Aung San Suu Kyi é condenada a 4 anos de prisão

Líder deposta por golpe militar em Mianmar enfrenta série de acusações que a Anistia Internacional chama de falsas. Novo veredicto deve sair nos próximos dias.

A líder deposta de Mianmar, Aung San Suu Kyi, foi condenada nesta segunda-feira (06/12) por um tribunal especial a quatro anos de prisão por acusações de incitação à agitação popular e violação de regras sanitárias na pandemia de covid-19, disse um porta-voz da junta militar que governa o país.

A sentença foi criticada pela organização de direitos humanos Anistia Internacional, que afirmou que as acusações são falsas. “As pesadas penas infligidas a Aung San Suu Kyi, com base em acusações falsas, são o mais recente exemplo da determinação dos militares em eliminar toda a oposição e sufocar as liberdades”, afirmou a Anistia.

“A decisão absurda e corrupta do tribunal faz parte de um padrão devastador de sanções arbitrárias”, acrescentou o diretor-adjunto regional da organização, Ming Yu Hah.

Novos julgamentos

A sentença é a primeira numa série de processos que San Suu Kyi, de 76 anos e Prêmio Nobel da Paz de 1991, enfrenta depois que os militares retomaram o poder, em 1 de fevereiro, por meio de um golpe militar.

Um novo veredicto deve sair na semana que vem. Se for considerada culpada de todas as acusações que enfrenta, ela poderá receber uma pena somada de mais de cem anos de prisão. Entre as acusações estão importação ilegal de walkie-talkies, incitamento à corrupção, sedição e fraude eleitoral.

O antigo presidente Win Myint foi condenado à mesma pena, acrescentou o porta-voz.

Ambos aguardam os novos julgamentos antes de iniciarem suas penas. O tribunal especial que a julgou não deixou claro se San Suu Kyi terá de ir para a cadeia ou se poderá ficar em prisão domiciliar. A ativista pela democracia já cumpriu penas anteriores de prisão domiciliar, somando 15 anos desde 1989.

Militares alegaram fraude na eleição

Jornalistas não podem assistir aos julgamentos do tribunal especial, e os advogados de Suu Kyi estão proibidos de falar à imprensa.

Desde o golpe de Estado que depôs San Suu Kyi, o Exército tem reprimido violentamente as manifestações contra o regime, em ações que levaram à detenção de cerca de 10 mil pessoas e à morte de pelo menos 1.300 civis, de acordo com ONGs.

Os militares justificaram o golpe com uma alegada fraude eleitoral nas eleições de novembro de 2020, vencidas por ampla maioria pelo partido liderado por Aung San Suu Kyi, a Liga Nacional para a Democracia (NLD), apesar de o escrutínio ter sido considerado legítimo por observadores internacionais.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …