Governo espanhol avança com a anulação da autonomia catalã no sábado

Gobierno de Espanha / Flickr

Mariano Rajoy, primeiro-ministro e líder do Partido Popular espanhol

O presidente do Governo catalão insistiu nesta quinta-feira (19) que “a suspensão da declaração de independência continua em vigor”, mas ameaça votar formalmente essa independência no parlamento regional se Madrid avançar com a suspensão da autonomia regional.

Em carta que responde ao Governo espanhol, Carles Puigdemont assegura que, “se o Governo do Estado espanhol persiste em impedir o diálogo e continuar a repressão“, o parlamento regional “poderá proceder à votação da declaração formal de independência que não votou no dia 10” de outubro.

Madrid tinha dado, na segunda-feira (16), uma “última oportunidade“, até as 10h (7h em Brasília) desta quinta-feira, ao executivo catalão antes de ativar o artigo 155º da Constituição espanhola e “repor a legalidade” na comunidade autónoma da Catalunha.

O líder da Generalitat escreve na carta enviada ao governo que propôs a realização de uma reunião, mas não teve qualquer resposta e lembrou que “o povo da Catalunha, no dia do referendo, decidiu a independência com uma porcentagem superior à que permitiu que o Reino Unido iniciasse o processo do Brexit”, segundo o Diário de Notícias.

Na carta, Puigdemont esclarece que – e lembrando que o parlamento está pronto para fazê-lo – o governo regional da Catalunha não declarou a independência no dia 10.

“Em 10 de outubro, o Parlamento celebrou uma sessão com o objetivo de analisar o resultado do referendo e seus efeitos e onde propus deixar em suspenso os efeitos daquele mandato popular. Fiz isso para propiciar o pedido de diálogo que de maneira reiterada nos fizeram chegar, a você e a mim, instituições e dirigentes políticos e sociais de toda a Europa e do resto do mundo. Neste sentido, na minha carta de segunda-feira, propus celebrar uma reunião que ainda não se realizou“, escreveu Puigdemont.

A ameaça da Catalunha declarar independência surge após o primeiro-ministro espanhol ter mostrado intenção de retirar autonomia da região. Rajoy não demorou a responder a Puigdemont, que enviou a carta a poucos minutos do fim do prazo estabelecido pelo Executivo espanhol, e disse que o “Governo espanhol vai continuar os trâmites previstos no artigo 155º da Constituição para restaurar a legalidade“.

O presidente espanhol já convocou para sábado uma reunião extraordinária do conselho de ministros. “No próximo sábado, o conselho de ministros, reunido de forma extraordinária, aprovará as medidas que levará ao senado a fim de proteger o interesse geral dos espanhóis, entre eles os cidadãos da Catalunha, e restaurar a ordem constitucional na Comunidade Autônoma”, lê-se no comunicado do Governo espanhol.

Ainda por acontecer, a aplicação do artigo 155º, que suspende a autonomia catalã, seria uma decisão inédita em 40 anos de democracia na Espanha.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …