Há 33 anos, a Revolução de Veludo teve início nas ruas de Praga

(dr) Filip Noubel

O dia 17 de novembro de 1989 marcou o início de um protesto pacífico nas ruas da então Tchecoslováquia que acabou por dar fim ao comunismo em toda a Europa Central e Oriental.

Trinta e três anos depois, os eventos, descritos pelos historiadores como a Revolução de Veludo, são celebrados na mesma rua em que tudo começou, em Praga.

Esta data tem sido celebrada internacionalmente desde 1941, até hoje, como o Dia Internacional dos Estudantes em memória do Novembro de 1939, quando os nazistas, que ocuparam as terras Tchecas desde 1938, reuniram estudantes em protesto, mataram vários de seus líderes, enviaram muitos outros para campos de concentração e fecharam todas as universidades em 17 de novembro. As comemorações na Tchecoslováquia socialista (1948–1989) foram monitoradas de perto pelas autoridades para garantir que não houvesse críticas ao governo.

Entretanto, foi exatamente isso que aconteceu em 1989, em Bratislava e Praga, nos dias 16 e 17 de novembro, quando estudantes eslovacos e tchecos desafiaram a censura e protestaram nas ruas. Em Praga, os estudantes se reuniram em uma das principais ruas centrais, chamada Národní třída (que significa “Grande rua nacional” e está relacionada em sua história à identidade tcheca, em oposição à identidade alemã durante o período em que as terras tchecas faziam parte da monarquia dos Habsburgos de 1526 a 1918), como pode ser visto no vídeo abaixo:

Apesar da violência policial, das prisões e dos espancamentos, nos dias seguintes muitos outros cidadãos se juntaram aos estudantes e, em 28 de novembro, o governo anunciou que o Partido Comunista, no poder desde 1948, não desempenharia mais um “papel de liderança”, um fim definitivo do monopólio político sobre a sociedade tchecoslovaca.

Desde 2018, a data que continua sendo um feriado nacional, é oficialmente chamada de “Den boje za svobodu a demokracii a Mezinárodní den studentstva” (Dia da Luta pela Liberdade e Democracia, e Dia Internacional dos Estudantes). Em Praga é comemorada no centro da cidade, na Praça Wenceslas e em Národní třída com concertos, discursos, presença de políticos, uso de velas, arquivos de imagem e som, e até mesmo reencenação histórica.

Pessoas se reuniram no meio do Národní třída para acender velas e comemorar os eventos de 17 de novembro de 1989. Esta parte da rua tem uma exposição permanente de fotos que mostram imagens daquele dia e servem assim, como um monumento em memória do fim do comunismo na então Tchecoslováquia.

Esta foto histórica de Tomki Němec, tirada em novembro de 1989, revela como o mesmo ritual de acender velas para comemorar o Dia Internacional dos Estudantes já era uma tradição naquela época. As fotos de Němec são permanentemente exibidas em Národní třída.

(dr) Filip Noubel

Foto original de 1989 por Tomki Němec exibida em Národní třída, no centro de Praga.

Muitos pais trazem seus filhos no feriado nacional para ensinar a eles sobre democracia e memória histórica.

Este ano, parte da reencenação envolveu a exibição de um caminhão da infame Czechoslovak Veřejná Bezpečnost, ou VB (Segurança Pública), que participou da detenção, inspeção e espancamento de qualquer indivíduo crítico do governo socialista e sua ideologia, entre outras tarefas.

Národní třída em 17 de novembro de 2022 pode parecer exatamente como em 17 de novembro de 1989:

(dr) Filip Noubel

Národní třída, no centro de Praga

Parte da exposição sobre Národní třída inclui fotos e citações de pessoas que participaram ativamente das manifestações e do movimento dissidente que acabou levando Václav Havel a ir da prisão para a presidência da Tchecoslováquia e posteriormente da República Tcheca. A citação diz: “A Revolução (1989) me deu liberdade”. E isso é a coisa mais preciosa que tenho na vida”.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …