilizada pela Gramener, empresa membro Intel AI Builder, que, a partir de imagens de regiões …

Criaram um escape room baseado em La Casa de Papel

As empresas Fever Originals, Atresmedia e Enigma Exprés criaram um escape room na Espanha baseado em “La Casa de Papel“. Mais de 80 mil pessoas participaram da primeira temporada do desafio. Vestidos com os uniformes e …

Guaidó desafia proibição de deixar Venezuela e inicia giro internacional em busca de apoio

O opositor venezuelano Juan Guaidó voltou a desafiar a proibição de deixar o país. O autoproclamado presidente interino viajou para a Colômbia, antes de seguir para Bélgica e Suíça. Ele pretende participar do Fórum …

FMI prevê melhora para economia brasileira, apesar da redução do crescimento mundial

O Fundo Monetário Internacional reduziu nesta segunda-feira (20) sua expectativa de crescimento global para este ano. A instituição é mais otimista sobre a situação do Brasil, que deve crescer nos próximos anos. O FMI disse …

Harry diz estar triste por deixar deveres reais

O príncipe Harry falou neste domingo (19/01) de sua tristeza por ser obrigado a desistir de seus deveres reais em um acordo com a família real britânica, dizendo não haver outra opção se ele e …

Ultrassom destrói células cancerosas

Cientistas do Instituto de Tecnologia da Califórnia e do Instituto de Pesquisa Beckman da Cidade da Esperança desenvolveram uma técnica de ultrassom direcionado de baixa intensidade que mata células cancerígenas sem afetar as células saudáveis …