Uma equipe de pesquisadores afirma ter descoberto a maior caverna subaquática do mundo. Fica na República Checa e já é conhecida como o “Abismo de Hranice”.
A caverna subaquática tem mais de 400 metros de profundidade e está localizada na cidade de Hranice, na República Checa, escreve o The Guardian.
A descoberta, relata o Phys.org, aconteceu pelas mãos de uma equipe de pesquisadores liderada pelo polaco Krzysztof Starnawski, e é agora considerada a maior do mundo.
A caverna, que também já é conhecida como o “Abismo de Hranice”, supera em 12 metros a de Pozzo del Merro, em Itália, que detinha esse título até agora.
Starnawski se aventurou e desceu até aos 200 metros de profundidade. A partir daí, enviou um robô controlado à distância que alcançou outros 204 metros (o máximo que o cabo permitiu).
O explorador polaco, que diz que se sentiu um verdadeiro “Cristóvão Colombo do século XXI”, acredita que a caverna pode ser ainda mais profunda.
Entre as maiores dificuldades estavam a pressão dentro da caverna, a temperatura da água (15ºC) e sua composição mineral, que afeta não só a pele como os equipamentos utilizados.
Numa conversa ao telefone com o Guardian, Starnawski diz que foi um processo bastante difícil, mas que “é o preço a pagar para uma descoberta deste valor”.
No ano passado, o polaco já tinha entrado na gruta, onde chegou aos 265 metros de profundidade. Para isso, teve que passar seis horas numa câmara de descompressão para evitar as consequências da pressão.
// ZAP