Duterte pode enfrentar impeachment após confessar de ter assassinado traficantes

(dr) Rey Baniquet / PPD

O presidente das Filipinas, Rodrigo Roa Duterte

O presidente das Filipinas, Rodrigo Roa Duterte

O presidente das Filipinas está correndo o risco de impeachment devido ao seu recente depoimento sobre os assassinatos cometidos por ele próprio no âmbito do combate às drogas, comunicou a agência Reuters.

Segundo diz a agência, quando desempenhava as funções do prefeito de Davao, o presidente Duterte patrulhava as ruas em busca de “um encontro para matar”, apresentando deste modo um exemplo de atuação para as forças policiais.

Fazia isto pessoalmente. Se eu posso, por que vocês não podem?”, disse o líder filipino, citado pela Reuters. Segundo foi comunicado, após esta confissão do presidente, a senadora Leila de Lima frisou que os assassinatos cometidos por ele podem ser um motivo para iniciar o processo de impeachment contra o chefe do Estado.

“É uma traição da confiança social e isto trata de crimes graves, já que os assassinatos em massa fazem parte da categoria de crimes graves. E, segundo a Constituição, os crimes graves podem ser uma razão para começar o processo de impeachment”, frisou a senadora.

Duterte, eleito em maio deste ano, se manifesta a favor do combate de larga escala aos drogados e àqueles que traficam substâncias proibidas. De acordo com os recentes dados da polícia, nos últimos meses foram mortos no país por volta de 3 mil pessoas ligadas ao tráfico de drogas.

A comunidade internacional tem várias vezes repudiado as medidas de combate ao tráfico de drogas nas Filipinas. Anteriormente, a senadora filipina Leila de Lima havia apelado ao Tribunal Penal Internacional para conduzir uma investigação quanto a estes assassinatos “como crimes contra a humanidade”.

Segundo a Reuters, o ministro da Justiça, Vitaliano Aguirre, chamou de “exagero” os depoimentos de Duterte ao ressaltar que isto foi uma espécie de “hipérbole” para que ouvissem seu recado.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Jovem norueguesa monitora quase 500 perfis nas redes sociais para evitar suicídios

Ingebjørg Blindheim tem 22 anos e já ganhou o apelido de “salva-vidas”. A norueguesa monitora quase 500 perfis nas redes sociais buscando identificar usuários que possam estar próximo de cometer suicídio. Quando percebe uma situação de …

NASA pode ter encontrado pistas sobre Planeta X

O suposto Planeta X segue repleto de mistérios e a única coisa que se sabe é que há algum objeto grande e massivo na região do cinturão de Kuiper. O grande objeto estaria causando uma grande …

Co-fundador da Wikipedia lança rede social livre de anúncios

O co-fundador da Wikipédia, Jimmy Wales, desenvolveu uma rede social chamada WT: Social, que opera basicamente do mesmo jeito que a enciclopédia virtual, ou seja, sem publicidade, apenas com doações. Apesar disso, não há ligação …

O que é a peste pulmonar e por que sua aparição na China preocupa

A forma mais rara, porém mais letal de peste, apareceu na China. Duas pessoas foram hospitalizadas em Pequim após contrairem a peste pulmonar ou pneumônica - uma variante altamente infecciosa da doença e muitas vezes …

Mais de 200 pessoas perderam visão em protestos no Chile

A principal associação médica do Chile anunciou nesta quinta-feira (14/11) que pelo menos 230 pessoas perderam a visão, parcial ou completamente do olho afetado, devido a tiros com espingarda de pressão disparadas por agentes de …

Movimento dos "coletes amarelos" completa um ano com efeitos positivos na economia

O diário econômico francês Les Echos desta sexta-feira dedica sua capa e várias páginas ao movimento dos coletes amarelos, que completa um ano neste domingo. O jornal analisa as consequências dos protestos na economia francesa …

Preço para voar em nave da Boeing será 60% mais caro do que na da SpaceX

O inspetor-geral da NASA divulgou nesta quinta-feira (14) um relatório sobre o Programa Commercial Crew, com detalhes sobre os problemas técnicos enfrentados pelas empresas SpaceX e Boeing no desenvolvimento de suas espaçonaves - Crew Dragon …

A corrida para salvar 33 marinheiros e 1 cachorro da ilha onde missionário foi morto por nativos há 1 ano

"Homens selvagens, provavelmente mais de 50, com armas caseiras, estão fazendo dois ou três barcos. Temo que eles nos alcancem no pôr do Sol. A vida de todos os tripulantes está em risco." A corrida contra …

Gigante chinesa do comércio eletrônico vende U$ 1 bilhão em 1 minuto

Sessenta e oito segundos. Esse foi o tempo que consumidores chineses levaram para gastar seu primeiro bilhão de dólares em vendas pela internet numa tradicional liquidação do país. O resultado surpreendente de vendas foi alcançado …

“A Tumba”: depósito de lixo nuclear está começando a se romper e afundar nas Ilhas Marshall

Antes de lançar a primeira bomba atômica do mundo, os EUA fizeram vários testes de detonações em locais remotos. O problema é que toda a radiação está até hoje nesses lugares, sendo que um desses …