Governo espanhol avança com a anulação da autonomia catalã no sábado

Gobierno de Espanha / Flickr

Mariano Rajoy, primeiro-ministro e líder do Partido Popular espanhol

O presidente do Governo catalão insistiu nesta quinta-feira (19) que “a suspensão da declaração de independência continua em vigor”, mas ameaça votar formalmente essa independência no parlamento regional se Madrid avançar com a suspensão da autonomia regional.

Em carta que responde ao Governo espanhol, Carles Puigdemont assegura que, “se o Governo do Estado espanhol persiste em impedir o diálogo e continuar a repressão“, o parlamento regional “poderá proceder à votação da declaração formal de independência que não votou no dia 10” de outubro.

Madrid tinha dado, na segunda-feira (16), uma “última oportunidade“, até as 10h (7h em Brasília) desta quinta-feira, ao executivo catalão antes de ativar o artigo 155º da Constituição espanhola e “repor a legalidade” na comunidade autónoma da Catalunha.

O líder da Generalitat escreve na carta enviada ao governo que propôs a realização de uma reunião, mas não teve qualquer resposta e lembrou que “o povo da Catalunha, no dia do referendo, decidiu a independência com uma porcentagem superior à que permitiu que o Reino Unido iniciasse o processo do Brexit”, segundo o Diário de Notícias.

Na carta, Puigdemont esclarece que – e lembrando que o parlamento está pronto para fazê-lo – o governo regional da Catalunha não declarou a independência no dia 10.

“Em 10 de outubro, o Parlamento celebrou uma sessão com o objetivo de analisar o resultado do referendo e seus efeitos e onde propus deixar em suspenso os efeitos daquele mandato popular. Fiz isso para propiciar o pedido de diálogo que de maneira reiterada nos fizeram chegar, a você e a mim, instituições e dirigentes políticos e sociais de toda a Europa e do resto do mundo. Neste sentido, na minha carta de segunda-feira, propus celebrar uma reunião que ainda não se realizou“, escreveu Puigdemont.

A ameaça da Catalunha declarar independência surge após o primeiro-ministro espanhol ter mostrado intenção de retirar autonomia da região. Rajoy não demorou a responder a Puigdemont, que enviou a carta a poucos minutos do fim do prazo estabelecido pelo Executivo espanhol, e disse que o “Governo espanhol vai continuar os trâmites previstos no artigo 155º da Constituição para restaurar a legalidade“.

O presidente espanhol já convocou para sábado uma reunião extraordinária do conselho de ministros. “No próximo sábado, o conselho de ministros, reunido de forma extraordinária, aprovará as medidas que levará ao senado a fim de proteger o interesse geral dos espanhóis, entre eles os cidadãos da Catalunha, e restaurar a ordem constitucional na Comunidade Autônoma”, lê-se no comunicado do Governo espanhol.

Ainda por acontecer, a aplicação do artigo 155º, que suspende a autonomia catalã, seria uma decisão inédita em 40 anos de democracia na Espanha.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …