Greta Thunberg doa 100 mil euros a consórcio de vacinas

A ativista do clima sueca Greta Thunberg anunciou nesta segunda-feira (19/04) que a fundação que leva seu nome doará 100 mil euros ao consórcio Covax Facility, um programa apoiado pelas Nações Unidas que visa um acesso mais igualitário às vacinas contra a covid-19 no mundo.

A doação à Organização Mundial da Saúde (OMS), que gerencia o consórcio, apoiará a compra de doses de imunizantes a serem destinados a populações mais vulneráveis e profissionais de saúde em alguns dos países mais pobres do mundo.

“A comunidade internacional deve fazer mais para enfrentar a tragédia que é a desigualdade das vacinas”, disse a jovem de 18 anos, citada em um comunicado da OMS.

“Temos os meios à nossa disposição para corrigir o grande desequilíbrio que existe atualmente em todo o mundo na luta contra a covid-19. Tal como na crise climática, devemos ajudar primeiro aqueles que são os mais vulneráveis.”

Mais tarde, em coletiva de imprensa ao lado do diretor-geral da Organização Mundial da Saúde, Tedros Adhanom Ghebreyesus, Greta reforçou seu pedido de solidariedade aos países que já vacinaram seus grupos de risco, de modo que compartilhem doses com outros países antes de vacinar seus grupos menos vulneráveis.

“É o mais razoável que pode ser feito. É preciso proteger, priorizar os mais vulneráveis e os que trabalham na linha de frente, não importa o país em que estão”, disse a ativista, que mora em Estocolmo. “Claro que quero voltar a ter uma vida normal [e ser vacinada], e todo mundo que eu conheço quer o mesmo, mas precisamos agir com solidariedade.

Em média, uma em cada quatro pessoas já foi vacinada contra o coronavírus nos países desenvolvidos até o momento, enquanto nos países mais pobres apenas uma em cada 500 pessoas recebeu doses do imunizante, informou a OMS.

A atitude de Greta rendeu elogios de Tedros, que agradeceu à jovem pela iniciativa. “Greta Thunberg inspirou milhões de pessoas em todo o mundo a tomar medidas para enfrentar a crise climática, e seu forte apoio à igualdade das vacinas para combater a pandemia de covid-19 demonstra mais uma vez seu compromisso em tornar nosso mundo um lugar mais saudável, seguro e justo para todos”, disse o chefe da OMS.

“Exorto a comunidade global a seguir o exemplo de Greta e fazer o que puder, em apoio ao Covax, para proteger as pessoas mais vulneráveis ​​do mundo contra esta pandemia.”

Segundo a OMS, a doação de 100 mil euros da Fundação Greta Thunberg será possível graças a prêmios que a organização recebeu por sua luta contra as mudanças climáticas.

Crise climática e crítica a Bolsonaro

Durante a coletiva de imprensa da OMS, a ativista voltou a reforçar seu apoio à luta contra a crise climática. Segundo ela, é muito provável que a humanidade venha a enfrentar novas pandemias se não mudar sua forma de agir em relação à natureza, lembrando que 75% das novas doenças chegam aos humanos por meio dos animais. “Não podemos separar a crise sanitária da crise climática”, declarou.

Em relação à cúpula sobre mudanças climáticas que o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, realizará nesta semana, a jovem afirmou que podem se fazer conferências e belos discursos, mas o que é preciso mesmo é começar a tratar a crise do clima como uma crise.

Greta foi questionada também sobre a conduta do presidente Jair Bolsonaro em relação ao meio ambiente e à pandemia, temas sobre os quais o líder brasileiro vem sendo bastante rechaçado pela comunidade internacional.

A jovem respondeu que prefere não falar de indivíduos específicos, mas acabou afirmando que Bolsonaro “falhou em tomar responsabilidades para preservar as condições de vida atuais e futuras da humanidade”.

Covax Facility

O consórcio é uma iniciativa da OMS junto à aliança de vacinas Gavi e a Coalizão para Inovações em Preparação para Epidemias (Cepi). Ele visa garantir que as 92 economias mais pobres participantes do projeto tenham acesso a imunizantes contra a covid-19 com o custo coberto por doadores.

Desde que a primeira remessa desembarcou em Gana em 24 de fevereiro, o Covax já entregou mais de 39 milhões de doses a 114 territórios participantes.

Com a meta de vacinar 27% da população dos 92 países mais pobres até o fim do ano, o consórcio lançou um pedido por 2 bilhões de dólares extras em doações, afirmando precisar da quantia adiantada para reservar as doses de vacina necessárias para o resto do ano.

Cerca de 400 milhões de dólares foram arrecadados em uma conferência de doadores na última quinta-feira, enquanto o primeiro-ministro

japonês, Yoshihide Suga, sediará uma cúpula de financiamento do Covax focada nos 92 países em junho.

O Brasil integra o consórcio e, por meio dele, deverá receber um total de 10,5 milhões de doses. Em março, o Covax enviou ao país 1 milhão de doses do imunizante da AstraZeneca-Oxford, cujos lotes foram fabricados na Coreia do Sul pelo laboratório BK Bioscience.

Em maio, deverão chegar mais 4 milhões de doses, segundo o Ministério da Saúde brasileiro. A pasta não informou qual a previsão para o restante dos 5,5 milhões de doses que o Brasil ainda tem a receber no âmbito do Covax.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Estudo de terapia com MDMA é tão poderoso que 67% dos voluntários foram curados de trauma

Um teste clínico em humanos inovador alcançou resultados extremamente estatisticamente significativos e uma excelente taxa de segurança, demonstrando que a terapia psicodélica assistida por MDMA pode ser um tratamento eficaz para transtorno de estresse pós-traumático …

Bolsonaro diz que pessoas que cumprem isolamento são "idiotas"

Presidente critica apelos para que brasileiros restrinjam os contatos sociais em meio à pandemia, que já provocou 435 mil mortes no país. "Tem alguns idiotas que até hoje ficam em casa", diz. O Presidente Jair Bolsonaro …

EUA vão fornecer 20 milhões de vacinas contra Covid-19 para outros países

Os Estados Unidos fornecerão 20 milhões de doses adicionais de vacinas contra a Covid-19 para outros países até o final de junho, elevando o total destinado ao exterior para 80 milhões de doses. O …

Demi Lovato vai comandar programa de TV investigativo sobre OVNIs

A atriz e cantora Demi Lovato está prestes a se aventurar em um desafio de outro mundo. A artista anunciou na última semana a sua participação em uma série limitada para a plataforma de streaming …

CPI da Covid: como 'isolamento vertical' pode virar arma contra Bolsonaro

Uma das linhas de investigação da CPI da Covid apura se o governo federal adotou a estratégia da imunidade de rebanho, ou seja, a obtenção da imunidade coletiva por meio da infecção da população, no …

Astrônomos continuam encontrando inexplicáveis anéis circulares misteriosos no céu

Nos últimos anos, astrônomos avistaram vários objetos de rádio gigantescos e quase perfeitamente circulares no universo distante. Embora ninguém tenha uma explicação para essas entidades misteriosas ainda, uma equipe adicionou recentemente outra ao seu catálogo, …

Conflito tem seu dia mais sangrento em Gaza

Bombardeios israelenses deixam pelo menos 42 palestinos mortos e elevam total de vítimas a 188. Netanyahu diz que ataques continuarão. Sem um cessar-fogo à vista, o atual conflito entre Israel e Hamas teve neste domingo (16/05) …

Apple é acusada de enganar usuários através de aplicativos fraudulentos na App Store

A Apple segue batendo recordes financeiros. No entanto, escândalos um atrás do outro aumentam a preocupação em torno da App Store. Após chamar a atenção internacional com as recentes revelações sobre a existência de cassinos ocultos …

Chile escolhe representantes para elaborar nova Constituição

O domingo foi o último dia de votação no Chile para a escolha dos redatores da nova Constituição do país. Os 155 representantes eleitos terão a tarefa de mudar o texto herdado da ditadura. …

China consegue pousar veículo não tripulado em Marte

A China conseguiu neste sábado pousar um veículo autônomo não tripulado em Marte. A fase final da operação Tianwen-1 aconteceu sem falhas, informou a TV estatal chinesa, que transmitiu um programa especial chamado Alo …